Jogos e tecnologias educativas como forma de motivação e aprendizagem: kahoot!, pixton e prezi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cristina Moreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10823
Resumo: O presente relatório surgiu no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do curso de Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e no qual procuro documentar a experiência pedagógica vivida ao longo da mesma, no Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus. Este documento pretende também demonstrar que os jogos e as tecnologias educativas podem ser elementos pedagógicos fundamentais e de que forma podem ser aplicados como apoio à prática pedagógica no oitavo ano de escolaridade, uma vez que ajudam a aumentar a motivação, levando a que haja um maior envolvimento e autonomia dos alunos/as na aprendizagem dos conteúdos, enquanto recurso educativo, proporcionando um ambiente em sala de aula mais agradável e, consequentemente, ajudando os alunos a obter melhores resultados. Por outro lado, a utilização da Internet como meio de acesso a esses mesmos jogos e tecnologias, permite que esta interação e acesso por parte deles avance para além da sala de aula. Este tema foi submetido a uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de fundamentar a sua importância, e o relato do que aqui é descrito refere-se ao que foi vivenciado por mim durante a minha PES e referenciado por alguns autores, embora eu já o tivesse presenciado durante a minha experiência como formadora. Contudo, cabe sempre a cada docente avaliar se é vantajoso ou não o uso das mesmas nas suas aulas. Ao usar diferentes recursos foi possível concluir que quando integrados de forma planeada a partir de metodologias de ensino e aprendizagem contextualizadas, permitem que os alunos desenvolvam autonomia intelectual, criatividade, espírito crítico, colaboratividade e faz com que haja uma maior motivação, participação nas aulas e concentração nos temas abordados.
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