Gestão do risco na cadeia logística de abastecimento de combustíveis: o caso da BP Moçambique, Lda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/11125 |
Resumo: | As cadeias de bastecimento têm vindo, desde o século passado, a sofrer mudanças profundas a nível do seu ambiente organizacional e os diferentes intervenientes têm estado a enfrentar pressões cada vez maiores, em resultado do aumento significativo da procura de seus serviços. Segundo Christopher (2011), o mercado mundial está longe de ser considerado estático, fechado, regulamentado e caracterizado por pouco desempenho logístico devido à globalização que trouxe um modelo de mercado aberto, sem restrições e padrões, ou seja, para um mercado cada vez mais competitivo e desregulamentado. Carvalho (2010) sustenta esta teoria dizendo que milhares de novos produtos e serviços foram sendo introduzidos nos vários mercados no decorrer do século passado (XX) graças à globalização. A crescente complexidade e interligação das cadeias de abastecimento modernas exige que os gestores identifiquem as vulnerabilidades ao risco de disrupção e desenvolvam planos de mitigação e contigência para as minimizar. Pretende-se, com este trabalho, dar um contributo para a percepção e gestão de riscos inerentes à cadeia de abastecimento de combustíveis, considerando a potencialidade dos riscos provocarem disrupções nos abastecimentos de combustíveis. Nesta pesquisa será usado o método de estudo de caso por ser o mais adequado ao objectivo da presente tese e, para o efeito, será adoptado o método de entrevistas a pessoas de áreas relevantes bem como a revisão de documentos ou registos importantes ligados ao tema em estudo. Com base na implementação da ferramenta de análise dos modos de falha e efeitos (FMEA) numa perpectiva integrada, e, tendo em conta o nível de criticidade das referidas falhas, foi possível concluir que, o aumento da vulnerabilidade da cadeia de abastecimento de combustíveis terra e de aviação da BP Moçambique, resulta em parte da inexistência, em Moçambique, de infra-estruturas oceânicas suficientes para a recepção e armazenamento de combustíveis, não obstante este ser o pilar mais crítico para o desempenho adequado da actividade de comercialização de combustíveis. Foi igualmente possível concluir que Moçambique enfrenta problemas à nível do tráfego urbano e interurbano, bem como a nível das condições de transitabilidade das vias de acesso aos clientes finais, potenciando o aumento de atrasos, tanto de chegada do combustível aos pontos de armazenagem secundários, como aos consumidores finais, entre outros resultados tais como a falta de colaboração e cooperação entre os membros que compõem a cadeia de abastecimento. São disponibilizadas recomendações quanto ao desenvolvimento de planos de mitigação e contingência para a cadeia de abastecimento analisada. |
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Gestão do risco na cadeia logística de abastecimento de combustíveis: o caso da BP Moçambique, LdaCadeia de abastecimentoVulnerabilidade da cadeia de abastecimento à disrupcãoMapeamento da cadeia de abastecimentoGestão integrada do risco na cadeia de abastecimentoSupply chainVulnerability of the supply chain to disruptionSupply chain mappingSupply chain risk integrated managementAs cadeias de bastecimento têm vindo, desde o século passado, a sofrer mudanças profundas a nível do seu ambiente organizacional e os diferentes intervenientes têm estado a enfrentar pressões cada vez maiores, em resultado do aumento significativo da procura de seus serviços. Segundo Christopher (2011), o mercado mundial está longe de ser considerado estático, fechado, regulamentado e caracterizado por pouco desempenho logístico devido à globalização que trouxe um modelo de mercado aberto, sem restrições e padrões, ou seja, para um mercado cada vez mais competitivo e desregulamentado. Carvalho (2010) sustenta esta teoria dizendo que milhares de novos produtos e serviços foram sendo introduzidos nos vários mercados no decorrer do século passado (XX) graças à globalização. A crescente complexidade e interligação das cadeias de abastecimento modernas exige que os gestores identifiquem as vulnerabilidades ao risco de disrupção e desenvolvam planos de mitigação e contigência para as minimizar. Pretende-se, com este trabalho, dar um contributo para a percepção e gestão de riscos inerentes à cadeia de abastecimento de combustíveis, considerando a potencialidade dos riscos provocarem disrupções nos abastecimentos de combustíveis. Nesta pesquisa será usado o método de estudo de caso por ser o mais adequado ao objectivo da presente tese e, para o efeito, será adoptado o método de entrevistas a pessoas de áreas relevantes bem como a revisão de documentos ou registos importantes ligados ao tema em estudo. Com base na implementação da ferramenta de análise dos modos de falha e efeitos (FMEA) numa perpectiva integrada, e, tendo em conta o nível de criticidade das referidas falhas, foi possível concluir que, o aumento da vulnerabilidade da cadeia de abastecimento de combustíveis terra e de aviação da BP Moçambique, resulta em parte da inexistência, em Moçambique, de infra-estruturas oceânicas suficientes para a recepção e armazenamento de combustíveis, não obstante este ser o pilar mais crítico para o desempenho adequado da actividade de comercialização de combustíveis. Foi igualmente possível concluir que Moçambique enfrenta problemas à nível do tráfego urbano e interurbano, bem como a nível das condições de transitabilidade das vias de acesso aos clientes finais, potenciando o aumento de atrasos, tanto de chegada do combustível aos pontos de armazenagem secundários, como aos consumidores finais, entre outros resultados tais como a falta de colaboração e cooperação entre os membros que compõem a cadeia de abastecimento. São disponibilizadas recomendações quanto ao desenvolvimento de planos de mitigação e contingência para a cadeia de abastecimento analisada.Since the past century the supply chains have been experiencing deep changes at their organizational environment and, the different stakeholders have been going through increasing pressures as a result of significant increment of their services demand. As per Christopher (2011), the world market is far from being considered static, closed, regulated and characterized by lower logistic performance due to the globalization that brought along an open market model without restrictions and pattern, in other words a market much more competitive and deregulated. Carvalho (2010) sustains this theory stating that thousands of new products and services have been introduced at various markets during the course of last century (XX) through globalization. The ongoing complexity and interlink of the modern supply chain requires that the managers identify the vulnerability of the risk of disruption and develop mitigation and contingency plans to minimize them. The aim of this work is to provide a relevant contribution to the understanding and management of the fuels supply chain risks considering the potential of these risks to create a total fuels supply disruption. At this research will be used the case study method as it matches with objective of this thesis and an interview with key people of the industry approach will be adopted as well as the review of important documents and or papers related to this subject. Based on the implementation of the mistake modes and effects (FMEA) tool analysis in an integrated perspective, and taken into account the criticality of such mistakes, it has been concluded that the increasing vulnerability of the ground and aviation fuels supply chain of BP Mozambique is due to from one end inexistence in Mozambique of sufficient oceanic infrastructures for reception and storage of fuels besides the fact of this be key and critical for the performance of the fuels business. It has also been concluded that Mozambique faces urban and inter-urban traffic problems as well as road accesses to the final customers’ destination which increases the risk of delays on the arrival of the fuels at secondary storage points, final consumers amongst other results extensively mentioned on chapters IV and V of the present research which also mentions lack of cooperation and collaboration amongst supply chain members.2016-03-21T17:16:09Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/11125TID:201106051porPaúa, Célia Eugénio Chaisséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:41:49Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11125Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:29.741373Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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