A voz como vetor de comunicação na educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6795 |
Resumo: | A Voz como Vetor de Comunicação na Educação Ao professor, indivíduo apto para promover alterações na vida da sociedade, é atribuído um papel preponderante na construção e no desenvolvimento do conhecimento. É um agente detentor da capacidade de impulsionar a autonomia de pensamento e de estimular os atos críticos e reflexivos dos alunos. No sistema comunicacional que se estabelece entre estes dois sujeitos, e privilegiando o processo de ensino-aprendizagem, a voz assume um papel relevante, sabendo que é o instrumento primordial de comunicação. Porém, problemas de ordem educacional, ambiental e organizacional erguem uma série de barreiras que são nocivas para a saúde física e vocal dos docentes, interferindo fortemente no seu desempenho profissional e nas aprendizagens dos estudantes. Um aparelho vocal com perturbações pode interferir e dificultar a explanação e interpretação da “mensagem”. Com o desenvolvimento do tema central deste relatório com feição dissertativa, “A Voz como Vetor de Comunicação na Educação”, pretendemos refletir, através da análise de bibliografia, sobre os princípios que estão na base dos problemas vocais dos professores; quais as suas repercussões e que medidas adotar. Assim, numa primeira fase deste relatório abordaremos os elementos que estão na ordem da comunicação, expressão, linguagem e voz. Seguidamente, debruçar-nos-emos sobre a voz e o professor: riscos vocais e formas de prevenção. No segundo capítulo, dedicamos especial atenção aos documentos legislativos que discorrem sobre o tema em estudo, criando deste modo uma ponte de ligação entre o enquadramento teórico e a prática de ensino supervisionada. No terceiro e último capítulo, apresentamos uma série de documentos inerentes à caracterização e contextualização do Estágio I e II, desenvolvido na instituição Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, assim como as planificações e reflexões das aulas ministradas, que focam o tema da voz. Finalmente, surgirá as reflexões finais sobre o tema em estudo. |
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