Regulação emocional em estudantes do ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/11895 |
Resumo: | O presente estudo analisa a relação entre os estilos educativos parentais e a regulação emocional em estudantes do ensino superior. A amostra foi composta por 413 estudantes com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos (M = 20.18, DP = 1.945). Os dados foram recolhidos a partir de um protocolo online, e recorreu-se a um questionário sociodemográfico, elaborado pela equipa de investigação do projeto, ao Questionário Estilos Educativos Parentais revisto e ao Questionário de Regulação Emocional Comportamental. Os resultados demonstraram uma média superior nas estratégias de regulação emocional mais adaptativas comparativamente às estratégias menos adaptativas, e ainda uma diferença na perceção dos estilos educativos parentais da mãe e do pai. Verificou-se também que existe uma correlação entre os estilos educativos parentais e a idade dos participantes com as estratégias comportamentais de regulação emocional. |
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Regulação emocional em estudantes do ensino superiorInfluência dos estilos educativos parentais percebidosBerqEnsino SuperiorEstilos Educativos ParentaisEstudantes do Ensino SuperiorQeep-RRegulação EmocionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO presente estudo analisa a relação entre os estilos educativos parentais e a regulação emocional em estudantes do ensino superior. A amostra foi composta por 413 estudantes com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos (M = 20.18, DP = 1.945). Os dados foram recolhidos a partir de um protocolo online, e recorreu-se a um questionário sociodemográfico, elaborado pela equipa de investigação do projeto, ao Questionário Estilos Educativos Parentais revisto e ao Questionário de Regulação Emocional Comportamental. Os resultados demonstraram uma média superior nas estratégias de regulação emocional mais adaptativas comparativamente às estratégias menos adaptativas, e ainda uma diferença na perceção dos estilos educativos parentais da mãe e do pai. Verificou-se também que existe uma correlação entre os estilos educativos parentais e a idade dos participantes com as estratégias comportamentais de regulação emocional.Silva, Cláudia Maria Gomes Mendes dauBibliorumSantos, Ana Catarina Cardoso dos2022-01-17T17:12:59Z2021-09-302021-07-302021-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11895TID:202856488porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:39Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:34.803987Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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