Jogo educativo ou jogo didático: o uso dos jogos na aprendizagem significativa da química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ruan Carlos Busquet
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4818
Resumo: Este trabalho traz a luz reflexões e orientações sobre a utilização de jogos como ferramenta na aprendizagem significativa da química. Desse modo, o trabalho analisa o uso do recurso jogo didático como facilitador da aprendizagem significativa através da análise das teorias da educação e oferece a compilação da fundamentação teórica que sustenta a aplicação do recurso jogo didático, quase inexistente, em grande parte dos trabalhos encontrados sobre o tema. O trabalho expõe informações ligadas ao recurso como definições, histórico, terminologia e orientações quanto ao uso fundamentado do recurso. O trabalho também enfoca o paralelo existente entre o jogo didático e jogo educativo, discutindo as diferenças entre essas definições, trazendo também à discussão as implicações referentes ao uso das funções, lúdica e educativa, presentes no recurso. Assim, espera-se que este material possibilite novas reflexões a cerca desse assunto que se mostra muito promissor se trabalhado adequadamente
id UFF-2_0442b6f663c0ffe9299550d3b7ad9cf4
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4818
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Jogo educativo ou jogo didático: o uso dos jogos na aprendizagem significativa da químicaEnsino de químicaJogos didáticosJogos educativosAprendizagem significativaEnsino de químicaJogo educativoJogo em educaçãoAprendizagem significativaChemistry educationDidactic gamesEducative gamesMeaningful learningEste trabalho traz a luz reflexões e orientações sobre a utilização de jogos como ferramenta na aprendizagem significativa da química. Desse modo, o trabalho analisa o uso do recurso jogo didático como facilitador da aprendizagem significativa através da análise das teorias da educação e oferece a compilação da fundamentação teórica que sustenta a aplicação do recurso jogo didático, quase inexistente, em grande parte dos trabalhos encontrados sobre o tema. O trabalho expõe informações ligadas ao recurso como definições, histórico, terminologia e orientações quanto ao uso fundamentado do recurso. O trabalho também enfoca o paralelo existente entre o jogo didático e jogo educativo, discutindo as diferenças entre essas definições, trazendo também à discussão as implicações referentes ao uso das funções, lúdica e educativa, presentes no recurso. Assim, espera-se que este material possibilite novas reflexões a cerca desse assunto que se mostra muito promissor se trabalhado adequadamenteThe purpose of the study is to introduce reflections about the use of games as a learning tool that promote meaningful learning in chemistry. The work synthesize information about theories that support the use of didactic game. This work also to provide a parallel among the didactic game and educative game and relationships between about the ludic and educative functionsMachado, Bianca da CunhaSchmitz, Luiz CarlosAraújo Neto, Waldmir NascimentoRibeiro, Ruan Carlos Busquet2017-10-09T16:01:34Z2017-10-09T16:01:34Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4818http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-28T14:58:18Zoai:app.uff.br:1/4818Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-28T14:58:18Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo educativo ou jogo didático: o uso dos jogos na aprendizagem significativa da química
title Jogo educativo ou jogo didático: o uso dos jogos na aprendizagem significativa da química
spellingShingle Jogo educativo ou jogo didático: o uso dos jogos na aprendizagem significativa da química
Ribeiro, Ruan Carlos Busquet
Ensino de química
Jogos didáticos
Jogos educativos
Aprendizagem significativa
Ensino de química
Jogo educativo
Jogo em educação
Aprendizagem significativa
Chemistry education
Didactic games
Educative games
Meaningful learning
title_short Jogo educativo ou jogo didático: o uso dos jogos na aprendizagem significativa da química
title_full Jogo educativo ou jogo didático: o uso dos jogos na aprendizagem significativa da química
title_fullStr Jogo educativo ou jogo didático: o uso dos jogos na aprendizagem significativa da química
title_full_unstemmed Jogo educativo ou jogo didático: o uso dos jogos na aprendizagem significativa da química
title_sort Jogo educativo ou jogo didático: o uso dos jogos na aprendizagem significativa da química
author Ribeiro, Ruan Carlos Busquet
author_facet Ribeiro, Ruan Carlos Busquet
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Bianca da Cunha
Schmitz, Luiz Carlos
Araújo Neto, Waldmir Nascimento
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ruan Carlos Busquet
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Jogos didáticos
Jogos educativos
Aprendizagem significativa
Ensino de química
Jogo educativo
Jogo em educação
Aprendizagem significativa
Chemistry education
Didactic games
Educative games
Meaningful learning
topic Ensino de química
Jogos didáticos
Jogos educativos
Aprendizagem significativa
Ensino de química
Jogo educativo
Jogo em educação
Aprendizagem significativa
Chemistry education
Didactic games
Educative games
Meaningful learning
description Este trabalho traz a luz reflexões e orientações sobre a utilização de jogos como ferramenta na aprendizagem significativa da química. Desse modo, o trabalho analisa o uso do recurso jogo didático como facilitador da aprendizagem significativa através da análise das teorias da educação e oferece a compilação da fundamentação teórica que sustenta a aplicação do recurso jogo didático, quase inexistente, em grande parte dos trabalhos encontrados sobre o tema. O trabalho expõe informações ligadas ao recurso como definições, histórico, terminologia e orientações quanto ao uso fundamentado do recurso. O trabalho também enfoca o paralelo existente entre o jogo didático e jogo educativo, discutindo as diferenças entre essas definições, trazendo também à discussão as implicações referentes ao uso das funções, lúdica e educativa, presentes no recurso. Assim, espera-se que este material possibilite novas reflexões a cerca desse assunto que se mostra muito promissor se trabalhado adequadamente
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-10-09T16:01:34Z
2017-10-09T16:01:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4818
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838712066736128