O livro adaptado como instrumento de comunicação: um exemplo de utilização de tecnologia digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calvário, Juliana de Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5806
Resumo: Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
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spelling O livro adaptado como instrumento de comunicação: um exemplo de utilização de tecnologia digitalComunicação aumentativa e alternativaLeitura inclusivaLivros adaptadosPerturbação do Espetro do AutismoAugmentative and alternative communicationInclusive readingAdapted booksAutism Spectrum DisorderDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTrabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.Comunicar é uma capacidade que qualquer indivíduo apresenta como forma de se inserir na sociedade e no mundo que o rodeia. Ao longo do desenvolvimento infantil, as crianças aprendem a comunicar por meio das interações que estabelecem com os outros, entendendo assim o significado dos objetos, das expressões faciais, dos gestos, dos movimentos e da fala. Desta forma, a criança adquire os conceitos e apropria-se de conhecimentos. Numa criança que tenha graves problemas de comunicação, como é o caso de crianças com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), as interações com os familiares e colegas ficam bastante restritas e condicionadas, influenciando negativamente o seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo. Assim, é fundamental proporcionar a estas crianças meios para se expressarem, de forma a melhorarem a sua qualidade de vida, autoestima e autonomia. Nesta linha de pensamento, tendo-se a consciência de que é necessário criar condições que permitam que todos tenham acesso à informação e conhecimento, independentemente das suas condições físicas, psíquicas, económicas e sociais; que existe a necessidade de dar uma resposta particularizada e distinta aos indivíduos que apresentam alguma perturbação ao nível da comunicação, especificamente os que apresentam PEA; que se verifica a existência de escassos materiais adaptados para crianças com perturbação na comunicação, nomeadamente de livros adaptados em Símbolos Pictográficos de Comunicação (SPC), emergiu a presente investigação. A presente investigação centra-se na construção de recursos pedagógicos, livros adaptados com símbolos SPC e a sua aplicação junto de duas crianças com PEA. Teve como principal objetivo o de averiguar se estes recursos facilitam a inclusão destas crianças em atividades de leitura, bem como se promovem um maior desenvolvimento de competências comunicativas entre estas crianças e os seus pares, em comparação com o mesmo livro na sua versão original. A metodologia adotada consistiu numa investigação de caráter qualitativo, numa abordagem que privilegiou o estudo de caso e a investigação-ação, de caráter exploratório e descritivo. A investigação foi baseada no trabalho de campo, que envolveu duas crianças e os livros adaptados, construídos no âmbito da investigação. Durante o processo investigativo foram realizadas sessões práticas junto das crianças participantes, onde se recolheram as respetivas notas de campo. Posteriormente, entrevistaram-se os docentes de educação especial e titulares de turma, das respetivas crianças. Após a recolha, tratamento e análise dos dados aferiu-se que os livros adaptados foram estruturadores e facilitadores da comunicação, face ao livro na sua versão original. A reação comportamental e comunicativa das crianças face ao livro adaptado foi de maior participação e dinâmica se comparada com as reações face ao livro no formato original, promovendo igualmente a inclusão de crianças com PEA nas atividades de leitura.Every individual presents the capacity to communicate as a way of being a part of the society and the world around themselves. Throughout a child’s development they learn how to communicate through the interactions that they establish with others, which allows them to understand the meaning of objects, facial expressions, gestures, movements and speech. Therefore, the child acquires the concepts and takes over the knowledges. In the case of a child with severe communication problems, such as a child with the Autism Spectrum Disorder (ASD), the family and colleague’s interactions become considerably restrict and conditioned, which has a negative impact to their emotional, social and/or cognitive development. Thereby, it is fundamental to provide these children with the means to express themselves, in order to improve their quality of life, self-worth and self-sufficiency. In this line of though, the present investigation emerged from the awareness of the necessity of creating conditions that allow everyone to have access to information and knowledge, regardless their physical, psychological, economic and social conditions; the existent necessity of giving an individualized and distinct answer to the individual who present any sort of disorder regarding communication, specifically those who present ASD; the verified existence of poor adapted material to children with communication disorders, in particular of adapted books in Communication Pictographic Symbols (CPS). The present investigation is centred at the development of teaching resources, more specifically adapted books with CPS symbols, and their application along with children with ASD. It has had the main goal of verifying if these resources have eased the inclusion of these children in reading activities, as well as if it promotes a further development of the communicative skills alongside these children and their peers, in comparison with the original versions of the same books. The adopted methodology consisted in a qualitative research method, in favour of a case study and action-research approach, in an exploratory and descriptive research method. The investigation was based on fieldwork, which involved two children and the adapted books, developed in the scope of the research. During the research process, there were held practical sessions along with the participating children, where the corresponding fieldnotes were gathered. Subsequently, the special education teachers and class directors, from the respective children, were interviewed. After the data collection, process and analysis we concluded that the adapted books have been structurers and enablers of the communication, when facing the original versions of the books. The children’s behaviour and communicational reaction towards the adapted books was of increased participation and dynamics when compared with the reaction towards the original versions of the books, promoting an equal the inclusion of the children with ASD in the reading activities.Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraSousa, CéliaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCalvário, Juliana de Sousa2017-12-15T10:18:49Z2017-10-182017-10-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5806TID:201783568porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:17Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:34.936843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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