Porque e para quem escrever? Crenças sobre a escrita, sua função e audiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.17575/rpsicol.v11i1.595 |
Resumo: | The present study stresses the importance of beliefs as related to academic learning, particularly addressing written composition. Present research envolving 103 junior and high school students (5th, 8th, 11th grades) focused on the assessment of beliefs regarding functions and audiences belonging to three categories of writing: expressive, transactional and poetic. The author reflects on the results with the aim of suggesting some general leads regarding educational intervention. |
id |
RCAP_df63e2fb879dd7cd4105f4d630af337d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.appsicologia.org:article/595 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Porque e para quem escrever? Crenças sobre a escrita, sua função e audiência-The present study stresses the importance of beliefs as related to academic learning, particularly addressing written composition. Present research envolving 103 junior and high school students (5th, 8th, 11th grades) focused on the assessment of beliefs regarding functions and audiences belonging to three categories of writing: expressive, transactional and poetic. The author reflects on the results with the aim of suggesting some general leads regarding educational intervention.O presente artigo enfatiza a importância das crenças no contexto da aprendizagem escolar, em particular no domínio da composição escrita. A investigação realizada com uma amostra de 103 jovens dos 5º, 8º e 11º anos de escolaridade centra-se na exploração das crenças associadas às funções e audiências de três categorias da escrita: expressiva, transaccional e poética. A autora propõe uma reflexão sobre os resultados encontrados e sugere algumas pistas gerais de intervenção educacional.Associação Portuguesa de Psicologia1996-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.17575/rpsicol.v11i1.595https://doi.org/10.17575/rpsicol.v11i1.595PSICOLOGIA; Vol. 11 No. 1 (1996); 103-116PSICOLOGIA; Vol. 11 N.º 1 (1996); 103-1162183-24710874-2049reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/595https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/595/340Martins, Mariz João Alvarezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T12:50:37Zoai:oai.appsicologia.org:article/595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:22.839774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Porque e para quem escrever? Crenças sobre a escrita, sua função e audiência |
title |
Porque e para quem escrever? Crenças sobre a escrita, sua função e audiência |
spellingShingle |
Porque e para quem escrever? Crenças sobre a escrita, sua função e audiência Martins, Mariz João Alvarez - |
title_short |
Porque e para quem escrever? Crenças sobre a escrita, sua função e audiência |
title_full |
Porque e para quem escrever? Crenças sobre a escrita, sua função e audiência |
title_fullStr |
Porque e para quem escrever? Crenças sobre a escrita, sua função e audiência |
title_full_unstemmed |
Porque e para quem escrever? Crenças sobre a escrita, sua função e audiência |
title_sort |
Porque e para quem escrever? Crenças sobre a escrita, sua função e audiência |
author |
Martins, Mariz João Alvarez |
author_facet |
Martins, Mariz João Alvarez |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Mariz João Alvarez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
- |
topic |
- |
description |
The present study stresses the importance of beliefs as related to academic learning, particularly addressing written composition. Present research envolving 103 junior and high school students (5th, 8th, 11th grades) focused on the assessment of beliefs regarding functions and audiences belonging to three categories of writing: expressive, transactional and poetic. The author reflects on the results with the aim of suggesting some general leads regarding educational intervention. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.17575/rpsicol.v11i1.595 https://doi.org/10.17575/rpsicol.v11i1.595 |
url |
https://doi.org/10.17575/rpsicol.v11i1.595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/595 https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/595/340 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
PSICOLOGIA; Vol. 11 No. 1 (1996); 103-116 PSICOLOGIA; Vol. 11 N.º 1 (1996); 103-116 2183-2471 0874-2049 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134657801879552 |