Acerca da literacia financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Daniela Teles
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4382
Resumo: O aumento da complexidade dos produtos financeiros e a necessidade de sensibilizar a população para a importância da poupança, para os riscos do incumprimento e para o planeamento da reforma, são algumas das razões que explicam a proliferação de programas de educação financeira a nível mundial. Os principais objectivos desta investigação foram precisamente, compreender o que é a literacia financeira, como a promover e porque se defende a sua importância a nível mundial. A análise efectuada das estratégias de literacia financeira de Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, Nova Zelândia e Índia, mostra que todas elas procuram melhorar o bem-estar financeiro da população. Contudo, o caminho que cada estratégia adopta para o concretizar tende a variar, face às diferentes realidades sociais de cada país. Por outro lado, apesar da aposta na promoção da literacia financeira estar a aumentar, constatou-se que não existe consenso na forma como este conceito é definido, nem sobre as características que distinguem uma pessoa financeiramente letrada de uma financeiramente iletrada Neste trabalho também é realçado que a educação financeira é apenas um dos elementos que contribui para o bem-estar financeiro dos indivíduos. Outros factores como o emprego, o rendimento, a saúde, a idade e o contexto socioeconómico, também o influenciam. O estudo alerta ainda para a existência de algumas limitações que comprometem a efectividade da educação financeira. Contudo, defende que todo o tipo de iniciativas que promovam a melhoria da literacia financeira, constituem uma mais-valia para os consumidores.
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