O livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6898 |
Resumo: | Comunicar é uma capacidade inata de qualquer indivíduo. Em crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), as interações interpessoais estão condicionadas, sendo fundamental proporcionar-lhes meios inclusivos de comunicação. A investigação centrou-se na construção de livros adaptados com símbolos SPC e a sua aplicação jun-to de duas crianças com PEA. Pretendeu-se averiguar se estes recursos facilitam a inclusão destas crianças em atividades de leitura, bem como se promovem um maior desenvolvimento de competências comunicativas entre estas crianças e os seus pares, em comparação com o mesmo livro na sua versão original. A metodologia consistiu numa investigação de caráter qualitativo, numa abordagem de estudo de caso, exploratório e descritivo. A investigação foi baseada no trabalho de campo, envolvendo as crianças e os livros adaptados. Realizaram-se sessões práticas junto das crianças, recolhendo-se as respeti-vas notas de campo. Posteriormente, entrevistaram-se os docentes de educação especial e titulares de turma das crianças. Após a recolha, tratamento e análise dos dados aferiu-se que os livros adaptados foram estruturadores e facilitadores da comunicação, face ao livro na sua versão original. A reação comportamental e comunicativa das crianças perante o livro adaptado foi de maior participação e dinamismo, promovendo igualmente a inclusão de crianças com PEA nas atividades de leitura. |
id |
RCAP_cd18bc2d7484097d845a0f49b3a10e3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6898 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digitalComunicação aumentativa e alternativaLeitura inclusivaLivros adaptadosPerturbação do Espetro do AutismoAugmentative and alternative communicationInclusive readingAdapted booksAutism Spectrum DisorderComunicar é uma capacidade inata de qualquer indivíduo. Em crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), as interações interpessoais estão condicionadas, sendo fundamental proporcionar-lhes meios inclusivos de comunicação. A investigação centrou-se na construção de livros adaptados com símbolos SPC e a sua aplicação jun-to de duas crianças com PEA. Pretendeu-se averiguar se estes recursos facilitam a inclusão destas crianças em atividades de leitura, bem como se promovem um maior desenvolvimento de competências comunicativas entre estas crianças e os seus pares, em comparação com o mesmo livro na sua versão original. A metodologia consistiu numa investigação de caráter qualitativo, numa abordagem de estudo de caso, exploratório e descritivo. A investigação foi baseada no trabalho de campo, envolvendo as crianças e os livros adaptados. Realizaram-se sessões práticas junto das crianças, recolhendo-se as respeti-vas notas de campo. Posteriormente, entrevistaram-se os docentes de educação especial e titulares de turma das crianças. Após a recolha, tratamento e análise dos dados aferiu-se que os livros adaptados foram estruturadores e facilitadores da comunicação, face ao livro na sua versão original. A reação comportamental e comunicativa das crianças perante o livro adaptado foi de maior participação e dinamismo, promovendo igualmente a inclusão de crianças com PEA nas atividades de leitura.Communicating is an innate ability of any individual. In children with Autism Spectrum Disorder (ASD), interpersonal interactions are conditioned, and it is essential to provide them with inclusive means of communication. The research focused of books adapted with SPC symbols and their application with PEA. The aim was to find out if these resources facilitate the inclusion of these children in reading activities, as well as to promote a greater development of communicative competences between these children and their peers, compared to the same book in its original version. The adopted methodology consisted in a qualitative research method, a case study, an exploratory and descriptive. The investigation was based on fieldwork, which involved two children and the adapted books. During the research process, there were held practical sessions along with the chil-dren, where the corresponding fieldnotes were gathered. Subsequently, the special education teachers and class directors, from the children, were interviewed. After the data collection, process and analysis we concluded that the adapted books have been struc-turers and enablers of the communication, when facing the original versions of the books. The chil-dren’s behaviour and communicational reaction towards the adapted books was of increased partici-pation and dynamics, promoting an equal the inclusion of the children with ASD in the reading activi-ties.Instituto Politécnico de LeiriaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCalvário, JulianaGil, HenriqueSousa, Célia2020-02-03T09:40:27Z2019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6898porCalvário, J., Gil, H. & Sousa, C. (2019). O livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digital. In Atas V Conferência Internacional para a Inclusão - INCLUDiT 2018. (pp. 201-212). ISBN: 978-989-8797-34-6 Leiria: Instituto Politécnico de Leiria.978-989-8797-34-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:47:06Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:32.160673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digital |
title |
O livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digital |
spellingShingle |
O livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digital Calvário, Juliana Comunicação aumentativa e alternativa Leitura inclusiva Livros adaptados Perturbação do Espetro do Autismo Augmentative and alternative communication Inclusive reading Adapted books Autism Spectrum Disorder |
title_short |
O livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digital |
title_full |
O livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digital |
title_fullStr |
O livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digital |
title_full_unstemmed |
O livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digital |
title_sort |
O livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digital |
author |
Calvário, Juliana |
author_facet |
Calvário, Juliana Gil, Henrique Sousa, Célia |
author_role |
author |
author2 |
Gil, Henrique Sousa, Célia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calvário, Juliana Gil, Henrique Sousa, Célia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação aumentativa e alternativa Leitura inclusiva Livros adaptados Perturbação do Espetro do Autismo Augmentative and alternative communication Inclusive reading Adapted books Autism Spectrum Disorder |
topic |
Comunicação aumentativa e alternativa Leitura inclusiva Livros adaptados Perturbação do Espetro do Autismo Augmentative and alternative communication Inclusive reading Adapted books Autism Spectrum Disorder |
description |
Comunicar é uma capacidade inata de qualquer indivíduo. Em crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), as interações interpessoais estão condicionadas, sendo fundamental proporcionar-lhes meios inclusivos de comunicação. A investigação centrou-se na construção de livros adaptados com símbolos SPC e a sua aplicação jun-to de duas crianças com PEA. Pretendeu-se averiguar se estes recursos facilitam a inclusão destas crianças em atividades de leitura, bem como se promovem um maior desenvolvimento de competências comunicativas entre estas crianças e os seus pares, em comparação com o mesmo livro na sua versão original. A metodologia consistiu numa investigação de caráter qualitativo, numa abordagem de estudo de caso, exploratório e descritivo. A investigação foi baseada no trabalho de campo, envolvendo as crianças e os livros adaptados. Realizaram-se sessões práticas junto das crianças, recolhendo-se as respeti-vas notas de campo. Posteriormente, entrevistaram-se os docentes de educação especial e titulares de turma das crianças. Após a recolha, tratamento e análise dos dados aferiu-se que os livros adaptados foram estruturadores e facilitadores da comunicação, face ao livro na sua versão original. A reação comportamental e comunicativa das crianças perante o livro adaptado foi de maior participação e dinamismo, promovendo igualmente a inclusão de crianças com PEA nas atividades de leitura. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12 2019-12-01T00:00:00Z 2020-02-03T09:40:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/6898 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/6898 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Calvário, J., Gil, H. & Sousa, C. (2019). O livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digital. In Atas V Conferência Internacional para a Inclusão - INCLUDiT 2018. (pp. 201-212). ISBN: 978-989-8797-34-6 Leiria: Instituto Politécnico de Leiria. 978-989-8797-34-6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Leiria |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Leiria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130837234483200 |