Tornar-se Psicólogo para além das aulas: Grupo de desenvolvimento com estudantes de Psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ana Cristina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Graça, Barbosa, Raquel, Duarte, Cidália
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.660
Resumo: O Desenvolvimento Profissional (DP) tem vindo a ser revelado como um elemento crítico na formação e desempenho profissional do Psicólogo. Tendo por base os fundamentos teóricos acerca do DP e da construção da identidade profissional, e com carácter exploratório, construiu-se, implementou-se e avaliou-se a eficácia de um programa de intervenção. O principal objectivo desta é, num contexto seguro à exploração, promover o DP de estudantes de Psicologia, em duas componentes (intrapessoal e interpessoal/social). Constituíram-se dois grupos (um de 10 e outro de cinco participantes), avaliados formalmente no início e no fim do programa, através de uma medida construída para o efeito – Questionário de Desenvolvimento de Estudantes de Psicologia. Os resultados apoiam a eficácia da intervenção e indicam mudanças ao nível do autoconhecimento, da representação de DP, do conhecimento do papel de Psicólogo, dos recursos para a transição entre papéis e contextos, da coerência e riqueza narrativa e das competências relacionais básicas. Não obstante as reformulações necessárias identificadas na avaliação informal, o programa promove o DP e a construção da identidade profissional dos estudantes de Psicologia, tendo os participantes demonstrado a sua satisfação com a mesma.
id RCAP_1968161ce1f95244fdef18f936c2fa0b
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/660
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tornar-se Psicólogo para além das aulas: Grupo de desenvolvimento com estudantes de PsicologiaO Desenvolvimento Profissional (DP) tem vindo a ser revelado como um elemento crítico na formação e desempenho profissional do Psicólogo. Tendo por base os fundamentos teóricos acerca do DP e da construção da identidade profissional, e com carácter exploratório, construiu-se, implementou-se e avaliou-se a eficácia de um programa de intervenção. O principal objectivo desta é, num contexto seguro à exploração, promover o DP de estudantes de Psicologia, em duas componentes (intrapessoal e interpessoal/social). Constituíram-se dois grupos (um de 10 e outro de cinco participantes), avaliados formalmente no início e no fim do programa, através de uma medida construída para o efeito – Questionário de Desenvolvimento de Estudantes de Psicologia. Os resultados apoiam a eficácia da intervenção e indicam mudanças ao nível do autoconhecimento, da representação de DP, do conhecimento do papel de Psicólogo, dos recursos para a transição entre papéis e contextos, da coerência e riqueza narrativa e das competências relacionais básicas. Não obstante as reformulações necessárias identificadas na avaliação informal, o programa promove o DP e a construção da identidade profissional dos estudantes de Psicologia, tendo os participantes demonstrado a sua satisfação com a mesma.ISPA - Instituto Universitário2013-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.660https://doi.org/10.14417/ap.660Análise Psicológica; Vol 31, No 1 (2013); 87-102Análise Psicológica; Vol 31, No 1 (2013); 87-1021646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/660http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/660/644Rocha, Ana CristinaSilva, GraçaBarbosa, RaquelDuarte, Cidáliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:29Zoai:ojs.localhost:article/660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:23.500012Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tornar-se Psicólogo para além das aulas: Grupo de desenvolvimento com estudantes de Psicologia
title Tornar-se Psicólogo para além das aulas: Grupo de desenvolvimento com estudantes de Psicologia
spellingShingle Tornar-se Psicólogo para além das aulas: Grupo de desenvolvimento com estudantes de Psicologia
Rocha, Ana Cristina
title_short Tornar-se Psicólogo para além das aulas: Grupo de desenvolvimento com estudantes de Psicologia
title_full Tornar-se Psicólogo para além das aulas: Grupo de desenvolvimento com estudantes de Psicologia
title_fullStr Tornar-se Psicólogo para além das aulas: Grupo de desenvolvimento com estudantes de Psicologia
title_full_unstemmed Tornar-se Psicólogo para além das aulas: Grupo de desenvolvimento com estudantes de Psicologia
title_sort Tornar-se Psicólogo para além das aulas: Grupo de desenvolvimento com estudantes de Psicologia
author Rocha, Ana Cristina
author_facet Rocha, Ana Cristina
Silva, Graça
Barbosa, Raquel
Duarte, Cidália
author_role author
author2 Silva, Graça
Barbosa, Raquel
Duarte, Cidália
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Ana Cristina
Silva, Graça
Barbosa, Raquel
Duarte, Cidália
description O Desenvolvimento Profissional (DP) tem vindo a ser revelado como um elemento crítico na formação e desempenho profissional do Psicólogo. Tendo por base os fundamentos teóricos acerca do DP e da construção da identidade profissional, e com carácter exploratório, construiu-se, implementou-se e avaliou-se a eficácia de um programa de intervenção. O principal objectivo desta é, num contexto seguro à exploração, promover o DP de estudantes de Psicologia, em duas componentes (intrapessoal e interpessoal/social). Constituíram-se dois grupos (um de 10 e outro de cinco participantes), avaliados formalmente no início e no fim do programa, através de uma medida construída para o efeito – Questionário de Desenvolvimento de Estudantes de Psicologia. Os resultados apoiam a eficácia da intervenção e indicam mudanças ao nível do autoconhecimento, da representação de DP, do conhecimento do papel de Psicólogo, dos recursos para a transição entre papéis e contextos, da coerência e riqueza narrativa e das competências relacionais básicas. Não obstante as reformulações necessárias identificadas na avaliação informal, o programa promove o DP e a construção da identidade profissional dos estudantes de Psicologia, tendo os participantes demonstrado a sua satisfação com a mesma.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.660
https://doi.org/10.14417/ap.660
url https://doi.org/10.14417/ap.660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/660
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/660/644
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 31, No 1 (2013); 87-102
Análise Psicológica; Vol 31, No 1 (2013); 87-102
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131591838007296