O recreio escolar e a atividade lúdico motora : um estudo de intervenção com crianças do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1686 |
Resumo: | o presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Durante PES II foi desenvolvido um estudo de intervenção que visou melhorar o espaço lúdico de recreio. Com intuito de avaliar a eficácia desta intervenção, um estudo de natureza quantitativa e de carácter descritivo/comparativo foi conduzido com os seguintes objetivos: i) descrever/comparar as atividades lúdico motoras mais frequentes no recreio escolar, antes e após a intervenção; ii) descrever/comparar as preferências lúdicas das crianças, antes e após a intervenção no recreio escolar; e por último iii) analisar a perceção visual que as crianças têm relativamente ao espaço de recreio antes e depois da intervenção. Participaram no estudo oitenta e seis crianças (43 meninos e 43 meninas) com idades compreendidas entre os seis e dez anos de idade, de um Centro Escolar, de Viana do Castelo. Neste estudo recorremos a um questionário antes e após a intervenção, ao registo diário das crianças sobre as atividades realizadas no recreio, e ao registo gráfico da criança sobre o espaço de recreio antes e após a intervenção. Em termos globais, o enriquecimento do espaço de recreio promoveu uma alteração no comportamento lúdico motor das crianças. Antes da intervenção, os jogos mais frequentes eram os jogos de perseguição e as atividades de faz de conta. Após a implementação, as crianças passaram a realizar com maior frequência atividades de coordenação de movimentos, jogos de perseguição e atividades lúdico desportivas. Uma diferenciação de géneros no comportamento lúdico motor foi encontrada neste estudo. O registo diário das crianças revelou que os jogos com maior taxa de ocupação foram: o jogo da macaca, o macaquinho de chinês, a bandeirinha e jogo do espelho. |
id |
RCAP_1935d447b518b9754d97aeeecaa2c290 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1686 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O recreio escolar e a atividade lúdico motora : um estudo de intervenção com crianças do 1º ciclo do ensino básicoRecreio escolarPrimeiro ciclo ensino básicoComportamento lúdico motorJogosRecessPrimary schoolPlay behaviorGameso presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Durante PES II foi desenvolvido um estudo de intervenção que visou melhorar o espaço lúdico de recreio. Com intuito de avaliar a eficácia desta intervenção, um estudo de natureza quantitativa e de carácter descritivo/comparativo foi conduzido com os seguintes objetivos: i) descrever/comparar as atividades lúdico motoras mais frequentes no recreio escolar, antes e após a intervenção; ii) descrever/comparar as preferências lúdicas das crianças, antes e após a intervenção no recreio escolar; e por último iii) analisar a perceção visual que as crianças têm relativamente ao espaço de recreio antes e depois da intervenção. Participaram no estudo oitenta e seis crianças (43 meninos e 43 meninas) com idades compreendidas entre os seis e dez anos de idade, de um Centro Escolar, de Viana do Castelo. Neste estudo recorremos a um questionário antes e após a intervenção, ao registo diário das crianças sobre as atividades realizadas no recreio, e ao registo gráfico da criança sobre o espaço de recreio antes e após a intervenção. Em termos globais, o enriquecimento do espaço de recreio promoveu uma alteração no comportamento lúdico motor das crianças. Antes da intervenção, os jogos mais frequentes eram os jogos de perseguição e as atividades de faz de conta. Após a implementação, as crianças passaram a realizar com maior frequência atividades de coordenação de movimentos, jogos de perseguição e atividades lúdico desportivas. Uma diferenciação de géneros no comportamento lúdico motor foi encontrada neste estudo. O registo diário das crianças revelou que os jogos com maior taxa de ocupação foram: o jogo da macaca, o macaquinho de chinês, a bandeirinha e jogo do espelho.The present report was elaborated for the curricular unit of Supervised Teaching Practice II (STP II) of the Master’s degree in Preschool and Primary Education, at the higher School of Education of Viana do Castelo. During STP II, an intervention program was developed aiming to enrich the school recess. In order to assess this intervention’s efficiency, a quantitative and descriptive/comparative study was conducted with the following goals: i ) to describe / compare the most frequent motor activities of children in the school recess, before and after the intervention; ii) to describe / compare the preferences of children before and after the intervention, and finally iv ) to analyze and compare the children’s visual perception of their recess, before and after the intervention program. A sample of eighty-six children (43 boys and 43 girls) aged between six and ten years old participated in this study. As sources of data collection, we used a questionnaire before and after the intervention, a children’s daily record of activities performed on recess and a comparative analysis of children’s drawings “my recess space: before and after”. Overall, the enrichment of recess space promoted a change in motor play behavior of children. Before the intervention, the most frequent games were pretend games and running games. After the implementation, the children began to perform with greater frequency coordination activities, running games and sports activities. Gender differentiation in play motor behavior was found in this study. The daily record of children showed that games with higher load factor were: hopscotch, the “Chinese monkey”, the little flag and mirror game.2016-12-29T10:34:08Z2014-03-25T00:00:00Z2014-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1686TID:201509148porMachado, Joana Isabel de Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:34:21Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:12.215928Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O recreio escolar e a atividade lúdico motora : um estudo de intervenção com crianças do 1º ciclo do ensino básico |
title |
O recreio escolar e a atividade lúdico motora : um estudo de intervenção com crianças do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
O recreio escolar e a atividade lúdico motora : um estudo de intervenção com crianças do 1º ciclo do ensino básico Machado, Joana Isabel de Moura Recreio escolar Primeiro ciclo ensino básico Comportamento lúdico motor Jogos Recess Primary school Play behavior Games |
title_short |
O recreio escolar e a atividade lúdico motora : um estudo de intervenção com crianças do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
O recreio escolar e a atividade lúdico motora : um estudo de intervenção com crianças do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
O recreio escolar e a atividade lúdico motora : um estudo de intervenção com crianças do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
O recreio escolar e a atividade lúdico motora : um estudo de intervenção com crianças do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
O recreio escolar e a atividade lúdico motora : um estudo de intervenção com crianças do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Machado, Joana Isabel de Moura |
author_facet |
Machado, Joana Isabel de Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Joana Isabel de Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recreio escolar Primeiro ciclo ensino básico Comportamento lúdico motor Jogos Recess Primary school Play behavior Games |
topic |
Recreio escolar Primeiro ciclo ensino básico Comportamento lúdico motor Jogos Recess Primary school Play behavior Games |
description |
o presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Durante PES II foi desenvolvido um estudo de intervenção que visou melhorar o espaço lúdico de recreio. Com intuito de avaliar a eficácia desta intervenção, um estudo de natureza quantitativa e de carácter descritivo/comparativo foi conduzido com os seguintes objetivos: i) descrever/comparar as atividades lúdico motoras mais frequentes no recreio escolar, antes e após a intervenção; ii) descrever/comparar as preferências lúdicas das crianças, antes e após a intervenção no recreio escolar; e por último iii) analisar a perceção visual que as crianças têm relativamente ao espaço de recreio antes e depois da intervenção. Participaram no estudo oitenta e seis crianças (43 meninos e 43 meninas) com idades compreendidas entre os seis e dez anos de idade, de um Centro Escolar, de Viana do Castelo. Neste estudo recorremos a um questionário antes e após a intervenção, ao registo diário das crianças sobre as atividades realizadas no recreio, e ao registo gráfico da criança sobre o espaço de recreio antes e após a intervenção. Em termos globais, o enriquecimento do espaço de recreio promoveu uma alteração no comportamento lúdico motor das crianças. Antes da intervenção, os jogos mais frequentes eram os jogos de perseguição e as atividades de faz de conta. Após a implementação, as crianças passaram a realizar com maior frequência atividades de coordenação de movimentos, jogos de perseguição e atividades lúdico desportivas. Uma diferenciação de géneros no comportamento lúdico motor foi encontrada neste estudo. O registo diário das crianças revelou que os jogos com maior taxa de ocupação foram: o jogo da macaca, o macaquinho de chinês, a bandeirinha e jogo do espelho. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-25T00:00:00Z 2014-03-25 2016-12-29T10:34:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1686 TID:201509148 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1686 |
identifier_str_mv |
TID:201509148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131517777084416 |