A voz como vetor de comunicação na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Filipe Manuel Reis da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6795
Resumo: A Voz como Vetor de Comunicação na Educação Ao professor, indivíduo apto para promover alterações na vida da sociedade, é atribuído um papel preponderante na construção e no desenvolvimento do conhecimento. É um agente detentor da capacidade de impulsionar a autonomia de pensamento e de estimular os atos críticos e reflexivos dos alunos. No sistema comunicacional que se estabelece entre estes dois sujeitos, e privilegiando o processo de ensino-aprendizagem, a voz assume um papel relevante, sabendo que é o instrumento primordial de comunicação. Porém, problemas de ordem educacional, ambiental e organizacional erguem uma série de barreiras que são nocivas para a saúde física e vocal dos docentes, interferindo fortemente no seu desempenho profissional e nas aprendizagens dos estudantes. Um aparelho vocal com perturbações pode interferir e dificultar a explanação e interpretação da “mensagem”. Com o desenvolvimento do tema central deste relatório com feição dissertativa, “A Voz como Vetor de Comunicação na Educação”, pretendemos refletir, através da análise de bibliografia, sobre os princípios que estão na base dos problemas vocais dos professores; quais as suas repercussões e que medidas adotar. Assim, numa primeira fase deste relatório abordaremos os elementos que estão na ordem da comunicação, expressão, linguagem e voz. Seguidamente, debruçar-nos-emos sobre a voz e o professor: riscos vocais e formas de prevenção. No segundo capítulo, dedicamos especial atenção aos documentos legislativos que discorrem sobre o tema em estudo, criando deste modo uma ponte de ligação entre o enquadramento teórico e a prática de ensino supervisionada. No terceiro e último capítulo, apresentamos uma série de documentos inerentes à caracterização e contextualização do Estágio I e II, desenvolvido na instituição Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, assim como as planificações e reflexões das aulas ministradas, que focam o tema da voz. Finalmente, surgirá as reflexões finais sobre o tema em estudo.
id RCAP_19752e5263399e8d891738df83b6773e
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6795
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A voz como vetor de comunicação na educaçãoEducaçãoProfessoresComunicaçãoLinguagemVozTeatroAtoresA Voz como Vetor de Comunicação na Educação Ao professor, indivíduo apto para promover alterações na vida da sociedade, é atribuído um papel preponderante na construção e no desenvolvimento do conhecimento. É um agente detentor da capacidade de impulsionar a autonomia de pensamento e de estimular os atos críticos e reflexivos dos alunos. No sistema comunicacional que se estabelece entre estes dois sujeitos, e privilegiando o processo de ensino-aprendizagem, a voz assume um papel relevante, sabendo que é o instrumento primordial de comunicação. Porém, problemas de ordem educacional, ambiental e organizacional erguem uma série de barreiras que são nocivas para a saúde física e vocal dos docentes, interferindo fortemente no seu desempenho profissional e nas aprendizagens dos estudantes. Um aparelho vocal com perturbações pode interferir e dificultar a explanação e interpretação da “mensagem”. Com o desenvolvimento do tema central deste relatório com feição dissertativa, “A Voz como Vetor de Comunicação na Educação”, pretendemos refletir, através da análise de bibliografia, sobre os princípios que estão na base dos problemas vocais dos professores; quais as suas repercussões e que medidas adotar. Assim, numa primeira fase deste relatório abordaremos os elementos que estão na ordem da comunicação, expressão, linguagem e voz. Seguidamente, debruçar-nos-emos sobre a voz e o professor: riscos vocais e formas de prevenção. No segundo capítulo, dedicamos especial atenção aos documentos legislativos que discorrem sobre o tema em estudo, criando deste modo uma ponte de ligação entre o enquadramento teórico e a prática de ensino supervisionada. No terceiro e último capítulo, apresentamos uma série de documentos inerentes à caracterização e contextualização do Estágio I e II, desenvolvido na instituição Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, assim como as planificações e reflexões das aulas ministradas, que focam o tema da voz. Finalmente, surgirá as reflexões finais sobre o tema em estudo.Voice as a Communication Vector in Education A leading role in the construction and development of knowledge is assigned to the teacher as an individual able to make changes in society as well as an agent with the ability to boost students' autonomy of thought and to stimulate their critical and reflective actions. In the communication system established between these two identities, and favouring the teaching and learning process, voice takes an important role as it is the primary means of communication. However, educational, environmental and organisational problems raise a number of impending barriers to teachers’ physical and vocal health, interfering extensively in their professional performance and in the students’ learning process. A vocal apparatus with handicaps can interfere and hinder the explanation and interpretation of the "message". With the writing of this dissertational report entitled "Voice as a Communication Vector in Education", and after going through the literature analysis on the topic, we intend to reflect upon the principles that underlie teachers’ vocal problems, their repercussions and what steps to take to soften/prevent them. Therefore, in a first phase of this report we address the items which are part of communication, speech, language and voice. Then, we focus on voice and the teacher: vocal risks and preventive action. In the second chapter, we pay special attention to governmental documents that consider the topic under study, thus creating a bridge between the theoretical framework and supervised teaching practice. In the third and final chapter of this report, we present a series of documents related to the characterisation and contextualisation of Students’ Practice I and II, experienced at Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng. º Luiz Peter Clode, as well as lesson plans and reflections upon the lessons with a focus on voice. Ultimately, we state our final reflections upon the subject under study.2016-11-10T13:46:56Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6795pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuz, Filipe Manuel Reis dareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:41:36Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6795Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:56.125474Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A voz como vetor de comunicação na educação
title A voz como vetor de comunicação na educação
spellingShingle A voz como vetor de comunicação na educação
Luz, Filipe Manuel Reis da
Educação
Professores
Comunicação
Linguagem
Voz
Teatro
Atores
title_short A voz como vetor de comunicação na educação
title_full A voz como vetor de comunicação na educação
title_fullStr A voz como vetor de comunicação na educação
title_full_unstemmed A voz como vetor de comunicação na educação
title_sort A voz como vetor de comunicação na educação
author Luz, Filipe Manuel Reis da
author_facet Luz, Filipe Manuel Reis da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Filipe Manuel Reis da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores
Comunicação
Linguagem
Voz
Teatro
Atores
topic Educação
Professores
Comunicação
Linguagem
Voz
Teatro
Atores
description A Voz como Vetor de Comunicação na Educação Ao professor, indivíduo apto para promover alterações na vida da sociedade, é atribuído um papel preponderante na construção e no desenvolvimento do conhecimento. É um agente detentor da capacidade de impulsionar a autonomia de pensamento e de estimular os atos críticos e reflexivos dos alunos. No sistema comunicacional que se estabelece entre estes dois sujeitos, e privilegiando o processo de ensino-aprendizagem, a voz assume um papel relevante, sabendo que é o instrumento primordial de comunicação. Porém, problemas de ordem educacional, ambiental e organizacional erguem uma série de barreiras que são nocivas para a saúde física e vocal dos docentes, interferindo fortemente no seu desempenho profissional e nas aprendizagens dos estudantes. Um aparelho vocal com perturbações pode interferir e dificultar a explanação e interpretação da “mensagem”. Com o desenvolvimento do tema central deste relatório com feição dissertativa, “A Voz como Vetor de Comunicação na Educação”, pretendemos refletir, através da análise de bibliografia, sobre os princípios que estão na base dos problemas vocais dos professores; quais as suas repercussões e que medidas adotar. Assim, numa primeira fase deste relatório abordaremos os elementos que estão na ordem da comunicação, expressão, linguagem e voz. Seguidamente, debruçar-nos-emos sobre a voz e o professor: riscos vocais e formas de prevenção. No segundo capítulo, dedicamos especial atenção aos documentos legislativos que discorrem sobre o tema em estudo, criando deste modo uma ponte de ligação entre o enquadramento teórico e a prática de ensino supervisionada. No terceiro e último capítulo, apresentamos uma série de documentos inerentes à caracterização e contextualização do Estágio I e II, desenvolvido na instituição Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, assim como as planificações e reflexões das aulas ministradas, que focam o tema da voz. Finalmente, surgirá as reflexões finais sobre o tema em estudo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-11-10T13:46:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6795
url http://hdl.handle.net/10348/6795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137114483326976