As tecnologias de informação e comunicação juntamente com o fórum na promoção da formação contínua de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Susana Cristina Cavaco, 1981-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6305
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_af73f7c3a2895b8933b5ca8184ab4845
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6305
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As tecnologias de informação e comunicação juntamente com o fórum na promoção da formação contínua de professoresFormação contínua de professoresNovas tecnologias da informação e da comunicaçãoInovação tecnológica - PortugalTrabalhos de projecto de mestrado - 2011Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011A formação contínua de professores é uma área sobre a qual a investigação se debruçou por inúmeras vezes, produzindo diversificados resultados. As estratégias e recursos formativos não marcam pela diversidade e nelas as T.I.C. têm sido muito pouco exploradas. A formação contínua revela dificuldades em conseguir preparar os professores para utilizarem as T.I.C., quer em sala de aula quer em momentos de formação. O nosso projeto pretende contribuir para uma mudança na forma como as T.I.C. são entendidas na formação contínua de professores. Para tal desenvolvemos um projeto centrado na criação e animação de um fórum, aberto à participação de um grupo de professores em exercício. Procedemos à análise das participações e, no sentido de conhecermos a opinião dos sujeitos envolvidos, nomeadamente o seu grau de satisfação em participar no fórum e a sua perspetiva quanto ao contributo que as T.I.C. podem dar nas formações contínuas de professores. Optou‐se por seguir uma investigação inscrita no paradigma interpretativo, seguindo numa metodologia mista: recorremos à análise de conteúdo e os dados obtidos por questionário foram auferidos por análise estatística simples. Os resultados que daqui advieram, mostram que as novas tecnologias são uma estratégia e um recurso válido na dinamização de ações formativas; e que os professores estão motivados e preparados para realizar formação contínua onde as T.I.C. são a estratégia formativa e o fórum o recurso formativo. Também demonstrámos que os professores têm ao seu dispor um dispositivo formativo que vai ao encontro das exigências e das inovações que a sociedade da informação introduz. Embora este projeto apresente algumas limitações, concluímos que conseguimos providenciar um conjunto de pistas e desafios que esperamos que sejam aceites e posteriormente utilizados em estudos futuros, sempre com o intuito de melhorar e atualizar a formação contínua de professores por via da valorização das tecnologias da informação e comunicação.The continuous formation of teachers is an area over which the investigation had research numerous times, producing diversified results. The strategies and formative resources do not mark them for diversity and ICT have been little explored. The continuous formation of teachers reveals difficulties in preparing teachers to use ICT, in the classroom or in times of formation. Our project aims to contribute to a change in how ICT are understood in the continuous formation of teachers. For such we develop a project focused on creating and animation of a forum, opened to the participation of a group of practicing teachers. We conducted our analysis of share, and in order to know the opinions of the individuals involved, namely their level of satisfaction to participate in forum and its perspective as to the contribution that ICT can provide in continuous formations of teachers. We chosen to follow a research entered in the interpretive paradigm, following a mixed methodology: we resort to the content analysis and the data obtained by questionnaire were earned by simple statistical analysis. The further results show that new technologies are a strategy and a valuable resource in dynamic of continuous formation actions; and the teachers are motivated and prepared to carry out continuous formation where ICT are the formative strategy and forum the formative resource. We also demonstrated that teachers have at their disposal a formative device that meets the requirements and innovations that information society brings. Although this project present some limitations, we conclude that we could provide a set of clues and challenges that we hope that will be accepted and after used in future studies, always aiming to improve and update the continuous formation of teachers through the enhancement of information’s technology and communication.Rodrigues, Ângela, 1948-Repositório da Universidade de LisboaMarques, Susana Cristina Cavaco, 1981-2012-05-14T12:27:37Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6305porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:28.739824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias de informação e comunicação juntamente com o fórum na promoção da formação contínua de professores
title As tecnologias de informação e comunicação juntamente com o fórum na promoção da formação contínua de professores
spellingShingle As tecnologias de informação e comunicação juntamente com o fórum na promoção da formação contínua de professores
Marques, Susana Cristina Cavaco, 1981-
Formação contínua de professores
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Inovação tecnológica - Portugal
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
title_short As tecnologias de informação e comunicação juntamente com o fórum na promoção da formação contínua de professores
title_full As tecnologias de informação e comunicação juntamente com o fórum na promoção da formação contínua de professores
title_fullStr As tecnologias de informação e comunicação juntamente com o fórum na promoção da formação contínua de professores
title_full_unstemmed As tecnologias de informação e comunicação juntamente com o fórum na promoção da formação contínua de professores
title_sort As tecnologias de informação e comunicação juntamente com o fórum na promoção da formação contínua de professores
author Marques, Susana Cristina Cavaco, 1981-
author_facet Marques, Susana Cristina Cavaco, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Ângela, 1948-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Susana Cristina Cavaco, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação contínua de professores
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Inovação tecnológica - Portugal
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
topic Formação contínua de professores
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Inovação tecnológica - Portugal
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
description Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-05-14T12:27:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6305
url http://hdl.handle.net/10451/6305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134204194193408