Comércio eletrónico em Angola: impacto e desafio face à internacionalização de uma empresa de transporte aéreo - caso TAAG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bobo, Kikufi Matondo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/4401
Resumo: Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do Grau de Mestre em Empreendedorismo e Internacionalização Orientação pela Professora Doutora: Ana Azevedo Manuela Patrício
id RCAP_1984b1dbceba3605a052a8b54c35cb33
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/4401
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comércio eletrónico em Angola: impacto e desafio face à internacionalização de uma empresa de transporte aéreo - caso TAAGComércio eletrónicoTransporte aéreoAngolaInternacionalizaçãoInternationalizationElectronic commerceAir transportDissertação apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do Grau de Mestre em Empreendedorismo e Internacionalização Orientação pela Professora Doutora: Ana Azevedo Manuela PatrícioEm Angola as grandes empresas não perderam a oportunidade de estar presentes no mercado digital, acompanhando as tendências económicas e tecnológicas da globalização das economias que fazem com que haja cada vez mais competitividade seja no mercado interno ou externo, mais segmentos do mercado e maiores consumidores online. O Comércio Eletrónico atua em vários segmentos em todo o mundo, entre eles o setor de turismo e o seu subsetor de transportes aéreos, causando mudanças no setor e atuando como um novo canal de valor para as empresas aéreas. Face a esta realidade, o presente trabalho pretende analisar os principais impactos causados pela adoção do Comércio Eletrónico (CE) na empresa TAAG (Transportes Aéreos de Angola), bem como perceber se esta adoção levará a uma maior e melhor internacionalização para o mercado global do que o conseguido pelos tradicionais canais de distribuição. O intuito é analisar como a TAAG utiliza o seu website em termos de aspetos relacionados com a divulgação, transação e relacionamento com seus parceiros e clientes e no que toca a desafios referentes à adoção deste novo canal. Obviamente, a maior ameaça para uma empresa pode radicar tanto no facto de falhar na implementação da internet como de não conseguir implementá-la estrategicamente. Adaptando-se um modelo de estudos de website será analisado como a TAAG, transportadora de passageiros, atua no mercado online e como utiliza o seu website a partir dos pontos de vista de um utilizador (B2C) e de um intermediário de negócios (B2B). e Posteriormente, através da entrevista com os responsáveis pretende-se verificar, a partir da visão da empresa aérea, de que maneira esta analisa os serviços disponibilizados no seu site através de uma análise SWOT e quais os impactos e desafios à implementação deste ambiente virtual.In Angola the big companies have not lost the opportunity to be present in the digital market, following the economic and technological trends of economic globalization that cause there is increasing competitiveness both in domestic and foreign markets, more market segments and the largest consumer online. Electronic Commerce operates in several segments throughout the world , including the tourism sector and its sub-sector of air transport , causing changes in the sector and act as a new channel of value to airlines . Considering this fact, this study aims to analyze the main impacts caused by the adoption of Electronic Commerce (EC) to the company TAAG ( Air Transport of Angola ) , and if this adoption will lead to internationalize better for the global market than traditional distribution channels , by analyzing how the lines Angola airlines uses its website - in terms of issues related to disclosure , transaction and relationships as partners and challenges to adoption of this new channel. Obviously, the greatest threat to a company may be rooted in the fact that both fail in the implementation of the internet as failing to implement it strategically. Adapting a model for studies of website will analyze how TAAG passenger carrier and worked in the online market and uses its website from the point of view of a user (B2C) and business (B2B) and later through the intermediary interview with officials we intend to investigate, from the perspective of airline, how this analyzes the available services in your website through a SWOT analysis and what the impacts and challenges to the implementation of this virtual environment.Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do PortoAzevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço dePatrício, Manuela Maria Ribeiro da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBobo, Kikufi Matondo2014-05-29T16:18:19Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/4401TID:201634759porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:44:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/4401Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:25:17.181667Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comércio eletrónico em Angola: impacto e desafio face à internacionalização de uma empresa de transporte aéreo - caso TAAG
title Comércio eletrónico em Angola: impacto e desafio face à internacionalização de uma empresa de transporte aéreo - caso TAAG
spellingShingle Comércio eletrónico em Angola: impacto e desafio face à internacionalização de uma empresa de transporte aéreo - caso TAAG
Bobo, Kikufi Matondo
Comércio eletrónico
Transporte aéreo
Angola
Internacionalização
Internationalization
Electronic commerce
Air transport
title_short Comércio eletrónico em Angola: impacto e desafio face à internacionalização de uma empresa de transporte aéreo - caso TAAG
title_full Comércio eletrónico em Angola: impacto e desafio face à internacionalização de uma empresa de transporte aéreo - caso TAAG
title_fullStr Comércio eletrónico em Angola: impacto e desafio face à internacionalização de uma empresa de transporte aéreo - caso TAAG
title_full_unstemmed Comércio eletrónico em Angola: impacto e desafio face à internacionalização de uma empresa de transporte aéreo - caso TAAG
title_sort Comércio eletrónico em Angola: impacto e desafio face à internacionalização de uma empresa de transporte aéreo - caso TAAG
author Bobo, Kikufi Matondo
author_facet Bobo, Kikufi Matondo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço de
Patrício, Manuela Maria Ribeiro da Silva
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Bobo, Kikufi Matondo
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrónico
Transporte aéreo
Angola
Internacionalização
Internationalization
Electronic commerce
Air transport
topic Comércio eletrónico
Transporte aéreo
Angola
Internacionalização
Internationalization
Electronic commerce
Air transport
description Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do Grau de Mestre em Empreendedorismo e Internacionalização Orientação pela Professora Doutora: Ana Azevedo Manuela Patrício
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-29T16:18:19Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/4401
TID:201634759
url http://hdl.handle.net/10400.22/4401
identifier_str_mv TID:201634759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131346488000512