Avaliação e comunicação na aula de matemática: conceções e práticas de professores do 2.º ciclo do ensino básico
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22570 |
Resumo: | Este artigo apresenta como principal propósito a análise e a sistematização das conceções e das práticas de professores do 2.º ciclo do ensino básico sobre avaliação e comunicação na aula de matemática. Seguimos um design de investigação interpretativo, com uma componente de colaboração entre investigadores e professores, sustentado por questionamento e observação da prática profissional. Os resultados relativos às conceções e das práticas dos quatro professores participantes no estudo realçam que a avaliação e a comunicação se relacionam na natureza dos diferentes tipos de questões orais e na relevância dos registos escritos, na discussão em sala de aula e na interação e partilha de ideias entre os alunos e o professor. O discurso do professor restringe-se ou enfatiza-se nas principais ideias matemáticas e nos conteúdos matemáticos que pretende avaliar. As interações entre os alunos nos momentos coletivos de discussão são diminutas prevalecendo as relações bidirecionais entre os alunos e o professor. Os dados apontam para uma predominância da avaliação das aprendizagens associada à comunicação das aprendizagens, numa perspetiva de transmissão e testagem do conhecimento matemático, em prejuízo da avaliação para as aprendizagens associada à comunicação para as aprendizagens, entendidos como processos reguladores de novas aprendizagens. |
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Avaliação e comunicação na aula de matemática: conceções e práticas de professores do 2.º ciclo do ensino básicoAvaliação e comunicação na aula de matemática: conceções e práticas de professores do 2.º ciclo do ensino básicoArtigosEste artigo apresenta como principal propósito a análise e a sistematização das conceções e das práticas de professores do 2.º ciclo do ensino básico sobre avaliação e comunicação na aula de matemática. Seguimos um design de investigação interpretativo, com uma componente de colaboração entre investigadores e professores, sustentado por questionamento e observação da prática profissional. Os resultados relativos às conceções e das práticas dos quatro professores participantes no estudo realçam que a avaliação e a comunicação se relacionam na natureza dos diferentes tipos de questões orais e na relevância dos registos escritos, na discussão em sala de aula e na interação e partilha de ideias entre os alunos e o professor. O discurso do professor restringe-se ou enfatiza-se nas principais ideias matemáticas e nos conteúdos matemáticos que pretende avaliar. As interações entre os alunos nos momentos coletivos de discussão são diminutas prevalecendo as relações bidirecionais entre os alunos e o professor. Os dados apontam para uma predominância da avaliação das aprendizagens associada à comunicação das aprendizagens, numa perspetiva de transmissão e testagem do conhecimento matemático, em prejuízo da avaliação para as aprendizagens associada à comunicação para as aprendizagens, entendidos como processos reguladores de novas aprendizagens.This paper presents as its main goal the analysis and systematization of conceptions and practices concerning evaluation and communication in mathematics classroom of 2nd cycle of basic education teachers. We have followed an interpretative research design, with a collaboration component among researchers and teachers, supported on questioning and observation of professional practice. The results regarding the conceptions and the practices of the four participating teachers highlight the fact that assessment and communication are connected in the nature of the different sorts of oral questions and the relevance of written records, the classroom discussion and in the interaction and sharing of ideas between students and teacher. The teacher’s discourse is emphasized by or constrained to the main mathematical ideas and mathematical content that are the object of assessment. The interactions among students in the collective discussion moments are scarce, bidirectional relationships between students and teacher prevailing. The data point to a predominance of assessment of learning associated with the communication of learning, in a perspective of transmission and testing of mathematical knowledge, detrimental to assessment towards learning associated with communication for learning, understood as regulatory procedures of new learning.APM - Associação de Professores de Matemática2020-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22570por2183-28380872-3915Guerreiro, AntónioMartins, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-09T20:46:21Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-09T20:46:21Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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