O recreio escolar e a atividade lúdico motora : um estudo de intervenção com crianças do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Joana Isabel de Moura
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1686
Resumo: o presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Durante PES II foi desenvolvido um estudo de intervenção que visou melhorar o espaço lúdico de recreio. Com intuito de avaliar a eficácia desta intervenção, um estudo de natureza quantitativa e de carácter descritivo/comparativo foi conduzido com os seguintes objetivos: i) descrever/comparar as atividades lúdico motoras mais frequentes no recreio escolar, antes e após a intervenção; ii) descrever/comparar as preferências lúdicas das crianças, antes e após a intervenção no recreio escolar; e por último iii) analisar a perceção visual que as crianças têm relativamente ao espaço de recreio antes e depois da intervenção. Participaram no estudo oitenta e seis crianças (43 meninos e 43 meninas) com idades compreendidas entre os seis e dez anos de idade, de um Centro Escolar, de Viana do Castelo. Neste estudo recorremos a um questionário antes e após a intervenção, ao registo diário das crianças sobre as atividades realizadas no recreio, e ao registo gráfico da criança sobre o espaço de recreio antes e após a intervenção. Em termos globais, o enriquecimento do espaço de recreio promoveu uma alteração no comportamento lúdico motor das crianças. Antes da intervenção, os jogos mais frequentes eram os jogos de perseguição e as atividades de faz de conta. Após a implementação, as crianças passaram a realizar com maior frequência atividades de coordenação de movimentos, jogos de perseguição e atividades lúdico desportivas. Uma diferenciação de géneros no comportamento lúdico motor foi encontrada neste estudo. O registo diário das crianças revelou que os jogos com maior taxa de ocupação foram: o jogo da macaca, o macaquinho de chinês, a bandeirinha e jogo do espelho.
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