A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/6538 https://doi.org/10.34628/y9sw-q542 |
Resumo: | Lusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - N. 32 (2022). - p. 11-31. |
id |
RCAP_1943a4ce4870828f3a733472c24b900a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6538 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancárioFinanças - Inovações tecnológicasMedia sociaisNovas Empresas - FinançasMeios de Comunicação DigitaisBlockchains (Base de dados)Lusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - N. 32 (2022). - p. 11-31.As Initial Coin Offerings (ICOs) são uma forma alternativa de financiamento, destinada a projetos com modelo de negócio baseado na tecnologia blockchain. O presente estudo propõe-se analisar a associação entre a utilização de comunicação nos canais digitais pelos promotores do projeto e os ratings dos projetos publicados online por entidades terceiras e o sucesso das ICOs na fase de emissão. Foi efetuada a análise quantitativa de dados secundários (micro dados de 556 ICOs do setor bancário) e recorreu-se ao estudo de caso qualitativo das principais ICOs do setor bancário, com recurso à observação e análise de conteúdo. Os resultados do presente estudo revelaram que a presença nos social media está associada ao sucesso das ICOs do setor bancário, nomeadamente a utilização das plataformas Twitter, Slack, Facebook, Medium, Bitcointalk, Github, Reddit e Youtube. Adicionalmente, as classificações de ratings divulgadas nas plataformas online estão associadas ao sucesso na obtenção de financiamento das ICOs. Do ponto de vista teórico os resultados indicam que a comunicação nos canais digitais (e.g., código fonte, whitepaper) permite reduzir a assimetria de informação entre promotores e investidores numa ICO.Initial coin offerings (ICOs) are an alternative financing instrument for projects with a business model based on blockchain technology. This study analysed the association between project promoters’ use of digital communication and both their projects’ ratings published online by third parties and their ICOs’ success in the issuance phase. The research included quantitative analysis of secondary data (i.e. microdata from 556 ICOs in the banking sector) combined with qualitative case studies of the main ICOs in the dataset using observation and content analysis. The results reveal that a social media presence is linked with ICOs’ success, namely, project promoters’ use of Twitter, Slack, Facebook, Medium, Bitcoin Talk, GitHub, Reddit and YouTube platforms. Online ratings are also associated with ICOs’ ability to attract funding. From a theoretical perspective, the findings include that digital communication (e.g. source code, ratings and whitepaper) can help reduce information asymmetry between promoters of and investors in ICOs.2022-10-17T16:37:09Z2022-10-172022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/6538http://hdl.handle.net/11067/6538https://doi.org/10.34628/y9sw-q542porBrochado, Ana Oliveira, e outro (2022) - A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancário. Lusíada. Economia & Empresa. ISSN 1645-6750. 32 (2022) 11-31.A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancárioBrochado, Ana OliveiraCosta, Joana Sofia Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBrochado, Ana OliveiraCosta, Joana Sofia Silvareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:45:35Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6538Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:50.441557Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancário |
title |
A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancário |
spellingShingle |
A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancário Brochado, Ana Oliveira Finanças - Inovações tecnológicas Media sociais Novas Empresas - Finanças Meios de Comunicação Digitais Blockchains (Base de dados) |
title_short |
A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancário |
title_full |
A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancário |
title_fullStr |
A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancário |
title_full_unstemmed |
A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancário |
title_sort |
A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancário |
author |
Brochado, Ana Oliveira |
author_facet |
Brochado, Ana Oliveira Costa, Joana Sofia Silva |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Joana Sofia Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brochado, Ana Oliveira Costa, Joana Sofia Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Finanças - Inovações tecnológicas Media sociais Novas Empresas - Finanças Meios de Comunicação Digitais Blockchains (Base de dados) |
topic |
Finanças - Inovações tecnológicas Media sociais Novas Empresas - Finanças Meios de Comunicação Digitais Blockchains (Base de dados) |
description |
Lusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - N. 32 (2022). - p. 11-31. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-17T16:37:09Z 2022-10-17 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/6538 http://hdl.handle.net/11067/6538 https://doi.org/10.34628/y9sw-q542 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/6538 https://doi.org/10.34628/y9sw-q542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Brochado, Ana Oliveira, e outro (2022) - A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancário. Lusíada. Economia & Empresa. ISSN 1645-6750. 32 (2022) 11-31. A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancário Brochado, Ana Oliveira Costa, Joana Sofia Silva |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136739668787200 |