Detecção de vegetação arbórea através de segmentação e classificação orientada a objecto de imagens multiespectrais de alta resolução (Quickbird).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Adélia M.O.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Mesquita, Paulo, Gonçalves, Ana Cristina, Marques da Silva, José Rafael, Silva, Luis Leopoldo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/2807
Resumo: O principal objectivo deste estudo foi avaliar o potencial de imagens de alta resolução espacial (Quickbird) utilizando o método de segmentação multi-resolução e classificação digital orientada a objecto na 1) identificação de manchas por espécie florestal obtendo mapas de ocupação do solo e 2) identificação de área de coberto arbóreo por espécie para a região de Portel (Alentejo). Procedeu-se ao cálculo de bandas sintéticas tais como o índice de vegetação NDVI e as compentes principais para aumentar a capacidade de separação entre as classes no processo de segmentação e classificação. Ambos os resultados foram validados através do calculo da matriz de confusão e do coeficiente Kappa. Os resultados foram bastantes satisfatórios, para o mapa de ocupação do solo, obtendo-se um Kappa de 82,5% e para o mapa de área de coberto arbóreo de 80% e ambos com precisão global acima de 88%. Podemos concluir que a metodologia desenvolvida e os dados de alta resolução do satélite Quickbird produzem resultados satisfatórios para a identificação e separação das espécies florestais. A baixa resolução espectral deste satélite é compensada pela elevada resolução espacial e pela utilização de outros parâmetros de forma e de textura dos objectos individuais e entre objectos.
id RCAP_199c11871dd5cc228a5885a6220b886b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/2807
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Detecção de vegetação arbórea através de segmentação e classificação orientada a objecto de imagens multiespectrais de alta resolução (Quickbird).Detecção Remotaespécie florestalocupação do solosegmentação multi-resoluçãoclassificação orientada a objectoO principal objectivo deste estudo foi avaliar o potencial de imagens de alta resolução espacial (Quickbird) utilizando o método de segmentação multi-resolução e classificação digital orientada a objecto na 1) identificação de manchas por espécie florestal obtendo mapas de ocupação do solo e 2) identificação de área de coberto arbóreo por espécie para a região de Portel (Alentejo). Procedeu-se ao cálculo de bandas sintéticas tais como o índice de vegetação NDVI e as compentes principais para aumentar a capacidade de separação entre as classes no processo de segmentação e classificação. Ambos os resultados foram validados através do calculo da matriz de confusão e do coeficiente Kappa. Os resultados foram bastantes satisfatórios, para o mapa de ocupação do solo, obtendo-se um Kappa de 82,5% e para o mapa de área de coberto arbóreo de 80% e ambos com precisão global acima de 88%. Podemos concluir que a metodologia desenvolvida e os dados de alta resolução do satélite Quickbird produzem resultados satisfatórios para a identificação e separação das espécies florestais. A baixa resolução espectral deste satélite é compensada pela elevada resolução espacial e pela utilização de outros parâmetros de forma e de textura dos objectos individuais e entre objectos.2011-11-08T07:17:58Z2011-11-082011-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/2807http://hdl.handle.net/10174/2807porISBN: 978-972-778-113-3.simnaonaoICAAMasousa@uevora.ptndacg@uevora.ptjmsilva@uevora.ptllsilva@uevora.pt580Sousa, Adélia M.O.Mesquita, PauloGonçalves, Ana CristinaMarques da Silva, José RafaelSilva, Luis Leopoldoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:39:25Zoai:dspace.uevora.pt:10174/2807Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:58:22.171527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Detecção de vegetação arbórea através de segmentação e classificação orientada a objecto de imagens multiespectrais de alta resolução (Quickbird).
title Detecção de vegetação arbórea através de segmentação e classificação orientada a objecto de imagens multiespectrais de alta resolução (Quickbird).
spellingShingle Detecção de vegetação arbórea através de segmentação e classificação orientada a objecto de imagens multiespectrais de alta resolução (Quickbird).
Sousa, Adélia M.O.
Detecção Remota
espécie florestal
ocupação do solo
segmentação multi-resolução
classificação orientada a objecto
title_short Detecção de vegetação arbórea através de segmentação e classificação orientada a objecto de imagens multiespectrais de alta resolução (Quickbird).
title_full Detecção de vegetação arbórea através de segmentação e classificação orientada a objecto de imagens multiespectrais de alta resolução (Quickbird).
title_fullStr Detecção de vegetação arbórea através de segmentação e classificação orientada a objecto de imagens multiespectrais de alta resolução (Quickbird).
title_full_unstemmed Detecção de vegetação arbórea através de segmentação e classificação orientada a objecto de imagens multiespectrais de alta resolução (Quickbird).
title_sort Detecção de vegetação arbórea através de segmentação e classificação orientada a objecto de imagens multiespectrais de alta resolução (Quickbird).
author Sousa, Adélia M.O.
author_facet Sousa, Adélia M.O.
Mesquita, Paulo
Gonçalves, Ana Cristina
Marques da Silva, José Rafael
Silva, Luis Leopoldo
author_role author
author2 Mesquita, Paulo
Gonçalves, Ana Cristina
Marques da Silva, José Rafael
Silva, Luis Leopoldo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Adélia M.O.
Mesquita, Paulo
Gonçalves, Ana Cristina
Marques da Silva, José Rafael
Silva, Luis Leopoldo
dc.subject.por.fl_str_mv Detecção Remota
espécie florestal
ocupação do solo
segmentação multi-resolução
classificação orientada a objecto
topic Detecção Remota
espécie florestal
ocupação do solo
segmentação multi-resolução
classificação orientada a objecto
description O principal objectivo deste estudo foi avaliar o potencial de imagens de alta resolução espacial (Quickbird) utilizando o método de segmentação multi-resolução e classificação digital orientada a objecto na 1) identificação de manchas por espécie florestal obtendo mapas de ocupação do solo e 2) identificação de área de coberto arbóreo por espécie para a região de Portel (Alentejo). Procedeu-se ao cálculo de bandas sintéticas tais como o índice de vegetação NDVI e as compentes principais para aumentar a capacidade de separação entre as classes no processo de segmentação e classificação. Ambos os resultados foram validados através do calculo da matriz de confusão e do coeficiente Kappa. Os resultados foram bastantes satisfatórios, para o mapa de ocupação do solo, obtendo-se um Kappa de 82,5% e para o mapa de área de coberto arbóreo de 80% e ambos com precisão global acima de 88%. Podemos concluir que a metodologia desenvolvida e os dados de alta resolução do satélite Quickbird produzem resultados satisfatórios para a identificação e separação das espécies florestais. A baixa resolução espectral deste satélite é compensada pela elevada resolução espacial e pela utilização de outros parâmetros de forma e de textura dos objectos individuais e entre objectos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-08T07:17:58Z
2011-11-08
2011-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/2807
http://hdl.handle.net/10174/2807
url http://hdl.handle.net/10174/2807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ISBN: 978-972-778-113-3.
sim
nao
nao
ICAAM
asousa@uevora.pt
nd
acg@uevora.pt
jmsilva@uevora.pt
llsilva@uevora.pt
580
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136466447630336