A Formação inicial de professores e os problemas da prática pedagógica : estudo da relação entre as percepções dos professores estagiários, dos professores cooperantes e dos supervisores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/1046 |
Resumo: | Mestrado em Ciências da Educação na especialidade de Supervisão Pedagógica. |
id |
RCAP_19d58392fb4dbfd54d04bb01e9678436 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/1046 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Formação inicial de professores e os problemas da prática pedagógica : estudo da relação entre as percepções dos professores estagiários, dos professores cooperantes e dos supervisoresFormação de professoresPercepçãoSupervisão pedagógicaMestrado em Ciências da Educação na especialidade de Supervisão Pedagógica.O presente estudo, teve como objectivo analisar a relação existente entre a percepção dos professores supervisores, professores cooperantes e estagiários acerca dos problemas identificadas por estes, durante a prática pedagógica. Como estratégia de investigação optou-se pelo estudo multi-caso. A pesquisa realizou-se em duas Escolas Superior de Educação da região centro. Da amostra fizeram parte três professores cooperantes, sete supervisores e trinta e sete estagiários, do quarto ano do Curso de Formação de Professores do Ensino Básico, variantes Ciências/Matemática e Educação Física. Como suporte metodológico utilizámos a entrevista semi-estruturada. As respostas, transcritas na íntegra, foram submetidas a Análise de Conteúdo, com categorização à posteriori. Para análise dos resultados elaborámos tabelas de frequência relativa, a partir das quais estudámos as semelhanças e diferenças entre as percepções da tríade. As principais conclusões revelaram: a) coerência na ausência de experiência na Escola/Comunidade; variação positiva, tipicidade e consciência dos principais problemas identificados; b) semelhança quanto aos problemas de Planeamento de aulas, Condução de ensino (intervenção pedagógica) e Avaliação Formativa; resolução satisfatória e importância/muita importância atribuída aos mesmos; b) divergência quanto aos problemas identificados ao nível da Investigação/Acção (Recursos/Experiências Pessoais) e relação Eu/Outros; factores de variação e causas a eles inerentes - internas/cooperantes; externas/estagiários e supervisores.The purpose of this study was to know the relation between student teachers, cooperating teachers and university supervisors for perspectives of critical incidents, identified by these last ones. As investigation strategy, we decided for the multiple-case study. We brought seven university supervisors, three cooperating teachers and thirty seven student teachers of two public schools of Basic Teachers Education. Methodological support was given by semi-guide interview. All answers were submitted to a Content Analysis with posterior categorisation. For the results debate, we created relative frequency tables that allowed us to find the similar and also contrast between student teachers, cooperating teachers and university supervisors’ perception about the critical incidents. We reached the following general conclusions: a) exist coherency in the absence of the experience in School/Community, the positive variance, typical and a consciousness of the majority of problems that were identified; b) there are similar perspectives to the identification of problems in lesson planning, conducting and evaluation of teaching; the satisfactory resolution by the student teachers; the importance/very importance put on the problems; c) there are divergences about the problems in investigation/action (resources/personal experiences) and the relationship between student teacher and others; factors of variation and the causes for his occurrence.Onofre, Marcos Teixeira de Abreu SoaresRepositório da Universidade de LisboaAlmeida, Maria Manuela da Conceição Luís de2009-06-19T16:24:21Z2009-06-052009-06-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/plaintext/plainapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/mswordapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelhttp://hdl.handle.net/10400.5/1046porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:32:19Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/1046Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:49:16.037552Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Formação inicial de professores e os problemas da prática pedagógica : estudo da relação entre as percepções dos professores estagiários, dos professores cooperantes e dos supervisores |
title |
A Formação inicial de professores e os problemas da prática pedagógica : estudo da relação entre as percepções dos professores estagiários, dos professores cooperantes e dos supervisores |
spellingShingle |
A Formação inicial de professores e os problemas da prática pedagógica : estudo da relação entre as percepções dos professores estagiários, dos professores cooperantes e dos supervisores Almeida, Maria Manuela da Conceição Luís de Formação de professores Percepção Supervisão pedagógica |
title_short |
A Formação inicial de professores e os problemas da prática pedagógica : estudo da relação entre as percepções dos professores estagiários, dos professores cooperantes e dos supervisores |
title_full |
A Formação inicial de professores e os problemas da prática pedagógica : estudo da relação entre as percepções dos professores estagiários, dos professores cooperantes e dos supervisores |
title_fullStr |
A Formação inicial de professores e os problemas da prática pedagógica : estudo da relação entre as percepções dos professores estagiários, dos professores cooperantes e dos supervisores |
title_full_unstemmed |
A Formação inicial de professores e os problemas da prática pedagógica : estudo da relação entre as percepções dos professores estagiários, dos professores cooperantes e dos supervisores |
title_sort |
A Formação inicial de professores e os problemas da prática pedagógica : estudo da relação entre as percepções dos professores estagiários, dos professores cooperantes e dos supervisores |
author |
Almeida, Maria Manuela da Conceição Luís de |
author_facet |
Almeida, Maria Manuela da Conceição Luís de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Maria Manuela da Conceição Luís de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Percepção Supervisão pedagógica |
topic |
Formação de professores Percepção Supervisão pedagógica |
description |
Mestrado em Ciências da Educação na especialidade de Supervisão Pedagógica. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-19T16:24:21Z 2009-06-05 2009-06-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/1046 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/1046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf text/plain text/plain application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/msword application/vnd.ms-excel application/vnd.ms-excel application/vnd.ms-excel application/vnd.ms-excel |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554022284918784 |