Brincar no recreio colorido : um projecto de intervenção no contexto pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Sónia Daniela Gonçalves Anjo de Sousa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1364
Resumo: No âmbito da prática profissional inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar, efectuou-se um projecto de intervenção no espaço de recreio do Jardim de Infância do Agrupamento de escolas do Monte da Ola. Neste estudo procurou-se analisar a influência desta intervenção no comportamento lúdico-motor das crianças. Para o efeito, optou-se por utilizar uma metodologia de natureza mista, predominantemente quantitativa. A amostra foi constituída por 19 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. Os dados foram recolhidos através de uma observação estruturada sobre o comportamento lúdico-motor, uma entrevista sobre as suas preferências lúdicas e por último recorreu-se aos registos gráficos das crianças relativamente ao espaço de recreio, antes e depois da intervenção. Os resultados evidenciaram que a intervenção no espaço de recreio contribuiu para um comportamento motor activo e socializador das crianças. Constatou-se ainda que as crianças envolveram-se mais em actividades de locomoção do que em actividades posturais e de manipulação de objectos. As actividades lúdico-motoras mais realizadas e preferidas pela totalidade das crianças foram o jogo dos quatro-cantinhos e o jogo da macaca. No entanto, os resultados sugerem uma diferenciação de géneros quanto às actividades lúdico-motoras realizadas e preferidas. As raparigas privilegiaram o jogo da macaca seguindo-se o jogo dos quatro-cantinhos, enquanto os rapazes participaram preferencialmente em jogos de manipulação de objectos, como o jogo dos quatro-cantinhos, o jogo de futebol e o jogo da rabia. Através dos registos gráficos das crianças constatou-se uma mudança na percepção estética e funcional do recreio após a intervenção. Em suma, pode-se concluir que a intervenção tornou o espaço de recreio mais acolhedor, atractivo e promoveu o jogo social e o jogo da actividade física das crianças.
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