Estilos de vida e bem-estar de estudantes do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000300009 |
Resumo: | Contexto:O estudo dos estilos de vida no ensino superior tem especificidades decorrentes da interpenetração de múltiplos fatores, colocando-se a saúde e bem-estar dos jovens na agenda política das instituições. Objetivo(s): Avaliar estilos de vida e bem-estar psicológico dos estudantes do IPVC; Comparar os estilos de vida e o bem-estar psicológico dos estudantes do sexo feminino e masculino; Correlacionar os estilos de vida e bem-estar psicológico. MÉTODOS: Estudo quantitativo, correlacional e transversal. Recorreu-se a questionários de caraterização sociodemográfica, Bem-estar Psicológico (QGBEP-R) e Estilo de Vida FANTASTICO, a traduzidos e validados para a população portuguesa Resultados:Dos 291 respondentes, a maioria é do sexo feminino (80,8%), média de idade 22,49 ± 7,035 anos, 44,3% encontra-se deslocado da residência,11,7% considera ter vícios/dependências. A maioria considera o estilo de vida Muito Bom (52,6%). No item Família/Amigos 82,2% responde não tem/tem às vezes com quem falar coisas importantes, 76,5% não deu/às vezes deu e recebeu afetos e 61,5% não se considera membro de um grupo comunitário Da análise das dimensões do Fantástico e o sexo, verifica-se que as estudantes obtêm maior pontuação nos itens família/amigos, tabaco e no comportamento sexual e de saúde. Os estudantes pontuam melhor na atividade física/associativismo, sono e na introspeção. Relativamente ao bem-estar, o valor medio foi de 24,204+4,920, sendo superior nos rapazes. Bem-estar Psicológico e Estilos de Vida encontram-se positivamente correlacionados. Conclusões:A maioria dos estudantes perceciona o estilo de vida Muito bom.Estilos de vida e Bem-Estar Psicológico estão positivamente associados, com fortes interpenetrações de género, convocando a intervenção efetiva. |
id |
RCAP_194dcfa7fb285ef01d635f3af84b5474 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1647-21602020000300009 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estilos de vida e bem-estar de estudantes do ensino superiorEstilo de vida saudávelEducação superiorContexto:O estudo dos estilos de vida no ensino superior tem especificidades decorrentes da interpenetração de múltiplos fatores, colocando-se a saúde e bem-estar dos jovens na agenda política das instituições. Objetivo(s): Avaliar estilos de vida e bem-estar psicológico dos estudantes do IPVC; Comparar os estilos de vida e o bem-estar psicológico dos estudantes do sexo feminino e masculino; Correlacionar os estilos de vida e bem-estar psicológico. MÉTODOS: Estudo quantitativo, correlacional e transversal. Recorreu-se a questionários de caraterização sociodemográfica, Bem-estar Psicológico (QGBEP-R) e Estilo de Vida FANTASTICO, a traduzidos e validados para a população portuguesa Resultados:Dos 291 respondentes, a maioria é do sexo feminino (80,8%), média de idade 22,49 ± 7,035 anos, 44,3% encontra-se deslocado da residência,11,7% considera ter vícios/dependências. A maioria considera o estilo de vida Muito Bom (52,6%). No item Família/Amigos 82,2% responde não tem/tem às vezes com quem falar coisas importantes, 76,5% não deu/às vezes deu e recebeu afetos e 61,5% não se considera membro de um grupo comunitário Da análise das dimensões do Fantástico e o sexo, verifica-se que as estudantes obtêm maior pontuação nos itens família/amigos, tabaco e no comportamento sexual e de saúde. Os estudantes pontuam melhor na atividade física/associativismo, sono e na introspeção. Relativamente ao bem-estar, o valor medio foi de 24,204+4,920, sendo superior nos rapazes. Bem-estar Psicológico e Estilos de Vida encontram-se positivamente correlacionados. Conclusões:A maioria dos estudantes perceciona o estilo de vida Muito bom.Estilos de vida e Bem-Estar Psicológico estão positivamente associados, com fortes interpenetrações de género, convocando a intervenção efetiva.Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental2020-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000300009Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental n.spe7 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000300009Morais,CarmindaAmorim,IsabelCracel Viana,CândidaFerreira,Saloméinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:24:52Zoai:scielo:S1647-21602020000300009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:30:32.005173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estilos de vida e bem-estar de estudantes do ensino superior |
title |
Estilos de vida e bem-estar de estudantes do ensino superior |
spellingShingle |
Estilos de vida e bem-estar de estudantes do ensino superior Morais,Carminda Estilo de vida saudável Educação superior |
title_short |
Estilos de vida e bem-estar de estudantes do ensino superior |
title_full |
Estilos de vida e bem-estar de estudantes do ensino superior |
title_fullStr |
Estilos de vida e bem-estar de estudantes do ensino superior |
title_full_unstemmed |
Estilos de vida e bem-estar de estudantes do ensino superior |
title_sort |
Estilos de vida e bem-estar de estudantes do ensino superior |
author |
Morais,Carminda |
author_facet |
Morais,Carminda Amorim,Isabel Cracel Viana,Cândida Ferreira,Salomé |
author_role |
author |
author2 |
Amorim,Isabel Cracel Viana,Cândida Ferreira,Salomé |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais,Carminda Amorim,Isabel Cracel Viana,Cândida Ferreira,Salomé |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estilo de vida saudável Educação superior |
topic |
Estilo de vida saudável Educação superior |
description |
Contexto:O estudo dos estilos de vida no ensino superior tem especificidades decorrentes da interpenetração de múltiplos fatores, colocando-se a saúde e bem-estar dos jovens na agenda política das instituições. Objetivo(s): Avaliar estilos de vida e bem-estar psicológico dos estudantes do IPVC; Comparar os estilos de vida e o bem-estar psicológico dos estudantes do sexo feminino e masculino; Correlacionar os estilos de vida e bem-estar psicológico. MÉTODOS: Estudo quantitativo, correlacional e transversal. Recorreu-se a questionários de caraterização sociodemográfica, Bem-estar Psicológico (QGBEP-R) e Estilo de Vida FANTASTICO, a traduzidos e validados para a população portuguesa Resultados:Dos 291 respondentes, a maioria é do sexo feminino (80,8%), média de idade 22,49 ± 7,035 anos, 44,3% encontra-se deslocado da residência,11,7% considera ter vícios/dependências. A maioria considera o estilo de vida Muito Bom (52,6%). No item Família/Amigos 82,2% responde não tem/tem às vezes com quem falar coisas importantes, 76,5% não deu/às vezes deu e recebeu afetos e 61,5% não se considera membro de um grupo comunitário Da análise das dimensões do Fantástico e o sexo, verifica-se que as estudantes obtêm maior pontuação nos itens família/amigos, tabaco e no comportamento sexual e de saúde. Os estudantes pontuam melhor na atividade física/associativismo, sono e na introspeção. Relativamente ao bem-estar, o valor medio foi de 24,204+4,920, sendo superior nos rapazes. Bem-estar Psicológico e Estilos de Vida encontram-se positivamente correlacionados. Conclusões:A maioria dos estudantes perceciona o estilo de vida Muito bom.Estilos de vida e Bem-Estar Psicológico estão positivamente associados, com fortes interpenetrações de género, convocando a intervenção efetiva. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000300009 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000300009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000300009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental n.spe7 2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137370221576192 |