Educação para a cidadania - Formação dos professores e alunos para uma cidadania ativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47198 |
Resumo: | Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_19faf512219ed5722e15909cda93cd6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/47198 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação para a cidadania - Formação dos professores e alunos para uma cidadania ativaEducação para a cidadaniaFormaçãoEscolaCidadãosRelatórios de estágio de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente Relatório de Estágio apresenta e reflete sobre o trabalho desenvolvido no âmbito de um projeto da Fundação Cidade de Lisboa e enquadra-o na problemática da Educação para a Cidadania e do seu papel na construção de cidadãos do século XXI. Com a introdução da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento nos currículos escolares, a formação de professores na área da educação para a cidadania tornou-se fundamental para melhor prepará-los a lecionar aquela nova disciplina. A Escola apresenta-se como um local privilegiado para o desenvolvimento de cidadãos ativos e responsáveis pelas suas comunidades. Este tipo de cidadão é cada vez mais requerido, especialmente nos tempos atuais onde enfrentamos uma Pandemia (COVID-19) que tem afetado a vida de muitas pessoas em diferentes níveis. O trabalho desenvolvido neste estágio contemplou três grandes linhas de ação: a conceção de uma ação de formação, na modalidade de curso, na área de Cidadania e Desenvolvimento para professores das escolas (de dois agrupamentos de escolas) afetas ao projeto; a dinamização de sessões para alunos, sobre variadas temáticas da cidadania; o processo de seleção e formação, na área da cidadania, de um grupo de voluntários para apoiar as sessões de formação com os professores e os alunos.The current Internship Report contemplates the theme of Education for Citizenship and its role on the construction of XXI century citizens, contextualized in a project of Fundação Cidade de Lisboa, with two groups of schools in Lisbon. Since the introduction of the subject Citizenship and Development on school curriculums, the instruction of teachers in this field has become fundamental for a better pedagogical approach. The School is a priviliged space for the development of active and responsable citizens for their communities. This kind of citizen has become more required, especialy in these times where we face a pandemic (COVID-19) which has affected the life of many people in various levels. The work elaborated in this internship contemplates three big aspects: the creation of a course on Citizenship and Development for teachers in the selected schools of the project, a production of dynamic sessions about citizenship thematics for the students, and the establishement of a volunteer nucleus in citizenship to support various work during the project.Sobral, Catarina Micaela dos Santos, 1979-Caetano, Ana Paula, 1962-Repositório da Universidade de LisboaTomé, Cláudia Sofia Marcelino2021-04-01T09:45:41Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47198TID:202970256porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47198Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:14.411640Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para a cidadania - Formação dos professores e alunos para uma cidadania ativa |
title |
Educação para a cidadania - Formação dos professores e alunos para uma cidadania ativa |
spellingShingle |
Educação para a cidadania - Formação dos professores e alunos para uma cidadania ativa Tomé, Cláudia Sofia Marcelino Educação para a cidadania Formação Escola Cidadãos Relatórios de estágio de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Educação para a cidadania - Formação dos professores e alunos para uma cidadania ativa |
title_full |
Educação para a cidadania - Formação dos professores e alunos para uma cidadania ativa |
title_fullStr |
Educação para a cidadania - Formação dos professores e alunos para uma cidadania ativa |
title_full_unstemmed |
Educação para a cidadania - Formação dos professores e alunos para uma cidadania ativa |
title_sort |
Educação para a cidadania - Formação dos professores e alunos para uma cidadania ativa |
author |
Tomé, Cláudia Sofia Marcelino |
author_facet |
Tomé, Cláudia Sofia Marcelino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sobral, Catarina Micaela dos Santos, 1979- Caetano, Ana Paula, 1962- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomé, Cláudia Sofia Marcelino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação para a cidadania Formação Escola Cidadãos Relatórios de estágio de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação para a cidadania Formação Escola Cidadãos Relatórios de estágio de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-01T09:45:41Z 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/47198 TID:202970256 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/47198 |
identifier_str_mv |
TID:202970256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134538249535488 |