O livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calvário, Juliana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gil, Henrique, Sousa, Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6898
Resumo: Comunicar é uma capacidade inata de qualquer indivíduo. Em crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), as interações interpessoais estão condicionadas, sendo fundamental proporcionar-lhes meios inclusivos de comunicação. A investigação centrou-se na construção de livros adaptados com símbolos SPC e a sua aplicação jun-to de duas crianças com PEA. Pretendeu-se averiguar se estes recursos facilitam a inclusão destas crianças em atividades de leitura, bem como se promovem um maior desenvolvimento de competências comunicativas entre estas crianças e os seus pares, em comparação com o mesmo livro na sua versão original. A metodologia consistiu numa investigação de caráter qualitativo, numa abordagem de estudo de caso, exploratório e descritivo. A investigação foi baseada no trabalho de campo, envolvendo as crianças e os livros adaptados. Realizaram-se sessões práticas junto das crianças, recolhendo-se as respeti-vas notas de campo. Posteriormente, entrevistaram-se os docentes de educação especial e titulares de turma das crianças. Após a recolha, tratamento e análise dos dados aferiu-se que os livros adaptados foram estruturadores e facilitadores da comunicação, face ao livro na sua versão original. A reação comportamental e comunicativa das crianças perante o livro adaptado foi de maior participação e dinamismo, promovendo igualmente a inclusão de crianças com PEA nas atividades de leitura.
id RCAP_cd18bc2d7484097d845a0f49b3a10e3d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6898
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digitalComunicação aumentativa e alternativaLeitura inclusivaLivros adaptadosPerturbação do Espetro do AutismoAugmentative and alternative communicationInclusive readingAdapted booksAutism Spectrum DisorderComunicar é uma capacidade inata de qualquer indivíduo. Em crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), as interações interpessoais estão condicionadas, sendo fundamental proporcionar-lhes meios inclusivos de comunicação. A investigação centrou-se na construção de livros adaptados com símbolos SPC e a sua aplicação jun-to de duas crianças com PEA. Pretendeu-se averiguar se estes recursos facilitam a inclusão destas crianças em atividades de leitura, bem como se promovem um maior desenvolvimento de competências comunicativas entre estas crianças e os seus pares, em comparação com o mesmo livro na sua versão original. A metodologia consistiu numa investigação de caráter qualitativo, numa abordagem de estudo de caso, exploratório e descritivo. A investigação foi baseada no trabalho de campo, envolvendo as crianças e os livros adaptados. Realizaram-se sessões práticas junto das crianças, recolhendo-se as respeti-vas notas de campo. Posteriormente, entrevistaram-se os docentes de educação especial e titulares de turma das crianças. Após a recolha, tratamento e análise dos dados aferiu-se que os livros adaptados foram estruturadores e facilitadores da comunicação, face ao livro na sua versão original. A reação comportamental e comunicativa das crianças perante o livro adaptado foi de maior participação e dinamismo, promovendo igualmente a inclusão de crianças com PEA nas atividades de leitura.Communicating is an innate ability of any individual. In children with Autism Spectrum Disorder (ASD), interpersonal interactions are conditioned, and it is essential to provide them with inclusive means of communication. The research focused of books adapted with SPC symbols and their application with PEA. The aim was to find out if these resources facilitate the inclusion of these children in reading activities, as well as to promote a greater development of communicative competences between these children and their peers, compared to the same book in its original version. The adopted methodology consisted in a qualitative research method, a case study, an exploratory and descriptive. The investigation was based on fieldwork, which involved two children and the adapted books. During the research process, there were held practical sessions along with the chil-dren, where the corresponding fieldnotes were gathered. Subsequently, the special education teachers and class directors, from the children, were interviewed. After the data collection, process and analysis we concluded that the adapted books have been struc-turers and enablers of the communication, when facing the original versions of the books. The chil-dren’s behaviour and communicational reaction towards the adapted books was of increased partici-pation and dynamics, promoting an equal the inclusion of the children with ASD in the reading activi-ties.Instituto Politécnico de LeiriaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCalvário, JulianaGil, HenriqueSousa, Célia2020-02-03T09:40:27Z2019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6898porCalvário, J., Gil, H. & Sousa, C. (2019). O livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digital. In Atas V Conferência Internacional para a Inclusão - INCLUDiT 2018. (pp. 201-212). ISBN: 978-989-8797-34-6 Leiria: Instituto Politécnico de Leiria.978-989-8797-34-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:47:06Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:32.160673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digital
title O livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digital
spellingShingle O livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digital
Calvário, Juliana
Comunicação aumentativa e alternativa
Leitura inclusiva
Livros adaptados
Perturbação do Espetro do Autismo
Augmentative and alternative communication
Inclusive reading
Adapted books
Autism Spectrum Disorder
title_short O livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digital
title_full O livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digital
title_fullStr O livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digital
title_full_unstemmed O livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digital
title_sort O livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digital
author Calvário, Juliana
author_facet Calvário, Juliana
Gil, Henrique
Sousa, Célia
author_role author
author2 Gil, Henrique
Sousa, Célia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Calvário, Juliana
Gil, Henrique
Sousa, Célia
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação aumentativa e alternativa
Leitura inclusiva
Livros adaptados
Perturbação do Espetro do Autismo
Augmentative and alternative communication
Inclusive reading
Adapted books
Autism Spectrum Disorder
topic Comunicação aumentativa e alternativa
Leitura inclusiva
Livros adaptados
Perturbação do Espetro do Autismo
Augmentative and alternative communication
Inclusive reading
Adapted books
Autism Spectrum Disorder
description Comunicar é uma capacidade inata de qualquer indivíduo. Em crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), as interações interpessoais estão condicionadas, sendo fundamental proporcionar-lhes meios inclusivos de comunicação. A investigação centrou-se na construção de livros adaptados com símbolos SPC e a sua aplicação jun-to de duas crianças com PEA. Pretendeu-se averiguar se estes recursos facilitam a inclusão destas crianças em atividades de leitura, bem como se promovem um maior desenvolvimento de competências comunicativas entre estas crianças e os seus pares, em comparação com o mesmo livro na sua versão original. A metodologia consistiu numa investigação de caráter qualitativo, numa abordagem de estudo de caso, exploratório e descritivo. A investigação foi baseada no trabalho de campo, envolvendo as crianças e os livros adaptados. Realizaram-se sessões práticas junto das crianças, recolhendo-se as respeti-vas notas de campo. Posteriormente, entrevistaram-se os docentes de educação especial e titulares de turma das crianças. Após a recolha, tratamento e análise dos dados aferiu-se que os livros adaptados foram estruturadores e facilitadores da comunicação, face ao livro na sua versão original. A reação comportamental e comunicativa das crianças perante o livro adaptado foi de maior participação e dinamismo, promovendo igualmente a inclusão de crianças com PEA nas atividades de leitura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12
2019-12-01T00:00:00Z
2020-02-03T09:40:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6898
url http://hdl.handle.net/10400.11/6898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Calvário, J., Gil, H. & Sousa, C. (2019). O livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digital. In Atas V Conferência Internacional para a Inclusão - INCLUDiT 2018. (pp. 201-212). ISBN: 978-989-8797-34-6 Leiria: Instituto Politécnico de Leiria.
978-989-8797-34-6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Leiria
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Leiria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130837234483200