A educação de adultos nos espaços pedagógicos da intervenção comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Nuno
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Gorete, Gonçalves, Glória
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3479
Resumo: O presente artigo visa problematizar a educação de adultos em ambientes não formais de aprendizagem. Apresenta-se uma análise às políticas de educação e formação de adultos em Portugal, destacando-se a nível local o potencial de práticas de intervenção pessoal, social e de emancipação desenvolvidas em contextos de Intervenção Comunitária e associadas à dimensão da Aprendizagem ao Longo da Vida. Enquadra-se a metodologia de investigação-ação participativa (IAP) como roteiro de planificação e desenvolvimento das práticas de intervenção. Através da análise de conteúdo a nove projetos de Intervenção Comunitária decorridos entre os anos de 2014 e 2017, foi possível concluir que ao nível do trabalho desenvolvido em ambientes não formais de aprendizagem o foco da Aprendizagem ao Longo da Vida reconstrói-se por práticas de ação participativa, onde os objetivos da intervenção nascem das problemáticas do público-alvo, das suas características enquanto grupo social e cultural específico, com vista à aquisição de competências e habilidades essenciais à vida em sociedade.
id RCAP_1958c2f94e9ff5e3cd0f826e4042a034
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3479
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação de adultos nos espaços pedagógicos da intervenção comunitáriaEducação de adultosIntervenção comunitáriaInvestigação-ação participativaAprendizagem ao longo da vidaPesquisa qualitativaAdult educationCommunity interventionParticipatory action researchLifelong learningQualitative research.Faculdade de Ciências SociaisO presente artigo visa problematizar a educação de adultos em ambientes não formais de aprendizagem. Apresenta-se uma análise às políticas de educação e formação de adultos em Portugal, destacando-se a nível local o potencial de práticas de intervenção pessoal, social e de emancipação desenvolvidas em contextos de Intervenção Comunitária e associadas à dimensão da Aprendizagem ao Longo da Vida. Enquadra-se a metodologia de investigação-ação participativa (IAP) como roteiro de planificação e desenvolvimento das práticas de intervenção. Através da análise de conteúdo a nove projetos de Intervenção Comunitária decorridos entre os anos de 2014 e 2017, foi possível concluir que ao nível do trabalho desenvolvido em ambientes não formais de aprendizagem o foco da Aprendizagem ao Longo da Vida reconstrói-se por práticas de ação participativa, onde os objetivos da intervenção nascem das problemáticas do público-alvo, das suas características enquanto grupo social e cultural específico, com vista à aquisição de competências e habilidades essenciais à vida em sociedade.This paper aims to problematize adult education in non-formal learning environments. An analysis of the policies of adult education and training in Portugal is presented, highlighting at local level the potential for personal, social and emancipation intervention practices developed in Community Intervention contexts and associated to the dimension of Lifelong Learning. The participatory action research methodology (IAP) is framed as a route of planning and development of intervention practices. Through the analysis of content to nine projects of Community Intervention between 2014 and 2017, it was possible to conclude that at the level of work developed in non-formal learning environments the focus of Lifelong Learning is reconstructed by practices of participatory action, where the objectives of the intervention arise from the problems of the target audience, their characteristics as a specific social and cultural group, with a view to acquiring the skills and abilities essential to life in society.Mary Lou Fulton Teachers CollegeDigitUMaFraga, NunoPereira, GoreteGonçalves, Glória2021-06-21T14:42:45Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3479porFraga, N. S., Pereira, G., & Gonçalves, G. (2019). A educação de adultos nos espaços pedagógicos da intervenção comunitária. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas= Education Policy Analysis Archives, 27(50), 35. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.27.433510.14507/epaa.27.4335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:27Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:40.192260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação de adultos nos espaços pedagógicos da intervenção comunitária
title A educação de adultos nos espaços pedagógicos da intervenção comunitária
spellingShingle A educação de adultos nos espaços pedagógicos da intervenção comunitária
Fraga, Nuno
Educação de adultos
Intervenção comunitária
Investigação-ação participativa
Aprendizagem ao longo da vida
Pesquisa qualitativa
Adult education
Community intervention
Participatory action research
Lifelong learning
Qualitative research
.
Faculdade de Ciências Sociais
title_short A educação de adultos nos espaços pedagógicos da intervenção comunitária
title_full A educação de adultos nos espaços pedagógicos da intervenção comunitária
title_fullStr A educação de adultos nos espaços pedagógicos da intervenção comunitária
title_full_unstemmed A educação de adultos nos espaços pedagógicos da intervenção comunitária
title_sort A educação de adultos nos espaços pedagógicos da intervenção comunitária
author Fraga, Nuno
author_facet Fraga, Nuno
Pereira, Gorete
Gonçalves, Glória
author_role author
author2 Pereira, Gorete
Gonçalves, Glória
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, Nuno
Pereira, Gorete
Gonçalves, Glória
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de adultos
Intervenção comunitária
Investigação-ação participativa
Aprendizagem ao longo da vida
Pesquisa qualitativa
Adult education
Community intervention
Participatory action research
Lifelong learning
Qualitative research
.
Faculdade de Ciências Sociais
topic Educação de adultos
Intervenção comunitária
Investigação-ação participativa
Aprendizagem ao longo da vida
Pesquisa qualitativa
Adult education
Community intervention
Participatory action research
Lifelong learning
Qualitative research
.
Faculdade de Ciências Sociais
description O presente artigo visa problematizar a educação de adultos em ambientes não formais de aprendizagem. Apresenta-se uma análise às políticas de educação e formação de adultos em Portugal, destacando-se a nível local o potencial de práticas de intervenção pessoal, social e de emancipação desenvolvidas em contextos de Intervenção Comunitária e associadas à dimensão da Aprendizagem ao Longo da Vida. Enquadra-se a metodologia de investigação-ação participativa (IAP) como roteiro de planificação e desenvolvimento das práticas de intervenção. Através da análise de conteúdo a nove projetos de Intervenção Comunitária decorridos entre os anos de 2014 e 2017, foi possível concluir que ao nível do trabalho desenvolvido em ambientes não formais de aprendizagem o foco da Aprendizagem ao Longo da Vida reconstrói-se por práticas de ação participativa, onde os objetivos da intervenção nascem das problemáticas do público-alvo, das suas características enquanto grupo social e cultural específico, com vista à aquisição de competências e habilidades essenciais à vida em sociedade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019-01-01T00:00:00Z
2021-06-21T14:42:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3479
url http://hdl.handle.net/10400.13/3479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fraga, N. S., Pereira, G., & Gonçalves, G. (2019). A educação de adultos nos espaços pedagógicos da intervenção comunitária. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas= Education Policy Analysis Archives, 27(50), 35. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.27.4335
10.14507/epaa.27.4335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Mary Lou Fulton Teachers College
publisher.none.fl_str_mv Mary Lou Fulton Teachers College
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129937385357312