Dar a conhecer : a informação que liga as escolas do agrupamento de Marrazes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardino, Fernando Manuel Henriques, 1964-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5980
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_19dea672a98f778ef5962fb46afe36d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5980
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dar a conhecer : a informação que liga as escolas do agrupamento de MarrazesNovas tecnologias da informação e da comunicaçãoMultimédiaEdição electrónicaTrabalhos de projecto de mestrado - 2011Trabalho de projecto de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011O presente trabalho de projecto desenvolveu-se no Agrupamento de Escolas de Marrazes, Leiria, tendo-se organizado em torno da implementação de uma plataforma colaborativa online para publicação e divulgação de informação sobre as actividades e as iniciativas das diferentes escolas do Agrupamento do 1º Ciclo e dos 2º e 3º Ciclos, ligando-se igualmente à avaliação do impacto percepcionado de tal iniciativa durante o ano lectivo de 2010/2011. O projecto nasce da necessidade evidenciada pelos professores do Agrupamento da existência de uma página web de comunicação e partilha de conteúdos com vista a dar uma maior visibilidade ao Agrupamento junto da comunidade local e exterior e de manter também toda a informação centralizada na página online. A participação na publicação de artigos foi aberta a todos os professores e alunos e também a agentes associados á comunidade local, como as associações de pais ou outros agentes educativos envolvidos com a actividade do Agrupamento. A base tecnológica assenta no software Joomla, seguindo o princípio de código aberto (open source) que permite integrar um conjunto de módulos e componentes que facilitam a edição e publicação de informação multimédia. A avaliação da implementação do projecto foi feita com base na análise dos conteúdos públicos da plataforma em causa e através da aplicação de questionários em dois momentos diferentes do projecto, previamente à: implementação do projecto, com o propósito de diagnosticar a pertinência do projecto evidenciada pelos professores, e posteriormente à implementação da plataforma, com o propósito de analisar a percepção que os professores tinham do impacto conseguido com o projecto em causa.The present project was carried out in the “Agrupamento de Escolas de Marrazes” (Group of Schools) in Leiria, having been organized around the implementation of a online collaborative platform aiming to support the publication and dissemination of the information about the activities and the initiatives at the different f 1st cycle and 2nd and 3rd cycles schools, and equally concerned the evaluation of the perceived impact of such initiative during the 2010-2011 school year. The project arises from teachers’ need of a webpage for communication and content sharing, which also aimed to promote a wider visibility for the Schools’ Group inside and outside the community and also to keep all the information centralized in the web page. The Participation in the publishing activity was opened to all teachers, students and also to other local community agents, such as the parent’s associations or other educational agents involved with the Group activity. The technological base of the project lies on the Joomla software, a online platform that follows the open source principles and which allows to integrate a set of modules and components that facilitates the edition and publication of the multimedia information. The evaluation of the project implementation was based on the analysis of the public contents published on the platform and also on the application of questionnaires in two different moments of the project: before the implementation of the platform, with the purpose of diagnosing the relevancy of the project evidenced by the teachers, and after the implementation of the platform, with the aim of analyzing the perception that teachers had of the impact achieved by the referred project.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaBernardino, Fernando Manuel Henriques, 1964-2012-04-16T11:46:13Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5980porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:08Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5980Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:10.606457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dar a conhecer : a informação que liga as escolas do agrupamento de Marrazes
title Dar a conhecer : a informação que liga as escolas do agrupamento de Marrazes
spellingShingle Dar a conhecer : a informação que liga as escolas do agrupamento de Marrazes
Bernardino, Fernando Manuel Henriques, 1964-
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Multimédia
Edição electrónica
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
title_short Dar a conhecer : a informação que liga as escolas do agrupamento de Marrazes
title_full Dar a conhecer : a informação que liga as escolas do agrupamento de Marrazes
title_fullStr Dar a conhecer : a informação que liga as escolas do agrupamento de Marrazes
title_full_unstemmed Dar a conhecer : a informação que liga as escolas do agrupamento de Marrazes
title_sort Dar a conhecer : a informação que liga as escolas do agrupamento de Marrazes
author Bernardino, Fernando Manuel Henriques, 1964-
author_facet Bernardino, Fernando Manuel Henriques, 1964-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardino, Fernando Manuel Henriques, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias da informação e da comunicação
Multimédia
Edição electrónica
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
topic Novas tecnologias da informação e da comunicação
Multimédia
Edição electrónica
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
description Trabalho de projecto de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-04-16T11:46:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5980
url http://hdl.handle.net/10451/5980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134200639520768