A exploração tímbrica e o recurso a técnicas expandidas na multipercussão: um contributo didático para o ensino secundário de percussão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/20812 |
Resumo: | O presente relatório, estruturado em três partes, reflete a Prática de Ensino Supervisionada realizada na Academia de Música de Espinho, no ano letivo de 2021/2022. No primeiro capítulo, é realizada uma caracterização da instituição onde decorreu o estágio, enquanto o segundo relata o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo no âmbito da Prática Educativa Supervisionada. Por último, o terceiro capítulo descreve o plano de intervenção realizado através do desenvolvimento de um método de estudos contemporâneos para multipercussão e a respetiva aplicação no contexto de aula. |
id |
RCAP_19df9329fad468d0813cb68e4d46bd0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20812 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A exploração tímbrica e o recurso a técnicas expandidas na multipercussão: um contributo didático para o ensino secundário de percussãoEnsino da músicaDidática da percussãoMétodo de estudos para multipercussãoExploração tímbricaTécnicas expandidasMusic teachingPercussions didacticsStudy method for multipercussionTimbre explorationExpanded techniquesO presente relatório, estruturado em três partes, reflete a Prática de Ensino Supervisionada realizada na Academia de Música de Espinho, no ano letivo de 2021/2022. No primeiro capítulo, é realizada uma caracterização da instituição onde decorreu o estágio, enquanto o segundo relata o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo no âmbito da Prática Educativa Supervisionada. Por último, o terceiro capítulo descreve o plano de intervenção realizado através do desenvolvimento de um método de estudos contemporâneos para multipercussão e a respetiva aplicação no contexto de aula.The following report, structured in three parts, reflects on the Supervised Teaching Practice done at Academia de Música de Espinho in the 2021/2022 academic year. In the first chapter, a characterisation of the institution where the internship took place is carried out, whereas, the second chapter reports the work developed throughout the academic year, within the scope of Supervised Teaching Practice. Lastly, the third chapter describes the intervention plan conducted through the development of a method of contemporary studies for multipercussion and its application in a lesson environment.Campos, Manuel António Veríssimo deCardinho, EduardoAlves, JoaquimSimões, NunoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Jorge Miguel Rodrigues2022-09-06T13:53:37Z2022-07-192022-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20812TID:203055519porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:16:22Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:54.544165Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A exploração tímbrica e o recurso a técnicas expandidas na multipercussão: um contributo didático para o ensino secundário de percussão |
title |
A exploração tímbrica e o recurso a técnicas expandidas na multipercussão: um contributo didático para o ensino secundário de percussão |
spellingShingle |
A exploração tímbrica e o recurso a técnicas expandidas na multipercussão: um contributo didático para o ensino secundário de percussão Pereira, Jorge Miguel Rodrigues Ensino da música Didática da percussão Método de estudos para multipercussão Exploração tímbrica Técnicas expandidas Music teaching Percussions didactics Study method for multipercussion Timbre exploration Expanded techniques |
title_short |
A exploração tímbrica e o recurso a técnicas expandidas na multipercussão: um contributo didático para o ensino secundário de percussão |
title_full |
A exploração tímbrica e o recurso a técnicas expandidas na multipercussão: um contributo didático para o ensino secundário de percussão |
title_fullStr |
A exploração tímbrica e o recurso a técnicas expandidas na multipercussão: um contributo didático para o ensino secundário de percussão |
title_full_unstemmed |
A exploração tímbrica e o recurso a técnicas expandidas na multipercussão: um contributo didático para o ensino secundário de percussão |
title_sort |
A exploração tímbrica e o recurso a técnicas expandidas na multipercussão: um contributo didático para o ensino secundário de percussão |
author |
Pereira, Jorge Miguel Rodrigues |
author_facet |
Pereira, Jorge Miguel Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Manuel António Veríssimo de Cardinho, Eduardo Alves, Joaquim Simões, Nuno Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Jorge Miguel Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da música Didática da percussão Método de estudos para multipercussão Exploração tímbrica Técnicas expandidas Music teaching Percussions didactics Study method for multipercussion Timbre exploration Expanded techniques |
topic |
Ensino da música Didática da percussão Método de estudos para multipercussão Exploração tímbrica Técnicas expandidas Music teaching Percussions didactics Study method for multipercussion Timbre exploration Expanded techniques |
description |
O presente relatório, estruturado em três partes, reflete a Prática de Ensino Supervisionada realizada na Academia de Música de Espinho, no ano letivo de 2021/2022. No primeiro capítulo, é realizada uma caracterização da instituição onde decorreu o estágio, enquanto o segundo relata o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo no âmbito da Prática Educativa Supervisionada. Por último, o terceiro capítulo descreve o plano de intervenção realizado através do desenvolvimento de um método de estudos contemporâneos para multipercussão e a respetiva aplicação no contexto de aula. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-06T13:53:37Z 2022-07-19 2022-07-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/20812 TID:203055519 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/20812 |
identifier_str_mv |
TID:203055519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131497179906048 |