Literacia para a Saúde e conhecimento acerca da COVID-19 de Professores contratados por uma autarquia do Vale do Sousa Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Andrea Marisa Macias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11913
Resumo: Introdução: O presente relatório diz respeito à Unidade Curricular Estágio e Relatório, inserida no Plano de Estudos do Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária (MEC), da Escola Superior de Saúde (ESS) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro (UTAD), que decorreu entre setembro de 2020 e abril de 2021, na Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Felgueiras e Unidade de Saúde Pública (USP) de Paços de Ferreira do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Tâmega III Vale do Sousa Norte. Durante a pandemia COVID-19 a Literacia para a Saúde (LS) demonstrou ainda mais a sua relevância e além disso, a necessidade de empoderar os cidadãos de conhecimentos acerca da COVID-19 era emergente para a adoção de comportamentos adequados que permitissem minimizar a transmissão da doença. E assim, em concordância com a UCC surgiu esta temática. Objetivo: Refletir sobre as competências desenvolvidas durante o estágio e apresentar as fases da metodologia do planeamento em saúde (PS) desde o diagnóstico de situação (DS) até à avaliação das intervenções. Metodologia: Aplicou-se a metodologia do PS, tendo sido implementado um projeto de intervenção “+ literacia para a saúde (LS) e conhecimento acerca da COVID-19, + prevenção”, no qual participaram 43 professores das atividades de enriquecimento curricular (AEC). Para a concretização do DS foi realizado um estudo observacional, descritivo-correlacional, de abordagem quantitativa e transversal. Na recolha de dados utilizou-se um questionário online (Google doc). O tratamento de dados foi efetuado através do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Recorreu-se à estatística descritiva e à estatística inferencial. O nível de significância considerado foi de 5%. Resultados: Do total da amostra (n = 43 professores), a maioria da amostra era do sexo masculino (55,8%), pertencia ao grupo etário dos 35 aos 50 anos (58,1%), era solteiro(a) (48,8%), detinha como grau académico a licenciatura (55,8%) e a maior parte pertencia a um agregado familiar que tinha um rendimento líquido mensal entre 1000 e 1999€ (44,2%). Verificou-se que a maioria da amostra de professores detinha uma LS problemática (44,2%). Observou-se que o nível do conhecimento acerca da COVID-19 da maioria dos professores era bom (53,5%). A média da pontuação da LS diferiu entre os professores com diferentes habilitações literárias, sendo que os que possuíam um grau mais elevado de habilitações literárias (mestrado/especialização) eram os que detinham maior nível de LS (Kruskal-Wallis (KW): p <0,014). Existe correlação positiva entre a LS e o conhecimento acerca da COVID-19 dos professores da amostra (Pearson: p <0,000), ou seja, à medida que aumenta a LS aumenta o conhecimento acerca da COVID-19. Depois do DS definiram-se as prioridades, os objetivos a atingir e implementaram-se as estratégias consideradas mais adequadas. Verifica-se que todos os percentuais relativos ao conhecimento acerca da COVID-19 obtidos na avaliação ultrapassaram os percentuais obtidos no DS. No que se refere aos objetivos da LS não sucedeu da mesma forma. Os percentuais obtidos na avaliação diminuíram relativamente aos obtidos no DS. Conclusão: Tendo em conta as atividades desenvolvidas ao longo de estágio e refletindo sobre as competências desenvolvidas durante o mesmo, pode-se afirmar que se adquiriu o nível de competência desejado. Foi cumprido o outro objetivo delineado para este estudo: apresentar as fases da metodologia do Planeamento em Saúde, desde o diagnóstico de situação até à avaliação das intervenções, permitindo avaliar os resultados obtidos e concluir que os conhecimentos sobre a COVID-19 aumentaram com as intervenções.
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Objetivo: Refletir sobre as competências desenvolvidas durante o estágio e apresentar as fases da metodologia do planeamento em saúde (PS) desde o diagnóstico de situação (DS) até à avaliação das intervenções. Metodologia: Aplicou-se a metodologia do PS, tendo sido implementado um projeto de intervenção “+ literacia para a saúde (LS) e conhecimento acerca da COVID-19, + prevenção”, no qual participaram 43 professores das atividades de enriquecimento curricular (AEC). Para a concretização do DS foi realizado um estudo observacional, descritivo-correlacional, de abordagem quantitativa e transversal. Na recolha de dados utilizou-se um questionário online (Google doc). O tratamento de dados foi efetuado através do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Recorreu-se à estatística descritiva e à estatística inferencial. O nível de significância considerado foi de 5%. Resultados: Do total da amostra (n = 43 professores), a maioria da amostra era do sexo masculino (55,8%), pertencia ao grupo etário dos 35 aos 50 anos (58,1%), era solteiro(a) (48,8%), detinha como grau académico a licenciatura (55,8%) e a maior parte pertencia a um agregado familiar que tinha um rendimento líquido mensal entre 1000 e 1999€ (44,2%). Verificou-se que a maioria da amostra de professores detinha uma LS problemática (44,2%). Observou-se que o nível do conhecimento acerca da COVID-19 da maioria dos professores era bom (53,5%). A média da pontuação da LS diferiu entre os professores com diferentes habilitações literárias, sendo que os que possuíam um grau mais elevado de habilitações literárias (mestrado/especialização) eram os que detinham maior nível de LS (Kruskal-Wallis (KW): p <0,014). Existe correlação positiva entre a LS e o conhecimento acerca da COVID-19 dos professores da amostra (Pearson: p <0,000), ou seja, à medida que aumenta a LS aumenta o conhecimento acerca da COVID-19. Depois do DS definiram-se as prioridades, os objetivos a atingir e implementaram-se as estratégias consideradas mais adequadas. Verifica-se que todos os percentuais relativos ao conhecimento acerca da COVID-19 obtidos na avaliação ultrapassaram os percentuais obtidos no DS. No que se refere aos objetivos da LS não sucedeu da mesma forma. Os percentuais obtidos na avaliação diminuíram relativamente aos obtidos no DS. Conclusão: Tendo em conta as atividades desenvolvidas ao longo de estágio e refletindo sobre as competências desenvolvidas durante o mesmo, pode-se afirmar que se adquiriu o nível de competência desejado. Foi cumprido o outro objetivo delineado para este estudo: apresentar as fases da metodologia do Planeamento em Saúde, desde o diagnóstico de situação até à avaliação das intervenções, permitindo avaliar os resultados obtidos e concluir que os conhecimentos sobre a COVID-19 aumentaram com as intervenções.Introduction: This report is related to the Internship and Report Curricular Unit, inserted in the Study Plan of the Master's Course in Community Nursing (MEC), of the Higher School of Health (ESS) of the University of Trás-os-Montes and Alto-Douro (UTAD), which took place between September 2020 and April 2021, at the community care unit (UCC) of Felgueiras and the Public Health Unit (USP) of Paços de Ferreira of the Health Center Group (ACeS) Tâmega III Vale do Sousa Norte. During the COVID-19 pandemic, Health Literacy (HL) has demonstrated its relevance even more. The need to empower citizens with knowledge about COVID-19 was emerging for the adoption of appropriate behaviors that would allow minimize the transmission of the disease. And so, this theme was born. Objective: To reflect on the skills developed during the internship and present the phases of the health planning (HP) methodology from the situation diagnosis (SD) to the evaluation of interventions. Methodology: The HP methodology was applied, and an intervention project “+ health literacy (HL) and knowledge about COVID-19, + prevention” was implemented, with the participation of 43 teachers of the curriculum enrichment activities. To implement the DS, an observational, descriptive-correlational study with a quantitative and transversal approach was carried out. For data collection, an online questionnaire (Google doc) was used. Data processing was performed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Descriptive statistics and inferential statistics were used. The level of significance considered was 5%. Results: Of the total sample (n=43 teachers), most of the sample was male (55.8%), belonging to the age group from 35 to 50 years old, (58.1%) was single, (48.8%), had an academic degree (55.8%) and most belonged to a household that had a monthly net income between €1000 and €1999 (44.2%). It was found that most of the sample of teachers had a problematic HL (44.2%). It was observed that the level of knowledge about COVID-19 of most teachers was good (53.5%). The average HL score differed among teachers with different educational qualifications, with those with a higher degree of educational qualifications (master's/specialization) being those with a higher HL level (Kruskal-Wallis (KW): p < 0.014). The average ranking of the HL score differed between teachers with different monthly household incomes (KW: p <0.014), with those with the lowest income (less than €499) being the ones with the highest HL ranking average (37.5). There is a positive correlation between HL and the knowledge about COVID-19 of the teachers in the sample (Pearson: p <0.000) that is, as HL increases, knowledge about COVID-19 increases. After the SD, priorities were defined, the objectives to be achieved and the strategies considered most appropriate were implemented. It appears that all percentages related to knowledge about COVID-19 obtained in the evaluation exceeded the percentages obtained in the SD. Regarding the objectives of HL, it did not happen in the same way. The percentages obtained in the evaluation decreased in relation to those obtained in the SD. Conclusion: Considering the activities developed during the internship and reflecting on the competences developed during the internship, it can be said that the desired level of competence was acquired. The other objective outlined for this study was fulfilled: to present the phases of the HP methodology, from the diagnosis of the situation to the evaluation of the interventions, allowing the evaluation of the results obtained and the conclusion that knowledge about COVID19 increased with the interventions.2023-11-08T15:29:01Z2022-12-12T00:00:00Z2022-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11913pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessBento, Andrea Marisa Maciasreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:51:11Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:12.766694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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