Desenvolvimento e avaliação de um programa educativo inspirado na musicoterapia para alunos com multideficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Helena Correia Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1627
Resumo: O presente estudo partiu da seguinte questão orientadora: poderá a prática da musicoterapia promover o desenvolvimento da comunicação das crianças portadoras de multideficiência e produzir efeitos na sua qualidade de vida? A motivação para a realização desta investigação prende-se com o facto de a autora, na sua prática docente com alunos portadores de multideficiência, ter constatado a necessidade de explorar mais fundamentadamente as qualidades terapêuticas da música e de direcionar as experiências musicais para as necessidades específicas destes alunos, nomeadamente nas áreas da comunicação, resposta ao mundo envolvente e bem-estar. Neste sentido, foi propósito deste estudo investigar a influência do processo de intervenção musicoterapêutico na comunicação com alunos portadores de multideficiência, avaliar até que ponto a música através dos sons influencia as suas reações comportamentais e verificar se a intervenção musicoterapêutica pode ser um complemento de tratamento para crianças portadoras de multideficiência de forma a melhorar a sua qualidade de vida. O estudo decorreu numa Unidade de Apoio Especializado a Alunos com Multideficiência de uma Escola Básica com Secundário, onde a autora se encontrava colocada como professora de Educação Musical. Foi elaborado um programa educativo inspirado em modelos de musicoterapia (nomeadamente os modelos “Nordoff Robbins”, “Benenzon” e “GIM”) que foi posteriormente posto em prática, em três fases, cada uma constituída por três sessões de musicoterapia. Utilizaram-se diversos instrumentos de percussão de altura indefinida, guitarra e leitor de CDs. Simultaneamente foi desenvolvido um projeto de investigação tendo sido adotada uma metodologia assente num paradigma qualitativo, sob a forma de investigação - ação. Os dados foram recolhidos através de observação, quer observação direta, quer observação mediada por vídeo. A observação foi realizada por três observadores, usando uma lista de verificação que foi elaborada no âmbito do presente estudo, tendo sido avaliada a taxa de acordo inter-observadores. Os participantes no estudo foram cinco alunos portadores de multideficiência. Para além da professora que desempenhou simultaneamente o papel de investigadora, participaram ainda na investigação os Encarregados de Educação, uma terapeuta ocupacional, duas docentes de Educação Especial e uma assistente operacional, colaborando no desenvolvimento das sessões e/ou na sua avaliação. Apesar da curta duração do programa, os resultados deste trabalho conseguiram evidenciar impactos positivos ao nível da comunicação, da qualidade de vida, das capacidades motoras, do estímulo a reações comportamentais e despertar de afinidades com a prática instrumental. Face a estes resultados, conclui-se que a musicoterapia pode e deve ser usada como complemento terapêutico para crianças portadoras de multideficiência, justificando-se um maior aprofundamento desta área pelos professores e outros técnicos envolvidos no trabalho educativo com esta população.
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Neste sentido, foi propósito deste estudo investigar a influência do processo de intervenção musicoterapêutico na comunicação com alunos portadores de multideficiência, avaliar até que ponto a música através dos sons influencia as suas reações comportamentais e verificar se a intervenção musicoterapêutica pode ser um complemento de tratamento para crianças portadoras de multideficiência de forma a melhorar a sua qualidade de vida. O estudo decorreu numa Unidade de Apoio Especializado a Alunos com Multideficiência de uma Escola Básica com Secundário, onde a autora se encontrava colocada como professora de Educação Musical. Foi elaborado um programa educativo inspirado em modelos de musicoterapia (nomeadamente os modelos “Nordoff Robbins”, “Benenzon” e “GIM”) que foi posteriormente posto em prática, em três fases, cada uma constituída por três sessões de musicoterapia. Utilizaram-se diversos instrumentos de percussão de altura indefinida, guitarra e leitor de CDs. Simultaneamente foi desenvolvido um projeto de investigação tendo sido adotada uma metodologia assente num paradigma qualitativo, sob a forma de investigação - ação. Os dados foram recolhidos através de observação, quer observação direta, quer observação mediada por vídeo. A observação foi realizada por três observadores, usando uma lista de verificação que foi elaborada no âmbito do presente estudo, tendo sido avaliada a taxa de acordo inter-observadores. Os participantes no estudo foram cinco alunos portadores de multideficiência. Para além da professora que desempenhou simultaneamente o papel de investigadora, participaram ainda na investigação os Encarregados de Educação, uma terapeuta ocupacional, duas docentes de Educação Especial e uma assistente operacional, colaborando no desenvolvimento das sessões e/ou na sua avaliação. Apesar da curta duração do programa, os resultados deste trabalho conseguiram evidenciar impactos positivos ao nível da comunicação, da qualidade de vida, das capacidades motoras, do estímulo a reações comportamentais e despertar de afinidades com a prática instrumental. Face a estes resultados, conclui-se que a musicoterapia pode e deve ser usada como complemento terapêutico para crianças portadoras de multideficiência, justificando-se um maior aprofundamento desta área pelos professores e outros técnicos envolvidos no trabalho educativo com esta população.The present study was elaborated starting from the following guiding question: the practice of music therapy can promote the development of communication of children with multiple disabilities and have an effect on their quality of life? The motivation for conducting this research is related to the fact that the author, in her teaching practice with multiple disabilities students, has noted the need to explore more deeply the therapeutic qualities of music and direct the musical experiences to the specific needs of these students, particularly in the areas of communication, response to environment and well-being. Thus, the purpose of this study was: i) to investigate the influence of the process of music therapy intervention in communicating with people with multiple disabilities students; ii) to assess the extent to which music through sounds influence their behavioral reactions; and iii) to evidence how music therapy intervention may be an add-on treatment for children with multiple disabilities to improve their quality of life. The study took place in a Specialized Unit to Support Students with multiple disabilities in a Primary and Secondary School, where the author was placed as a teacher of music education. An educational program inspired by music therapy models (including "Nordoff Robbins", "Benenzon" and "GIM” models) was prepared and was subsequently implemented in three phases, each consisting of three sessions of music therapy. Various percussion instruments, guitar and CD player were used. At the same time a research project was developed adopting a qualitative methodology, in the form of action - research. Data were collected using observation, both direct observation and video-mediated observation. Observation was conducted by three observers, using a checklist that was elaborated within the research; inter-rater agreement was measured. Participants in the study were five students with profound multiple disabilities. Besides the teacher who played the role of researcher, also participated in the research the parents or other family members, an occupational therapist, two teachers of Special Education and an operational assistant, who collaborated in the development and / or assessment of the sessions. Despite the short duration of the program, the results of this study were able to show positive impacts in terms of communication, quality of life, motor skills improvement, stimulating the behavioral reactions and awaken affinities with the instrumental practice. Given these results, it is concluded that music therapy can and should be used as a therapeutic supplement for children with multiple disabilities, justifying further deepening of this area by teachers and other professionals involved in educational work with this population.2016-07-26T15:07:49Z2016-07-04T00:00:00Z2016-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1627TID:201666367porSilva, Maria Helena Correia Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:40:42Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1627Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:12.318947Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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