O impacto da equitação terapêutica nos fatores psicomotores em crianças em idade pré-escolar com necessidades especiais : um estudo single-subject
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/20179 |
Resumo: | Dissertação mestrado em Educação Especial - Intervenção Precoce |
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O impacto da equitação terapêutica nos fatores psicomotores em crianças em idade pré-escolar com necessidades especiais : um estudo single-subject376798.2Dissertação mestrado em Educação Especial - Intervenção PrecoceEste estudo pretendeu investigar o impacto que a intervenção psicomotora poderá ter no âmbito da Equitação Terapêutica. Participaram neste estudo quatro crianças (quatro e cinco anos de idade) com necessidades especiais. A metodologia utilizada neste estudo foi o single-subject design, através do ABA, onde o período A consistiu nas avaliações individuais, sem haver intervenção, e o período B consistiu na intervenção, onde os participantes foram expostos ao Plano Psicomotor de Equitação Terapêutica (PPET), baseado na Bateria Psicomotora (Fonseca, 2010) e no Body Skills (Werder & Bruininks, 1988). A intervenção decorreu num período de 12 semanas, em sessões semanais de 1 hora, perfazendo um total de 18 semanas. Os resultados permitiram concluir que: 1) não se verificaram alterações no desempenho ao nível do fator equilibração; 2) relativamente ao fator tonicidade, verificou-se que todas as crianças aumentaram 1 valor (observando-se uma evolução desde uma realização com dificuldades de controlo a uma realização precisa e controlada); 3) relativamente ao fator lateralização, verificou-se que a única criança que não tinha a cotação máxima neste fator, alcançou-a, atingindo um desempenho de realização precisa e controlada; 4) todas as crianças atingiram a cotação máxima na noção do corpo (observando-se uma evolução desde uma realização com dificuldades de controlo a uma realização precisa e controlada); 5) ao nível da estruturação espaciotemporal, uma criança evoluiu de uma realização incompleta e inadequada para uma realização com dificuldades de controlo e outra criança evoluiu de uma realização com dificuldades de controlo a uma realização precisa e controlada; 6) relativamente ao fator praxia global, três crianças evoluiram de uma realização incompleta e inadequada para uma realização com dificuldades de controlo, e uma criança evoluiu desde uma realização com dificuldades de controlo a uma realização completa e adequada; e 7) no fator praxia fina, uma criança evoluiu desde uma realização incompleta e inadequada a uma realização com dificuldades de controlo. Em suma, com a implementação do PPET, observou-se um aumento ao nível do desempenho na tonicidade, lateralização, noção do corpo, estruturação espaciotemporal, praxia global e praxia fina, em todas as crianças, relativamente ao período sem a implementação do PPET salientando-se a importância da Equitação Terapêutica como uma prática eficaz e adequada junto de crianças com esta problemáticas.The aim of this study was to investigate the impact that the psychomotor intervention may have under the Therapeutic Riding. Four children participated in this study (four and five years old) with special needs. The methodology used in this study was the single-subject design, through the ABA, where A was the period of individual assessments, with no intervention, and B consisted of the intervention period, which the implementation of Psychomotor Plan of Therapy Riding (PPTR) based on the Bateria Psicomotora (Fonseca, 2010) and the Body Skills (Werder & Bruininks, 1988). The intervention took place over a period of 12 weeks, in weekly sessions of one hour, with a total of 18 weeks. The results showed that: 1) there was no change in performance in terms of balancing factor, 2) in relation to tone, it was found that all children increased one value (with an evolution from a realization with control problems achieving a precise and controlled movement), 3) for the lateralization factor, it was found that the only child who did not reach the maximum performance before, achieved a performance precise and controlled, 4) all children reached the maximum performance in the notion of the body (with an evolution from a realization with control dificulties to a precise and controlled movement), 5) in relation to the spatio-temporal structure, one child went from an incomplete and inadequate performance to one with difficulties on control, and another child went from difficulties with control to a realization precise and controlled, 6) for the gross motor skills, three children evolved from an incomplete and inadequate performance to a realization with control problems, and another went from a performance with difficulties in control to a performance complete and adequate, and 7) in fine motor skills, one child went from a performance incomplete and inadequate to a realization with control problems. In sum, with the implementation of PPTR, there was an overall increasement in performance in tone, lateralization, notion of the body, spatio-temporal structure, gross motor skills and fine motor skills for all children in comparison with the period without the implementation of PPTR. Therefore, this study illustrates the importance of Therapeutic Riding as an effective and appropriate practice with children with special needs.Santos, Anabela Cruz dosSantos, SofiaUniversidade do MinhoMartinho, Vanessa20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/20179porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20179Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:39.678925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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