Estilos de vida e bem-estar de estudantes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais,Carminda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Amorim,Isabel, Cracel Viana,Cândida, Ferreira,Salomé
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000300009
Resumo: Contexto:O estudo dos estilos de vida no ensino superior tem especificidades decorrentes da interpenetração de múltiplos fatores, colocando-se a saúde e bem-estar dos jovens na agenda política das instituições. Objetivo(s): Avaliar estilos de vida e bem-estar psicológico dos estudantes do IPVC; Comparar os estilos de vida e o bem-estar psicológico dos estudantes do sexo feminino e masculino; Correlacionar os estilos de vida e bem-estar psicológico. MÉTODOS: Estudo quantitativo, correlacional e transversal. Recorreu-se a questionários de caraterização sociodemográfica, Bem-estar Psicológico (QGBEP-R) e Estilo de Vida FANTASTICO, a traduzidos e validados para a população portuguesa Resultados:Dos 291 respondentes, a maioria é do sexo feminino (80,8%), média de idade 22,49 ± 7,035 anos, 44,3% encontra-se deslocado da residência,11,7% considera ter vícios/dependências. A maioria considera o estilo de vida “Muito Bom” (52,6%). No item “Família/Amigos” 82,2% responde “não tem/tem às vezes” com quem falar coisas importantes”, 76,5%” não deu/às vezes deu e recebeu afetos” e 61,5% “não se considera membro de um grupo comunitário” Da análise das dimensões do “Fantástico” e o sexo, verifica-se que as estudantes obtêm maior pontuação nos itens “família/amigos”, “tabaco” e no “comportamento sexual e de saúde”. Os estudantes pontuam melhor na “atividade física/associativismo”, “sono” e na “introspeção”. Relativamente ao bem-estar, o valor medio foi de 24,204+4,920, sendo superior nos rapazes. Bem-estar Psicológico e Estilos de Vida encontram-se positivamente correlacionados. Conclusões:A maioria dos estudantes perceciona o estilo de vida “Muito bom”.Estilos de vida e Bem-Estar Psicológico estão positivamente associados, com fortes interpenetrações de género, convocando a intervenção efetiva.
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