Proposta de plataforma para o ensino de técnicas de hacking em ambiente de laboratório virtualizado, baseada em tecnologias abertas e de baixo custo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4719 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta, de uma forma enquadrada, a implementação de uma solução prática para o ensino de técnicas de hacking. Esta consiste no desenvolvimento de uma plataforma, de baixo custo, para o ensino dessas técnicas de ataque a sistemas informáticos, estruturada do ponto de vista pedagógico e capaz de suportar cenários com topologias variadas. Os ambientes e cenários permitem aos alunos e professores explorar os sistemas, ferramentas, vulnerabilidades e exploits, orientados para o ensino e aprendizagem. Esta orientação é sustentada com um conjunto de arquiteturas de sistemas que permitem, de forma faseada, a integração, implementação e crescimento da solução desde a sala de aula até ao ensino à distância. |
id |
RCAP_1964d024de923d0a8a8ffbc3c8ef325a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4719 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Proposta de plataforma para o ensino de técnicas de hacking em ambiente de laboratório virtualizado, baseada em tecnologias abertas e de baixo custoEnsinoHackingCibersegurançaTécnicas de hackingPlataforma de ensinoEnsino à distânciaEsta dissertação apresenta, de uma forma enquadrada, a implementação de uma solução prática para o ensino de técnicas de hacking. Esta consiste no desenvolvimento de uma plataforma, de baixo custo, para o ensino dessas técnicas de ataque a sistemas informáticos, estruturada do ponto de vista pedagógico e capaz de suportar cenários com topologias variadas. Os ambientes e cenários permitem aos alunos e professores explorar os sistemas, ferramentas, vulnerabilidades e exploits, orientados para o ensino e aprendizagem. Esta orientação é sustentada com um conjunto de arquiteturas de sistemas que permitem, de forma faseada, a integração, implementação e crescimento da solução desde a sala de aula até ao ensino à distância.2018-09-27T13:52:50Z2015-10-20T00:00:00Z2015-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4719TID:201019434porFarropas, Vitor Manuel Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:15:39Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:56.291Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de plataforma para o ensino de técnicas de hacking em ambiente de laboratório virtualizado, baseada em tecnologias abertas e de baixo custo |
title |
Proposta de plataforma para o ensino de técnicas de hacking em ambiente de laboratório virtualizado, baseada em tecnologias abertas e de baixo custo |
spellingShingle |
Proposta de plataforma para o ensino de técnicas de hacking em ambiente de laboratório virtualizado, baseada em tecnologias abertas e de baixo custo Farropas, Vitor Manuel Sousa Ensino Hacking Cibersegurança Técnicas de hacking Plataforma de ensino Ensino à distância |
title_short |
Proposta de plataforma para o ensino de técnicas de hacking em ambiente de laboratório virtualizado, baseada em tecnologias abertas e de baixo custo |
title_full |
Proposta de plataforma para o ensino de técnicas de hacking em ambiente de laboratório virtualizado, baseada em tecnologias abertas e de baixo custo |
title_fullStr |
Proposta de plataforma para o ensino de técnicas de hacking em ambiente de laboratório virtualizado, baseada em tecnologias abertas e de baixo custo |
title_full_unstemmed |
Proposta de plataforma para o ensino de técnicas de hacking em ambiente de laboratório virtualizado, baseada em tecnologias abertas e de baixo custo |
title_sort |
Proposta de plataforma para o ensino de técnicas de hacking em ambiente de laboratório virtualizado, baseada em tecnologias abertas e de baixo custo |
author |
Farropas, Vitor Manuel Sousa |
author_facet |
Farropas, Vitor Manuel Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farropas, Vitor Manuel Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Hacking Cibersegurança Técnicas de hacking Plataforma de ensino Ensino à distância |
topic |
Ensino Hacking Cibersegurança Técnicas de hacking Plataforma de ensino Ensino à distância |
description |
Esta dissertação apresenta, de uma forma enquadrada, a implementação de uma solução prática para o ensino de técnicas de hacking. Esta consiste no desenvolvimento de uma plataforma, de baixo custo, para o ensino dessas técnicas de ataque a sistemas informáticos, estruturada do ponto de vista pedagógico e capaz de suportar cenários com topologias variadas. Os ambientes e cenários permitem aos alunos e professores explorar os sistemas, ferramentas, vulnerabilidades e exploits, orientados para o ensino e aprendizagem. Esta orientação é sustentada com um conjunto de arquiteturas de sistemas que permitem, de forma faseada, a integração, implementação e crescimento da solução desde a sala de aula até ao ensino à distância. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-20T00:00:00Z 2015-10-20 2018-09-27T13:52:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4719 TID:201019434 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4719 |
identifier_str_mv |
TID:201019434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129862152126464 |