A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brochado, Ana Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Costa, Joana Sofia Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/6538
https://doi.org/10.34628/y9sw-q542
Resumo: Lusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - N. 32 (2022). - p. 11-31.
id RCAP_1943a4ce4870828f3a733472c24b900a
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6538
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancárioFinanças - Inovações tecnológicasMedia sociaisNovas Empresas - FinançasMeios de Comunicação DigitaisBlockchains (Base de dados)Lusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - N. 32 (2022). - p. 11-31.As Initial Coin Offerings (ICOs) são uma forma alternativa de financiamento, destinada a projetos com modelo de negócio baseado na tecnologia blockchain. O presente estudo propõe-se analisar a associação entre a utilização de comunicação nos canais digitais pelos promotores do projeto e os ratings dos projetos publicados online por entidades terceiras e o sucesso das ICOs na fase de emissão. Foi efetuada a análise quantitativa de dados secundários (micro dados de 556 ICOs do setor bancário) e recorreu-se ao estudo de caso qualitativo das principais ICOs do setor bancário, com recurso à observação e análise de conteúdo. Os resultados do presente estudo revelaram que a presença nos social media está associada ao sucesso das ICOs do setor bancário, nomeadamente a utilização das plataformas Twitter, Slack, Facebook, Medium, Bitcointalk, Github, Reddit e Youtube. Adicionalmente, as classificações de ratings divulgadas nas plataformas online estão associadas ao sucesso na obtenção de financiamento das ICOs. Do ponto de vista teórico os resultados indicam que a comunicação nos canais digitais (e.g., código fonte, whitepaper) permite reduzir a assimetria de informação entre promotores e investidores numa ICO.Initial coin offerings (ICOs) are an alternative financing instrument for projects with a business model based on blockchain technology. This study analysed the association between project promoters’ use of digital communication and both their projects’ ratings published online by third parties and their ICOs’ success in the issuance phase. The research included quantitative analysis of secondary data (i.e. microdata from 556 ICOs in the banking sector) combined with qualitative case studies of the main ICOs in the dataset using observation and content analysis. The results reveal that a social media presence is linked with ICOs’ success, namely, project promoters’ use of Twitter, Slack, Facebook, Medium, Bitcoin Talk, GitHub, Reddit and YouTube platforms. Online ratings are also associated with ICOs’ ability to attract funding. From a theoretical perspective, the findings include that digital communication (e.g. source code, ratings and whitepaper) can help reduce information asymmetry between promoters of and investors in ICOs.2022-10-17T16:37:09Z2022-10-172022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/6538http://hdl.handle.net/11067/6538https://doi.org/10.34628/y9sw-q542porBrochado, Ana Oliveira, e outro (2022) - A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancário. Lusíada. Economia & Empresa. ISSN 1645-6750. 32 (2022) 11-31.A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancárioBrochado, Ana OliveiraCosta, Joana Sofia Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBrochado, Ana OliveiraCosta, Joana Sofia Silvareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:45:35Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6538Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:50.441557Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancário
title A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancário
spellingShingle A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancário
Brochado, Ana Oliveira
Finanças - Inovações tecnológicas
Media sociais
Novas Empresas - Finanças
Meios de Comunicação Digitais
Blockchains (Base de dados)
title_short A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancário
title_full A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancário
title_fullStr A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancário
title_full_unstemmed A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancário
title_sort A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancário
author Brochado, Ana Oliveira
author_facet Brochado, Ana Oliveira
Costa, Joana Sofia Silva
author_role author
author2 Costa, Joana Sofia Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brochado, Ana Oliveira
Costa, Joana Sofia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Finanças - Inovações tecnológicas
Media sociais
Novas Empresas - Finanças
Meios de Comunicação Digitais
Blockchains (Base de dados)
topic Finanças - Inovações tecnológicas
Media sociais
Novas Empresas - Finanças
Meios de Comunicação Digitais
Blockchains (Base de dados)
description Lusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - N. 32 (2022). - p. 11-31.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-17T16:37:09Z
2022-10-17
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/6538
http://hdl.handle.net/11067/6538
https://doi.org/10.34628/y9sw-q542
url http://hdl.handle.net/11067/6538
https://doi.org/10.34628/y9sw-q542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Brochado, Ana Oliveira, e outro (2022) - A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancário. Lusíada. Economia & Empresa. ISSN 1645-6750. 32 (2022) 11-31.
A influência da comunicação nos "social media" no sucesso das "Initial Coin Offerings" (ICOs) do setor bancário
Brochado, Ana Oliveira
Costa, Joana Sofia Silva
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136739668787200