Os livros de divulgação científica : Contributos para a melhoria da literacia científica em crianças - um estudo no 1.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/45291 |
Resumo: | A investigação emerge do reconhecimento de que o processo de construção da ciência é uma dimensão essencial ao desenvolvimento da literacia científica e que os livros de divulgação científica podem contribuir para a sua promoção. A investigação centrou-se na análise da construção da ciência presente em livros de divulgação científica para crianças e na sua relevância para a promoção da sua literacia científica, em particular em contextos educativos formais. O principal objetivo foi, assim, estudar em que medida livros de divulgação científica enfatizam conhecimentos metacientíficos e de que forma a sua utilização pode ser importante para o desenvolvimento profissional dos futuros professores e, consequentemente, para a promoção da literacia científica dos alunos do primeiro ciclo do ensino básico. Do ponto de vista metodológico, optou-se por uma abordagem interpretativa de estudo de caso, de cariz predominantemente qualitativo. Na recolha dos dados recorreu-se, principalmente, à análise documental da mensagem dos livros, à observação das sessões de um programa de formação e à aplicação de inquéritos por entrevista e por questionário aos participantes na investigação - futura professora, professora formadora, professora orientadora cooperante, par pedagógico da futura professora e alunos do primeiro ciclo. A investigação envolveu dois estudos. O primeiro centrou-se na caracterização de o que da mensagem de livros para o público infantil nas dimensões da construção da ciência, tendo por base a teorização de Ziman. A seleção dos livros foi intencional e o corpus foi constituído por sete livros, sobre a vida de três cientistas, da autoria de quatro autores com distinta formação académica de base. O segundo estudo centrou-se na avaliação de um programa de formação sobre a utilização desses livros para crianças. O programa de formação contemplou, de entre outras atividades, a planificação de uma proposta didática que foi implementada com alunos do primeiro ciclo, com vista à inclusão de conhecimentos metacientíficos. A seleção dos participantes foi não aleatória de conveniência. A análise dos dados permitiu identificar o impacte do programa de formação a dois níveis: (a) de forma direta, nas aprendizagens desenvolvidas por uma futura professora no âmbito da importância desses livros no ensino da natureza da ciência e no desenvolvimento da sua prática profissional; (b) de forma indireta, nas aprendizagens desenvolvidas pelos alunos do primeiro ciclo, no âmbito da natureza da ciência. Os resultados sugerem que os livros de divulgação científica: (1) apresentam potencialidades didáticas no que respeita à natureza da ciência; (2) apresentam especificidades em relação a alguns aspetos/dimensões da construção da ciência importantes na promoção da literacia científica que parecem estar relacionadas com o cientista sobre o qual versam e com a formação académica dos autores; (3) podem fornecer contextos que ajudam (futuros) professores do primeiro ciclo na abordagem da natureza da ciência em contextos educativos formais; (4) para poderem ser aproveitados para uma melhor e mais ampla compreensão da natureza da ciência por parte dos alunos necessitam que os (futuros) professores os valorizem, estejam motivados para os utilizar e tenham formação adequada, quer a nível da sua compreensão da metaciência, quer do conhecimento de conteúdo pedagógico para o seu ensino. Os resultados da investigação permitiram ainda levantar questões relacionadas com: a importância de uma análise prévia da qualidade dos livros tendo em vista o conhecimento metacientífico veiculado e os objetivos que se pretendem atingir; a qualidade da formação dos (futuros) professores do primeiro ciclo, bem como dos professores cooperantes se se pretende maximizar as potencialidades dos livros de forma a promover a literacia científica das crianças; a necessidade de a escola explorar os livros de forma continuada e progressiva, para que as visões informadas sobre a natureza da ciência sedimentem e perdurem nos alunos. |
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Os livros de divulgação científica : Contributos para a melhoria da literacia científica em crianças - um estudo no 1.º ciclo do ensino básicodivulgação científicaeducação formalnão formalinformalliteracia científicalivros de divulgação científicanatureza da ciênciascientific disseminationformalnon-formal and informal educationscientific literacybooks of scientific disseminationnature of scienceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA investigação emerge do reconhecimento de que o processo de construção da ciência é uma dimensão essencial ao desenvolvimento da literacia científica e que os livros de divulgação científica podem contribuir para a sua promoção. A investigação centrou-se na análise da construção da ciência presente em livros de divulgação científica para crianças e na sua relevância para a promoção da sua literacia científica, em particular em contextos educativos formais. O principal objetivo foi, assim, estudar em que medida livros de divulgação científica enfatizam conhecimentos metacientíficos e de que forma a sua utilização pode ser importante para o desenvolvimento profissional dos futuros professores e, consequentemente, para a promoção da literacia científica dos alunos do primeiro ciclo do ensino básico. Do ponto de vista metodológico, optou-se por uma abordagem interpretativa de estudo de caso, de cariz predominantemente qualitativo. Na recolha dos dados recorreu-se, principalmente, à análise documental da mensagem dos livros, à observação das sessões de um programa de formação e à aplicação de inquéritos por entrevista e por questionário aos participantes na investigação - futura professora, professora formadora, professora orientadora cooperante, par pedagógico da futura professora e alunos do primeiro ciclo. A investigação envolveu dois estudos. O primeiro centrou-se na caracterização de o que da mensagem de livros para o público infantil nas dimensões da construção da ciência, tendo por base a teorização de Ziman. A seleção dos livros foi intencional e o corpus foi constituído por sete livros, sobre a vida de três cientistas, da autoria de quatro autores com distinta formação académica de base. O segundo estudo centrou-se na avaliação de um programa de formação sobre a utilização desses livros para crianças. O programa de formação contemplou, de entre outras atividades, a planificação de uma proposta didática que foi implementada com alunos do primeiro ciclo, com vista à inclusão de conhecimentos metacientíficos. A seleção dos participantes foi não aleatória de conveniência. A análise dos dados permitiu identificar o impacte do programa de formação a dois níveis: (a) de forma direta, nas aprendizagens desenvolvidas por uma futura professora no âmbito da importância desses livros no ensino da natureza da ciência e no desenvolvimento da sua prática profissional; (b) de forma indireta, nas aprendizagens desenvolvidas pelos alunos do primeiro ciclo, no âmbito da natureza da ciência. Os resultados sugerem que os livros de divulgação científica: (1) apresentam potencialidades didáticas no que respeita à natureza da ciência; (2) apresentam especificidades em relação a alguns aspetos/dimensões da construção da ciência importantes na promoção da literacia científica que parecem estar relacionadas com o cientista sobre o qual versam e com a formação académica dos autores; (3) podem fornecer contextos que ajudam (futuros) professores do primeiro ciclo na abordagem da natureza da ciência em contextos educativos formais; (4) para poderem ser aproveitados para uma melhor e mais ampla compreensão da natureza da ciência por parte dos alunos necessitam que os (futuros) professores os valorizem, estejam motivados para os utilizar e tenham formação adequada, quer a nível da sua compreensão da metaciência, quer do conhecimento de conteúdo pedagógico para o seu ensino. Os resultados da investigação permitiram ainda levantar questões relacionadas com: a importância de uma análise prévia da qualidade dos livros tendo em vista o conhecimento metacientífico veiculado e os objetivos que se pretendem atingir; a qualidade da formação dos (futuros) professores do primeiro ciclo, bem como dos professores cooperantes se se pretende maximizar as potencialidades dos livros de forma a promover a literacia científica das crianças; a necessidade de a escola explorar os livros de forma continuada e progressiva, para que as visões informadas sobre a natureza da ciência sedimentem e perdurem nos alunos.Research presented in this thesis emerges from the recognition that the process of science construction is an essential dimension to the development of scientific literacy and that books of scientific dissemination can contribute to its promotion. The research performed focused on the analysis of science construction present in books of scientific dissemination for children, and their relevance to the promotion of scientific literacy, particularly in formal educational contexts. Its main purpose was to study the extent to which books of scientific dissemination emphasized metascientific knowledge and how their use may impact on the professional development of future teachers and, subsequently, on the promotion of scientific literacy in primary school students. Methodologically, the research followed a predominantly qualitative interpretive approach of case study. Data collection used mainly documentary analysis of the message of books, observation of a training program sessions, and surveys conducted, by interview and questionnaire, to the participants in the research (pre-service elementary teacher and her pedagogic pair, in-school supervisor, academic supervisor, primary school students). The research involved two studies. The first was focused on the characterization of the what of the books message for children in the different dimensions, based on Ziman’s theorisation of science construction. The selection of the books was intentional, and the corpus consisted of seven books on the life of three scientists, written by four authors with different academic background. The second study was focused on the evaluation of a training program about the use of these books for children. The training program contemplated, among different activities, the planning of a didactic proposal that was implemented with primary school students, in order to include metascientific knowledge. The participants were selected through a non-random convenience selection. The analysis of the data allowed the identification the impact of the training program at two levels: (a) directly, in the understanding by a future teacher on the importance of books in teaching the nature of science and in the development of their professional practice; (b) indirectly, in the learning developed by the primary school students, within the scope of the nature of science. The results of the research showed that the books of scientific dissemination: (1) have didactic potential regarding the nature of science; (2) present specificities regarding some aspects / dimensions of science construction important in the promotion of scientific literacy, which seem to be related to the scientist itself approached in the book, and to the academic background of the authors; (3) can provide contexts that help (future) primary teachers in addressing the nature of science in formal educational contexts; Furthermore, the results suggest that, for a better and broader understanding of the nature of science by the pupils, books need to be valued by (future) teachers and (future) teachers should be motivated and have adequate training, both in their understanding of metascience and knowledge of pedagogical content for their teaching. The results of the study raised questions regarding: the importance of a prior analysis of the quality of the books in view of the conveyed metascientific knowledge, and the objectives to be attained; the need of improving the quality of future teachers’ academic education, as well as promoting a better education for in-school supervisor in order to promote children's scientific literacy; the necessity for the school to explore the books in a continuous and progressive way, so that informed views about the nature of science endure in students.Afonso, Maria Margarida de Carvalho e SilvaChagas, Isabel, 1952-Repositório da Universidade de LisboaTomás, Helena2020-12-14T14:03:54Z2020-062019-072020-06-01T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/45291TID:101383916porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:00:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/45291Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:00:59Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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