«Dizer Deus» em sala de aula : exploração pedagógica da Unidade Letiva 2, do 9.º ano : Deus, o Grande Mistério
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/31519 |
Resumo: | O presente relatório é realizado no âmbito da conclusão do Mestrado em Ciências Religiosas em ordem à profissionalização de docentes dos ensinos básico e secundário na área de Educação Moral e Religiosa Católica (MCR-EMRC), da Universidade Católica Portuguesa. As experiências que as turmas da Prática de Ensino Supervisionada (PES), da EB 2/3 Pedro D’Orey da Cunha, possibilitaram delinearam os contornos deste relatório final, de forma particular do tema que optámos por abordar: como «dizer Deus?» A questão orientadora de toda esta reflexão surge no âmbito da Unidade Letiva 2, do programa de Educação Moral e Religiosa Católica, para o 9.º ano, intitulada Deus, o grande mistério. No processo de lecionar alunos numa etapa de afirmação das suas identidades, como é a adolescência, tornou-se verificável que falar acerca de Deus não é tarefa simples. No decorrer do segundo capítulo poderemos observar que, entre a adolescência e a juventude, num contexto de transições complexas, os nossos alunos estão a projetar o seu futuro dispensando, em muitos casos, Deus e a comunidade eclesial. O que nos leva a ponderar qual o lugar da EMRC na escola e qual o papel do professor. Nesse processo de compreendermos os alunos e os tempos, descobrimos que as relações, palcos fundamentais para o crescimento pleno da pessoa, bem como do encontro com o transcendente, estão cada vez mais instrumentalizadas e, portanto, fragilizadas. São tempos de grande cansaço interior e torna-se urgente regressar ao essencial do processo educativo, a promoção de relações estruturadas, de confiança e seguras. É necessário dizer aos alunos: «tu interessas-me». Só a partir daí será possível «dizer Deus». |
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«Dizer Deus» em sala de aula : exploração pedagógica da Unidade Letiva 2, do 9.º ano : Deus, o Grande MistérioEMRCDeusMistérioAdolescênciaRelaçãoVinculaçãoGodMysteryAdolescenceRelationshipBondingDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoO presente relatório é realizado no âmbito da conclusão do Mestrado em Ciências Religiosas em ordem à profissionalização de docentes dos ensinos básico e secundário na área de Educação Moral e Religiosa Católica (MCR-EMRC), da Universidade Católica Portuguesa. As experiências que as turmas da Prática de Ensino Supervisionada (PES), da EB 2/3 Pedro D’Orey da Cunha, possibilitaram delinearam os contornos deste relatório final, de forma particular do tema que optámos por abordar: como «dizer Deus?» A questão orientadora de toda esta reflexão surge no âmbito da Unidade Letiva 2, do programa de Educação Moral e Religiosa Católica, para o 9.º ano, intitulada Deus, o grande mistério. No processo de lecionar alunos numa etapa de afirmação das suas identidades, como é a adolescência, tornou-se verificável que falar acerca de Deus não é tarefa simples. No decorrer do segundo capítulo poderemos observar que, entre a adolescência e a juventude, num contexto de transições complexas, os nossos alunos estão a projetar o seu futuro dispensando, em muitos casos, Deus e a comunidade eclesial. O que nos leva a ponderar qual o lugar da EMRC na escola e qual o papel do professor. Nesse processo de compreendermos os alunos e os tempos, descobrimos que as relações, palcos fundamentais para o crescimento pleno da pessoa, bem como do encontro com o transcendente, estão cada vez mais instrumentalizadas e, portanto, fragilizadas. São tempos de grande cansaço interior e torna-se urgente regressar ao essencial do processo educativo, a promoção de relações estruturadas, de confiança e seguras. É necessário dizer aos alunos: «tu interessas-me». Só a partir daí será possível «dizer Deus».This report is carried out as part of the conclusion of the Master’s Degree in Religious Sciences in order to professionalize teachers of basic and secondary education in the area of Catholic Moral and Religious Education (MCR-EMRC), of the Portuguese Catholic University. The experiences that the classes of the Supervised Teaching Practice (PES), of EB 2/3 Pedro D’Orey da Cunha, made possible to outline the contours of this final report, particularly the theme that we chose to address: how to say God? The guiding question of all this reflection arises within the scope of the second Teaching Unit 2, of the EMRC program, for the 9th year, entitled God, the great mystery. In the process of teaching students in a stage of affirming their identities, as is adolescence, it became verifiable that talking about God is not a simple task. In the course of the second chapter, we can observe that, between adolescence and youth, in a context of complex transitions, our students are projecting their future, in many cases, dispensing God and the ecclesial community. Which leads us to consider where EMRC is in the school and what the role of the teacher is. In the process of understanding the students and the times, we discover that the relationships, fundamental stages for the full growth of the person, as well as the encounter with the transcendent, are increasingly instrumentalized and, therefore, weakened. These are times of great inner tiredness and it’s urgent to return to the essentials of the educational process, the promotion of structured, trusting and secure relationships. It is necessary to say to the students: “you interest me”. Only then will it be possible to say God.Garcia Ambrosio, Juan FranciscoTeixeira, Alfredo Manuel Matos Alves RodriguesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaNeuville, Jean Pierre Barros de Andrade2020-12-28T11:26:41Z2020-11-2520202020-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31519TID:202567141porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:03Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:25.018788Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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