Intervenção em educação de infância: olhares sobre um tempo diferente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria Teixeira Cardoso Maia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3193
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Reflete um estudo que tem como principal objetivo contribuir para a compreensão sobre as alterações e consequências que a Intervenção em Educação de Infância sofreu devido à pandemia da COVID-19. O trabalho foi desenvolvido num Jardim de Infância no concelho da Maia, no distrito do Porto. Este relatório foi elaborado com base numa metodologia qualitativa e utilizou dois instrumentos de recolha de dados que contribuíram para esclarecer o objeto de estudo. Foi utilizada a entrevista e aplicada a quatro Educadoras de Infância, responsáveis por grupos de crianças de 4 e 5 anos, com o intuito de compreender as suas perspetivas sobre um tempo diferente e ainda identificar as práticas que se devem manter num Jardim de Infância, no momento pós-pandémico. Em paralelo, foram feitos registos de observação a um grupo de crianças de 4 anos, contexto onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada espelhada neste relatório, evidenciando o comportamento das crianças com vista a uma melhor compreensão sobre alterações no seu dia a dia. Destaca-se a grande capacidade de adaptação às adversidades e mudanças que são impostas a um profissional de Educação Pré-Escolar. No entanto, é através destas capacidades de adaptação do adulto, que a criança se consegue entregar plenamente ao seu crescimento e desenvolvimento, sendo acompanhada diariamente. Palavras-chave: Educação Pré-Escolar; COVID-19; Educador de Infância e Criança; Ambiente Educativo; Rotinas.
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