Relatório de Estágio no Município de Tábua na USIP unidade dos serviços integrados da presidência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/21176 |
Resumo: | O presente relatório de estágio tem como objetivo apresentar todas as atividades realizadas ao longo de sete meses no Município de Tábua, após um breve enquadramento teórico. O objetivo principal do estágio foi a análise à Norma de Controlo Interno (recentemente aprovada) com recurso à concretização de auditorias, e a revisão do Plano de gestão de riscos de corrupção e infrações conexas da Câmara Municipal, uma vez que se encontrava claramente desatualizado (elaborado em 2009). A revisão do Plano fruto de reuniões realizadas com os colaboradores de praticamente de todos os serviços permitiu ter um conhecimento geral de quase totalidade dos processos do Município, e proceder à identificação de aproximadamente 500 riscos, tendo sido realizado inclusivamente um mapeamento para as atividades do Executivo, em alinhamento com a mais recente doutrina nesta área. Além do Plano, elaboraram-se 23 fluxogramas para algumas áreas, destacando-se a Contabilidade de Custos e as Candidaturas a fundos comunitários, uma vez que o conhecimento destas áreas em particular era vital para a realização das auditorias. Por último, foram realizadas duas auditorias internas de conformidade nas áreas em que houve mais contacto direto durante o estágio, uma à Contabilidade de Custos e outra às Candidaturas a fundos comunitários, com apoio da Norma de Controlo Interno do Município e de toda a documentação especifica disponibilizada pelos serviços. Por se tratar de um período fortemente marcado pelas férias laborais (agosto) e a limitação do tempo de estágio não foi possível proceder à realização de auditorias noutras valências. Para terminar, ressalvo a reflexão crítica sobre a importância da existência da auditoria interna no Município, uma vez que será fundamental para potenciar as boas práticas de gestão municipal e uma atuação mais eficiente e transparente da governação. Para além de outras atividades, é de extrema importância que seja realizada uma correta monitorização à Norma de Controlo Interno e ao atualizado Plano de prevenção de riscos de gestão, incluindo os de corrupção e infrações conexas do Município de Tábua, e dar cumprimento às recomendações dos Revisores Oficiais de Contas e das auditorias externas. |
id |
RCAP_196757f31447038c2ead6272439ca005 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/21176 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio no Município de Tábua na USIP unidade dos serviços integrados da presidênciaAuditoria InternaControlo InternoNorma de Controlo InternoPlano de Prevenção de Riscos de GestãoCorrupçãoInfrações ConexasO presente relatório de estágio tem como objetivo apresentar todas as atividades realizadas ao longo de sete meses no Município de Tábua, após um breve enquadramento teórico. O objetivo principal do estágio foi a análise à Norma de Controlo Interno (recentemente aprovada) com recurso à concretização de auditorias, e a revisão do Plano de gestão de riscos de corrupção e infrações conexas da Câmara Municipal, uma vez que se encontrava claramente desatualizado (elaborado em 2009). A revisão do Plano fruto de reuniões realizadas com os colaboradores de praticamente de todos os serviços permitiu ter um conhecimento geral de quase totalidade dos processos do Município, e proceder à identificação de aproximadamente 500 riscos, tendo sido realizado inclusivamente um mapeamento para as atividades do Executivo, em alinhamento com a mais recente doutrina nesta área. Além do Plano, elaboraram-se 23 fluxogramas para algumas áreas, destacando-se a Contabilidade de Custos e as Candidaturas a fundos comunitários, uma vez que o conhecimento destas áreas em particular era vital para a realização das auditorias. Por último, foram realizadas duas auditorias internas de conformidade nas áreas em que houve mais contacto direto durante o estágio, uma à Contabilidade de Custos e outra às Candidaturas a fundos comunitários, com apoio da Norma de Controlo Interno do Município e de toda a documentação especifica disponibilizada pelos serviços. Por se tratar de um período fortemente marcado pelas férias laborais (agosto) e a limitação do tempo de estágio não foi possível proceder à realização de auditorias noutras valências. Para terminar, ressalvo a reflexão crítica sobre a importância da existência da auditoria interna no Município, uma vez que será fundamental para potenciar as boas práticas de gestão municipal e uma atuação mais eficiente e transparente da governação. Para além de outras atividades, é de extrema importância que seja realizada uma correta monitorização à Norma de Controlo Interno e ao atualizado Plano de prevenção de riscos de gestão, incluindo os de corrupção e infrações conexas do Município de Tábua, e dar cumprimento às recomendações dos Revisores Oficiais de Contas e das auditorias externas.Morais, Maria Georgina da Costa TamborinoRepositório ComumFonseca, Joana Patrícia Borges2018-02-09T18:08:25Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/21176201850710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:13Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/21176Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:01.568282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio no Município de Tábua na USIP unidade dos serviços integrados da presidência |
title |
Relatório de Estágio no Município de Tábua na USIP unidade dos serviços integrados da presidência |
spellingShingle |
Relatório de Estágio no Município de Tábua na USIP unidade dos serviços integrados da presidência Fonseca, Joana Patrícia Borges Auditoria Interna Controlo Interno Norma de Controlo Interno Plano de Prevenção de Riscos de Gestão Corrupção Infrações Conexas |
title_short |
Relatório de Estágio no Município de Tábua na USIP unidade dos serviços integrados da presidência |
title_full |
Relatório de Estágio no Município de Tábua na USIP unidade dos serviços integrados da presidência |
title_fullStr |
Relatório de Estágio no Município de Tábua na USIP unidade dos serviços integrados da presidência |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio no Município de Tábua na USIP unidade dos serviços integrados da presidência |
title_sort |
Relatório de Estágio no Município de Tábua na USIP unidade dos serviços integrados da presidência |
author |
Fonseca, Joana Patrícia Borges |
author_facet |
Fonseca, Joana Patrícia Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morais, Maria Georgina da Costa Tamborino Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Joana Patrícia Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Auditoria Interna Controlo Interno Norma de Controlo Interno Plano de Prevenção de Riscos de Gestão Corrupção Infrações Conexas |
topic |
Auditoria Interna Controlo Interno Norma de Controlo Interno Plano de Prevenção de Riscos de Gestão Corrupção Infrações Conexas |
description |
O presente relatório de estágio tem como objetivo apresentar todas as atividades realizadas ao longo de sete meses no Município de Tábua, após um breve enquadramento teórico. O objetivo principal do estágio foi a análise à Norma de Controlo Interno (recentemente aprovada) com recurso à concretização de auditorias, e a revisão do Plano de gestão de riscos de corrupção e infrações conexas da Câmara Municipal, uma vez que se encontrava claramente desatualizado (elaborado em 2009). A revisão do Plano fruto de reuniões realizadas com os colaboradores de praticamente de todos os serviços permitiu ter um conhecimento geral de quase totalidade dos processos do Município, e proceder à identificação de aproximadamente 500 riscos, tendo sido realizado inclusivamente um mapeamento para as atividades do Executivo, em alinhamento com a mais recente doutrina nesta área. Além do Plano, elaboraram-se 23 fluxogramas para algumas áreas, destacando-se a Contabilidade de Custos e as Candidaturas a fundos comunitários, uma vez que o conhecimento destas áreas em particular era vital para a realização das auditorias. Por último, foram realizadas duas auditorias internas de conformidade nas áreas em que houve mais contacto direto durante o estágio, uma à Contabilidade de Custos e outra às Candidaturas a fundos comunitários, com apoio da Norma de Controlo Interno do Município e de toda a documentação especifica disponibilizada pelos serviços. Por se tratar de um período fortemente marcado pelas férias laborais (agosto) e a limitação do tempo de estágio não foi possível proceder à realização de auditorias noutras valências. Para terminar, ressalvo a reflexão crítica sobre a importância da existência da auditoria interna no Município, uma vez que será fundamental para potenciar as boas práticas de gestão municipal e uma atuação mais eficiente e transparente da governação. Para além de outras atividades, é de extrema importância que seja realizada uma correta monitorização à Norma de Controlo Interno e ao atualizado Plano de prevenção de riscos de gestão, incluindo os de corrupção e infrações conexas do Município de Tábua, e dar cumprimento às recomendações dos Revisores Oficiais de Contas e das auditorias externas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017-01-01T00:00:00Z 2018-02-09T18:08:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/21176 201850710 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/21176 |
identifier_str_mv |
201850710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130024394096640 |