Educação para a cidadania - Formação dos professores e alunos para uma cidadania ativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomé, Cláudia Sofia Marcelino
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47198
Resumo: Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_19faf512219ed5722e15909cda93cd6e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/47198
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação para a cidadania - Formação dos professores e alunos para uma cidadania ativaEducação para a cidadaniaFormaçãoEscolaCidadãosRelatórios de estágio de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente Relatório de Estágio apresenta e reflete sobre o trabalho desenvolvido no âmbito de um projeto da Fundação Cidade de Lisboa e enquadra-o na problemática da Educação para a Cidadania e do seu papel na construção de cidadãos do século XXI. Com a introdução da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento nos currículos escolares, a formação de professores na área da educação para a cidadania tornou-se fundamental para melhor prepará-los a lecionar aquela nova disciplina. A Escola apresenta-se como um local privilegiado para o desenvolvimento de cidadãos ativos e responsáveis pelas suas comunidades. Este tipo de cidadão é cada vez mais requerido, especialmente nos tempos atuais onde enfrentamos uma Pandemia (COVID-19) que tem afetado a vida de muitas pessoas em diferentes níveis. O trabalho desenvolvido neste estágio contemplou três grandes linhas de ação: a conceção de uma ação de formação, na modalidade de curso, na área de Cidadania e Desenvolvimento para professores das escolas (de dois agrupamentos de escolas) afetas ao projeto; a dinamização de sessões para alunos, sobre variadas temáticas da cidadania; o processo de seleção e formação, na área da cidadania, de um grupo de voluntários para apoiar as sessões de formação com os professores e os alunos.The current Internship Report contemplates the theme of Education for Citizenship and its role on the construction of XXI century citizens, contextualized in a project of Fundação Cidade de Lisboa, with two groups of schools in Lisbon. Since the introduction of the subject Citizenship and Development on school curriculums, the instruction of teachers in this field has become fundamental for a better pedagogical approach. The School is a priviliged space for the development of active and responsable citizens for their communities. This kind of citizen has become more required, especialy in these times where we face a pandemic (COVID-19) which has affected the life of many people in various levels. The work elaborated in this internship contemplates three big aspects: the creation of a course on Citizenship and Development for teachers in the selected schools of the project, a production of dynamic sessions about citizenship thematics for the students, and the establishement of a volunteer nucleus in citizenship to support various work during the project.Sobral, Catarina Micaela dos Santos, 1979-Caetano, Ana Paula, 1962-Repositório da Universidade de LisboaTomé, Cláudia Sofia Marcelino2021-04-01T09:45:41Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47198TID:202970256porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47198Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:14.411640Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação para a cidadania - Formação dos professores e alunos para uma cidadania ativa
title Educação para a cidadania - Formação dos professores e alunos para uma cidadania ativa
spellingShingle Educação para a cidadania - Formação dos professores e alunos para uma cidadania ativa
Tomé, Cláudia Sofia Marcelino
Educação para a cidadania
Formação
Escola
Cidadãos
Relatórios de estágio de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Educação para a cidadania - Formação dos professores e alunos para uma cidadania ativa
title_full Educação para a cidadania - Formação dos professores e alunos para uma cidadania ativa
title_fullStr Educação para a cidadania - Formação dos professores e alunos para uma cidadania ativa
title_full_unstemmed Educação para a cidadania - Formação dos professores e alunos para uma cidadania ativa
title_sort Educação para a cidadania - Formação dos professores e alunos para uma cidadania ativa
author Tomé, Cláudia Sofia Marcelino
author_facet Tomé, Cláudia Sofia Marcelino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sobral, Catarina Micaela dos Santos, 1979-
Caetano, Ana Paula, 1962-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomé, Cláudia Sofia Marcelino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para a cidadania
Formação
Escola
Cidadãos
Relatórios de estágio de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação para a cidadania
Formação
Escola
Cidadãos
Relatórios de estágio de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-01T09:45:41Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/47198
TID:202970256
url http://hdl.handle.net/10451/47198
identifier_str_mv TID:202970256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134538249535488