Criação de um kit básico sobre tecnologias de apoio à comunicação para alunos com multideficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Cláudia Marisa do Nascimento Milheiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6586
Resumo: Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Especial - Especialidade Problemas de Cognição e Multideficiência
id RCAP_192e45912884def8ff650020cc2923a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6586
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação de um kit básico sobre tecnologias de apoio à comunicação para alunos com multideficiênciaKitMultideficiênciaTecnologias de apoio à comunicaçãoToolkiProfound intellectual and multiple disabilitiesAssistive technology for communicationProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Especial - Especialidade Problemas de Cognição e MultideficiênciaEste projeto teve como objetivos a elaboração e aplicação de um Kit de tecnologias de apoio à comunicação com alunos com multideficiência e verificar o impacto que este recurso poderia ter nas práticas educativas de professores de Unidades de Apoio Especializado à Educação de Alunos com Multideficiência. A realização do presente estudo definiu-se como sendo um projeto de investigação-ação, que seguiu os seguintes passos: i) Revisão de literatura e identificação do problema; ii) Caracterização da situação educativa e confronto com a problemática identificada na literatura revisitada; iii) Elaboração e aplicação de um Kit básico de TAC para crianças com MD e iv) Avaliação da aplicação do Kit. Este projeto contou com a participação de seis Unidades de Apoio Especializado à Educação de Alunos com Multideficiência pertencentes à Direção de Serviços da Região de Lisboa e Vale do Tejo do Ministério da Educação, 14 professores e 21 alunos com idades compreendidas entre os seis e os 16 anos. O Kit elaborado foi ao encontro das necessidades de informação quer na área de multideficiência, quer na área das tecnologias de apoio à comunicação. Os resultados da avaliação da implementação do Kit sugerem que as estratégias apresentadas para os primeiros dois níveis comunicativos não foram suficientemente concretas e permanece a necessidade de informação e apoio para os docentes. Para um aluno dos 21 alunos participantes, o Kit não foi considerado adequado ao aluno e, para quatro alunos nos primeiros níveis do desenvolvimento comunicativo, os docentes consideraram que o Kit não apresentava propostas diferentes do que já era trabalhado com esses alunos. A implementação deste recurso aumentou a utilização das tecnologias de apoio à comunicação junto dos alunos com multideficiência.ABSTRACT This project intended to develop and implement an assistive technology for communication toolkit for pupils with profound, intellectual and multiple disabilities and to verify the impact that such a resource could have on the educational practice of teachers in support of these students. The completion of this intervention project was defined as a research-action project, which involved the following steps: i) Literature review and identification of the problem; ii) Characterization of the educational situation and confronting the problems identified in the literature revisited; iii) Development and implementation of an assistive technology for communication basic toolkit for children with profound, intellectual and multiple disabilities; and iv) Evaluation of the implementation of the toolkit. This project included the participation of six support units to students with profound, intellectual and multiple disabilities classes belonging to the Services Directorate of the Region of Lisbon and Vale do Tejo of the Ministry of Education, 14 teachers and 21 pupils aged between 6 and 16 years. The toolkit was designed to meet the information needs of teachers on the subject of profound, intellectual and multiple disabilities and on the subject of assistive technologies for communication. The results of the implementation of the toolkit suggest that the strategies presented for the first two communicative levels were not sufficiently concrete and the need for further support for teachers remains. The toolkit was considered inadequate for one pupil in 21 pupils and teachers considered that for four pupils in the first levels of communication the toolkit did not present strategies that were different from the ones they used. The implementation of this resource increased the use of assistive technologies for communication with pupils with profound, intellectual and multiple disabilities.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaSilva, Francisco Vaz daNunes, ClarisseRCIPLMarques, Cláudia Marisa do Nascimento Milheiro2016-11-16T12:12:54Z2016-10-182016-10-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6586TID:201349035porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:41.646755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação de um kit básico sobre tecnologias de apoio à comunicação para alunos com multideficiência
title Criação de um kit básico sobre tecnologias de apoio à comunicação para alunos com multideficiência
spellingShingle Criação de um kit básico sobre tecnologias de apoio à comunicação para alunos com multideficiência
Marques, Cláudia Marisa do Nascimento Milheiro
Kit
Multideficiência
Tecnologias de apoio à comunicação
Toolki
Profound intellectual and multiple disabilities
Assistive technology for communication
title_short Criação de um kit básico sobre tecnologias de apoio à comunicação para alunos com multideficiência
title_full Criação de um kit básico sobre tecnologias de apoio à comunicação para alunos com multideficiência
title_fullStr Criação de um kit básico sobre tecnologias de apoio à comunicação para alunos com multideficiência
title_full_unstemmed Criação de um kit básico sobre tecnologias de apoio à comunicação para alunos com multideficiência
title_sort Criação de um kit básico sobre tecnologias de apoio à comunicação para alunos com multideficiência
author Marques, Cláudia Marisa do Nascimento Milheiro
author_facet Marques, Cláudia Marisa do Nascimento Milheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Francisco Vaz da
Nunes, Clarisse
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Cláudia Marisa do Nascimento Milheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Kit
Multideficiência
Tecnologias de apoio à comunicação
Toolki
Profound intellectual and multiple disabilities
Assistive technology for communication
topic Kit
Multideficiência
Tecnologias de apoio à comunicação
Toolki
Profound intellectual and multiple disabilities
Assistive technology for communication
description Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Especial - Especialidade Problemas de Cognição e Multideficiência
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-16T12:12:54Z
2016-10-18
2016-10-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6586
TID:201349035
url http://hdl.handle.net/10400.21/6586
identifier_str_mv TID:201349035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133415925088256