Teorias e práticas da programação televisiva: a realidade portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Renato Pinto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/1867
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, especialização em Jornalismo.
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spelling Teorias e práticas da programação televisiva: a realidade portuguesaDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, especialização em Jornalismo.A televisão é companhia constante nos lares portugueses e em todo o mundo, apesar de muitos não olharem a televisão com bons olhos. Em Portugal, os canais mais vistos continuam a ser 3 dos 4 canais generalistas emitidos em sinal aberto – a RTP1, a SIC e a TVI -, sendo que os canais por cabo já são mais vistos do que a RTP2. A programação televisiva, encarada como sendo mais que a soma dos programas – de vários tipos - introduzidos numa grelha, é a estratégia dos directores de programas para agarrar as audiências que, nos três canais mais vistos, assistem a uma programação muito idêntica. Ressalta-se actualmente a preferência dos telespectadores pela ficção nacional da TVI, que é segundo um dos responsáveis pela programação do canal a grande aposta da estação, líder de audiências. Olhar a audiência como um conjunto de cidadãos é obrigação do serviço público de televisão com direito a Contrato de Concessão para os canais RTP1 e RTP2. Eduardo Cintra Torres, por exemplo, é muito crítico em relação a esse papel actual dos dois canais públicos. Television is constant company in portuguese homes and all over the world, despite the fact that many don´t look to television with good eyes. In Portugal, the more seen channels still are three of the four main channels spread in open signal – the RTP1, SIC and TVI -, and the payed channels are already more seen than RTP2. Television programming, seen as more than the sum of the programmes – of various types - inserted in the plan, is the strategy of the programmers to catch the audiences that, in the three more seem channels, watch a very identical programmation. Nowadays, we have to emphasize the preference of the spectators to the national fiction of TVI, that is according to one of the programmers of the channel the big bet of it, leader of audiences. Looking at audiences as a group of citizens is obligation of television’s public service with a Concession Contract for the channels RTP1 e RTP2. Eduardo Cintra Torres, for instance, is very critical in what concerns to the present role of the two public channels.[s.n.]Pinto, Ricardo JorgeRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFerreira, Renato Pinto2011-01-18T11:31:55Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/1867porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:00:33Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/1867Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:21.674281Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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