Porque e para quem escrever? Crenças sobre a escrita, sua função e audiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Mariz João Alvarez
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.17575/rpsicol.v11i1.595
Resumo: The present study stresses the importance of beliefs as related to academic learning, particularly addressing written composition. Present research envolving 103 junior and high school students (5th, 8th, 11th grades) focused on the assessment of beliefs regarding functions and audiences belonging to three categories of writing: expressive, transactional and poetic. The author reflects on the results with the aim of suggesting some general leads regarding educational intervention.
id RCAP_df63e2fb879dd7cd4105f4d630af337d
oai_identifier_str oai:oai.appsicologia.org:article/595
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Porque e para quem escrever? Crenças sobre a escrita, sua função e audiência-The present study stresses the importance of beliefs as related to academic learning, particularly addressing written composition. Present research envolving 103 junior and high school students (5th, 8th, 11th grades) focused on the assessment of beliefs regarding functions and audiences belonging to three categories of writing: expressive, transactional and poetic. The author reflects on the results with the aim of suggesting some general leads regarding educational intervention.O presente artigo enfatiza a importância das crenças no contexto da aprendizagem escolar, em particular no domínio da composição escrita. A investigação realizada com uma amostra de 103 jovens dos 5º, 8º e 11º anos de escolaridade centra-se na exploração das crenças associadas às funções e audiências de três categorias da escrita: expressiva, transaccional e poética. A autora propõe uma reflexão sobre os resultados encontrados e sugere algumas pistas gerais de intervenção educacional.Associação Portuguesa de Psicologia1996-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.17575/rpsicol.v11i1.595https://doi.org/10.17575/rpsicol.v11i1.595PSICOLOGIA; Vol. 11 No. 1 (1996); 103-116PSICOLOGIA; Vol. 11 N.º 1 (1996); 103-1162183-24710874-2049reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/595https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/595/340Martins, Mariz João Alvarezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T12:50:37Zoai:oai.appsicologia.org:article/595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:22.839774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Porque e para quem escrever? Crenças sobre a escrita, sua função e audiência
title Porque e para quem escrever? Crenças sobre a escrita, sua função e audiência
spellingShingle Porque e para quem escrever? Crenças sobre a escrita, sua função e audiência
Martins, Mariz João Alvarez
-
title_short Porque e para quem escrever? Crenças sobre a escrita, sua função e audiência
title_full Porque e para quem escrever? Crenças sobre a escrita, sua função e audiência
title_fullStr Porque e para quem escrever? Crenças sobre a escrita, sua função e audiência
title_full_unstemmed Porque e para quem escrever? Crenças sobre a escrita, sua função e audiência
title_sort Porque e para quem escrever? Crenças sobre a escrita, sua função e audiência
author Martins, Mariz João Alvarez
author_facet Martins, Mariz João Alvarez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Mariz João Alvarez
dc.subject.por.fl_str_mv -
topic -
description The present study stresses the importance of beliefs as related to academic learning, particularly addressing written composition. Present research envolving 103 junior and high school students (5th, 8th, 11th grades) focused on the assessment of beliefs regarding functions and audiences belonging to three categories of writing: expressive, transactional and poetic. The author reflects on the results with the aim of suggesting some general leads regarding educational intervention.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.17575/rpsicol.v11i1.595
https://doi.org/10.17575/rpsicol.v11i1.595
url https://doi.org/10.17575/rpsicol.v11i1.595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/595
https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/595/340
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv PSICOLOGIA; Vol. 11 No. 1 (1996); 103-116
PSICOLOGIA; Vol. 11 N.º 1 (1996); 103-116
2183-2471
0874-2049
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134657801879552