Jovens no 2º Ciclo do Ensino Secundário Geral e Técnico Profissional na Huíla (Angola): Origem Social, Trajetórias Escolares, e Expetativas Escolares e Profissionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/9856 |
Resumo: | O ensino técnico-profissional tem-se diferenciado do ensino secundário pelo seu caráter funcional e reprodutor das estruturas sociais de classe (Bourdieu e Passeron, 1964 e 1979; Martins, 2005). Nesta investigação1 , realizada em duas escolas do 2º ciclo da província da Huíla, procurou-se, por um lado, conhecer a origem social e a trajetória escolar dos jovens que frequentam os dois subsistemas de ensino, por outro, identificar as suas expetativas escolares e profissionais. Os dados recolhidos revelam que grande parte dos alunos pertencentes aos dois subsistemas de ensino é oriunda de famílias com elevados recursos culturais e económicos. Os alunos do ensino secundário geral apresentam trajetórias escolares marcadas por sucesso escolar e os do ensino técnico-profissional têm percursos marcados por retenções. Contudo, uma parte significativa dos alunos dos dois subsistemas aspira prosseguir os estudos e ingressar no mercado de trabalho em simultâneo. |
id |
RCAP_19a7591277ecde678b7ce7967eff8b5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9856 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Jovens no 2º Ciclo do Ensino Secundário Geral e Técnico Profissional na Huíla (Angola): Origem Social, Trajetórias Escolares, e Expetativas Escolares e ProfissionaisClasse socialTrajetórias escolares e expetativasSocial classScholar trajectories and expectationsO ensino técnico-profissional tem-se diferenciado do ensino secundário pelo seu caráter funcional e reprodutor das estruturas sociais de classe (Bourdieu e Passeron, 1964 e 1979; Martins, 2005). Nesta investigação1 , realizada em duas escolas do 2º ciclo da província da Huíla, procurou-se, por um lado, conhecer a origem social e a trajetória escolar dos jovens que frequentam os dois subsistemas de ensino, por outro, identificar as suas expetativas escolares e profissionais. Os dados recolhidos revelam que grande parte dos alunos pertencentes aos dois subsistemas de ensino é oriunda de famílias com elevados recursos culturais e económicos. Os alunos do ensino secundário geral apresentam trajetórias escolares marcadas por sucesso escolar e os do ensino técnico-profissional têm percursos marcados por retenções. Contudo, uma parte significativa dos alunos dos dois subsistemas aspira prosseguir os estudos e ingressar no mercado de trabalho em simultâneo.The technical professional education has been differentiated from the secondary education by its functional character and reproduction of the social class structures (Bourdieu and Passeron, 1964 and 1979; Martins, 2005). This research, conducted in two schools at the 2nd cycle at Huíla province, on one hand, tries to know the social origin and the scholar trajectory of the young people who attend the two subsystems of education. On the other hand, it indentifies their academic and professional expectations. The collected data reveals that most of the students belonging to both subsystems of education come from families with high cultural and economic resources. Pupils of general secondary education have educational trajectories marked by school success and those in technical professional education have routes marked by retentions. However, a significant proportion of students of both subsystems aspire to carry on studies and enter the labor market simultaneously.CIES-IUL2015-09-25T10:57:52Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/9856por1647-0893Jacob, Edgarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:02:44Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:55.716712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jovens no 2º Ciclo do Ensino Secundário Geral e Técnico Profissional na Huíla (Angola): Origem Social, Trajetórias Escolares, e Expetativas Escolares e Profissionais |
title |
Jovens no 2º Ciclo do Ensino Secundário Geral e Técnico Profissional na Huíla (Angola): Origem Social, Trajetórias Escolares, e Expetativas Escolares e Profissionais |
spellingShingle |
Jovens no 2º Ciclo do Ensino Secundário Geral e Técnico Profissional na Huíla (Angola): Origem Social, Trajetórias Escolares, e Expetativas Escolares e Profissionais Jacob, Edgar Classe social Trajetórias escolares e expetativas Social class Scholar trajectories and expectations |
title_short |
Jovens no 2º Ciclo do Ensino Secundário Geral e Técnico Profissional na Huíla (Angola): Origem Social, Trajetórias Escolares, e Expetativas Escolares e Profissionais |
title_full |
Jovens no 2º Ciclo do Ensino Secundário Geral e Técnico Profissional na Huíla (Angola): Origem Social, Trajetórias Escolares, e Expetativas Escolares e Profissionais |
title_fullStr |
Jovens no 2º Ciclo do Ensino Secundário Geral e Técnico Profissional na Huíla (Angola): Origem Social, Trajetórias Escolares, e Expetativas Escolares e Profissionais |
title_full_unstemmed |
Jovens no 2º Ciclo do Ensino Secundário Geral e Técnico Profissional na Huíla (Angola): Origem Social, Trajetórias Escolares, e Expetativas Escolares e Profissionais |
title_sort |
Jovens no 2º Ciclo do Ensino Secundário Geral e Técnico Profissional na Huíla (Angola): Origem Social, Trajetórias Escolares, e Expetativas Escolares e Profissionais |
author |
Jacob, Edgar |
author_facet |
Jacob, Edgar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacob, Edgar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Classe social Trajetórias escolares e expetativas Social class Scholar trajectories and expectations |
topic |
Classe social Trajetórias escolares e expetativas Social class Scholar trajectories and expectations |
description |
O ensino técnico-profissional tem-se diferenciado do ensino secundário pelo seu caráter funcional e reprodutor das estruturas sociais de classe (Bourdieu e Passeron, 1964 e 1979; Martins, 2005). Nesta investigação1 , realizada em duas escolas do 2º ciclo da província da Huíla, procurou-se, por um lado, conhecer a origem social e a trajetória escolar dos jovens que frequentam os dois subsistemas de ensino, por outro, identificar as suas expetativas escolares e profissionais. Os dados recolhidos revelam que grande parte dos alunos pertencentes aos dois subsistemas de ensino é oriunda de famílias com elevados recursos culturais e económicos. Os alunos do ensino secundário geral apresentam trajetórias escolares marcadas por sucesso escolar e os do ensino técnico-profissional têm percursos marcados por retenções. Contudo, uma parte significativa dos alunos dos dois subsistemas aspira prosseguir os estudos e ingressar no mercado de trabalho em simultâneo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2015-09-25T10:57:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/9856 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/9856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-0893 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIES-IUL |
publisher.none.fl_str_mv |
CIES-IUL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134900913176576 |