Reciclagem de polímeros : uma abordagem em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Paula Maria Dias de Castro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/22990
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)
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spelling Reciclagem de polímeros : uma abordagem em contexto escolar621.798628.477.6Dissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)O volume de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente nas últimas décadas. Se por um lado estas embalagens facilitam o transporte e asseguram as condições de conservação e higiene dos produtos, por outro, provocam problemas com a qualidade e quantidade de resíduos produzidos, uma vez que estes na sua maioria não são biodegradáveis e são de difícil destruição. Na sequência desta problemática surge a reciclagem como tentativa de minimizar os malefícios ambientais que surgiram com o uso massivo de embalagens. Com o presente trabalho pretendeu-se identificar quais os principais polímeros que constituem os resíduos/embalagens mais consumidos numa escola, estudar as condições que a Escola Secundária de Ponte de Lima oferece para a reciclagem, avaliar a sensibilidade dos alunos face ao tema e compreender a importância do trabalho experimental na aquisição de conhecimentos. Todos estes parâmetros têm como objetivo comum dar um contributo na abordagem da Unidade 3: Plásticos, Vidros e Novos Materiais do programa da disciplina de Química 12º ano, lecionado atualmente. Nesse sentido procedeu-se à recolha de resíduos/embalagens de ecopontos amarelo da escola (embalagens de iogurte sólido, iogurte líquido, mousse de chocolate, garrafa de água, creme das mãos, isolante de fio condutor e palhinha de sumo) os quais foram posteriormente avaliados através de testes físico-químicos, espectroscopia de infravermelho e calorimetria diferencial de varrimento, de forma a serem identificados os principais polímeros constituintes dos resíduos/embalagens. Comprovou-se que os polímeros utilizados são: poli(estireno), poli(tereftalato de etilo), poli(etileno) de alta e baixa densidade, poli(propileno) e poli(cloreto de vinilo). Paralelamente aplicou-se o trabalho laboratorial de identificação de polímeros por testes físico-químicos em contexto de sala de aula, com as duas turmas de 12.º ano de Química da Escola Secundária de Ponte de Lima. De forma a avaliar a utilidade da atividade laboratorial na aquisição de conhecimentos, aplicou-se o mesmo inquérito antes e após a atividade, tendo-se verificado um aumento de 28 % nas respostas corretas no segundo inquérito face ao primeiro. Foi possível concluir que a atividade laboratorial é, sem dúvida, um excelente meio para o desenvolvimento da competência de aprender.The volume of packaging and disposable products has increased significantly in recent decades. If, on one hand, this facilitates transport packaging and storage conditions, ensure product hygiene and, secondly, cause problems with the quality and amount of waste, since they mostly are not biodegradable and are difficult to destroy. Following this issue arises recycling as an attempt to minimize the environmental harm that arose with massive use of packaging. The present work aimed to identify which major polymers that constitute waste packaging are more consumed in school, study the conditions that the High School of Ponte de Lima offers for recycling, to evaluate the sensitivity of the same students face and understand the importance of experimental work in knowledge acquisition. All these parameters have the common objective to contribute in addressing the Unit 3: Plastics, Glass and New Materials from the syllabus of Chemistry 12th year, currently taught. Accordingly proceeded to collect waste packaging of yellow ecopoints (packs of yoghurt solid, liquid yogurt, chocolate mousse, water bottle, hand cream, insulating thread and straw juice) which were subsequently evaluated through physico-chemical, infrared spectroscopy and differential scanning calorimetry, in order to identify the major constituents of the waste polymer package. It was shown that the polymers used are: poly(styrene), poly(ethylene terephthalate), poly(ethylene) of high and low density, poly(propylene) and poly(vinyl chloride). Alongside applied the laboratory work of identifying polymers by physico-chemical tests in the classroom, with two classes of Chemistry 12th year of High School of Ponte de Lima. In order to evaluate the usefulness of laboratory activity in the acquisition of knowledge, we applied the same survey before and after it, having been a 28 % increase in correct answers in the second compared to the first survey. It was concluded that the laboratory activity is undoubtedly an excellent way to develop the competence to learn.Botelho, GabrielaSilva, Maria ManuelaUniversidade do MinhoAlmeida, Paula Maria Dias de Castro20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/22990porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/22990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:48.621195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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