Implicações da supervisão dos estagiários no percurso de formação dos professores cooperantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Ermelinda Gonçalves Botelho
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/567
Resumo: Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2008
id RCAP_e5ee637cdfddf4166f5730c81b5b0b03
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/567
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implicações da supervisão dos estagiários no percurso de formação dos professores cooperantesTesesEducação infantilAutoformaçãoProfessoresSupervisãoPrática pedagógicaFormação inicialDissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2008O estudo visa perceber que implicações, ao nível dos processos de autoformação dos professores cooperantes, pode ter a presença de estagiários na sala de aula; saber quais os aspectos do sistema de supervisão que têm mais implicações na atitude reflexiva dos professores cooperantes e que aspectos da organização dos estágios contribuem para a reflexão e mudança das suas práticas. Recorreu-se a um vasto referencial teórico de autores que tratam do pensamento, da teoria e da prática reflexiva, da reflexão na acção e sobre a acção, da supervisão pedagógica e utilizou-se como suporte para a secção da análise e interpretação dos resultados a teoria de Dewey, Nóvoa, Perrenoud, entre outros. Na metodologia recorreu-se ao paradigma qualitativo utilizando-se como estratégia a entrevista semi-estruturada aplicada numa primeira fase individualmente a cinco professores cooperantes e uma professora tutora e posteriormente uma entrevista colectiva de aprofundamento “focus group” a todos os professores cooperantes. Os dados apontam para o facto de a formação contínua de professores, a partir do exercício de supervisão, constituir um excelente momento para o treino da prática reflexiva. Esta prática reflexiva é baseada na revisão e no aprofundamento de conhecimentos resultante da introdução de novos elementos na sala de aula, reuniões, seminários, debate de ideias e práticas, atitudes e questionamento, visão crítica e mutabilidade dos processos e procedimentos de aprendizagem.Vasconcelos, Teresa Maria Sena deSapientiaRosa, Ermelinda Gonçalves Botelho2011-09-07T16:05:01Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/567por373.2 ROS*Imp Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:21Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/567Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:54.815145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implicações da supervisão dos estagiários no percurso de formação dos professores cooperantes
title Implicações da supervisão dos estagiários no percurso de formação dos professores cooperantes
spellingShingle Implicações da supervisão dos estagiários no percurso de formação dos professores cooperantes
Rosa, Ermelinda Gonçalves Botelho
Teses
Educação infantil
Autoformação
Professores
Supervisão
Prática pedagógica
Formação inicial
title_short Implicações da supervisão dos estagiários no percurso de formação dos professores cooperantes
title_full Implicações da supervisão dos estagiários no percurso de formação dos professores cooperantes
title_fullStr Implicações da supervisão dos estagiários no percurso de formação dos professores cooperantes
title_full_unstemmed Implicações da supervisão dos estagiários no percurso de formação dos professores cooperantes
title_sort Implicações da supervisão dos estagiários no percurso de formação dos professores cooperantes
author Rosa, Ermelinda Gonçalves Botelho
author_facet Rosa, Ermelinda Gonçalves Botelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, Teresa Maria Sena de
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Ermelinda Gonçalves Botelho
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Educação infantil
Autoformação
Professores
Supervisão
Prática pedagógica
Formação inicial
topic Teses
Educação infantil
Autoformação
Professores
Supervisão
Prática pedagógica
Formação inicial
description Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2008
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2011-09-07T16:05:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/567
url http://hdl.handle.net/10400.1/567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 373.2 ROS*Imp Cave
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133149462003712