Os factores influenciadores do consumo de produtos nacionais em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/4442 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
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Os factores influenciadores do consumo de produtos nacionais em PortugalImagens paí-de-origemMarca-NaçãoLigação afectivaEtnocentrismo do consumidorConsumo domésticoProdutos nacionaisComportamento do consumidorIdentidade nacionalCountry-of-origin ImageNation-brandEmotional bondConsumer ethnocentrismDomestic consumptionNational productsConsumer behaviorNational identityDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.O consumo doméstico constitui uma forma de consumir produtos focada no próprio país de origem. De acordo com a literatura da especialidade, a imagem que os consumidores têm do seu próprio país, a ligação afectiva e o etnocentrismo do consumidor são em certa medida preditores do comportamento de consumo de produtos nacionais. Como tal, é intento desta investigação, contribuir para uma compreensão mais aprofundada acerca do impacto destes factores sobre a intenção de compra de produtos nacionais por parte do consumidor português. Para testar a existência de uma influência destes factores sobre a intenção de compra recorremos a um método de análise quantitativo que se traduziu na aplicação de um questionário a 163 indivíduos. Com base nos resultados obtidos confirmámos as quatro hipóteses de trabalho previamente definidas.Domestic consumption is a way of consuming products focused on the home country. According to the literature, the image that consumers have of their own country and their products, their emotional bond to the country and their ethnocentric tendencies can predict to some extent the consumption behavior of domestic consumer. As such, it is intent of this research to contribute to a deeper understanding of the impact of these factors on the portuguese consumer’s intention to purchase Portuguese products. To test the existence of an influence of these factors upon the purchase intention of national products by domestic consumers in Portugal, we used a quantitative method of research through a questionnaire to 250 individuals. Based on the results obtained we could confirm all of the previously defined working hypotheses.Escola Superior de Comunicação SocialMiranda, Sandra Marisa LopesRCIPLMatos, Elisa Nunes Correia de2015-04-17T10:42:49Z2014-112014-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4442TID:201128420porMatos, Elisa Nunes Correia de - Os factores influenciadores do consumo de produtos nacionais em Portugal. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. – Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:26Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:53.424881Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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