A expansão e o multiculturalismo nos séculos XV e XVI - A história na educação para a cidadania
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/53860 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
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A expansão e o multiculturalismo nos séculos XV e XVI - A história na educação para a cidadaniaHistória - Estudo e ensinoCidadaniaEducação para a cidadaniaEducação interculturalRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente Relatório de Prática Letiva Supervisionada - A Expansão e o Multiculturalismo nos séculos XV e XVI – A História na Educação para a Cidadania - realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, teve a orientação do Professor Doutor Miguel Monteiro, coordenador do respetivo Mestrado. Como premissa na edificação do presente relatório, procurámos refletir sobre o contributo que o Ensino da História poderá ter para uma formação para uma cidadania consciente e ativa, através da exploração didática de temáticas inseridas no Currículo Nacional do Ensino Básico e nas Metas Curriculares para o 3º Ciclo, capazes de proporcionar um processo de ensino-aprendizagem que ultrapasse uma dimensão exclusivamente científica e coloque os alunos a reflectir sobre o mundo que os rodeia. Neste sentido, a educação histórica foi aqui utilizada com o sentido de possibilitar o cumprimento destes propósitos, recorrendo a metodologias ativas, centradas no aluno, para a estruturação de um ensino promotor do desenvolvimento de um espirito crítico e alicerçado numa mensagem de tolerância e aceitação perante a afirmação de sociedades cada vez mais pluralistas e heterogéneas. No âmbito da Iniciação à Prática Profissional II, dei continuidade ao trabalho desenvolvido no ano letivo de 2018/2019, ministrando 8 sessões à turma do 8ºA, no ano letivo de 2019/2020, na Escola Básica do Alto dos Moinhos. Ao longo das sessões lecionadas, procurei conferir utilidade ao estudo da História, procurando incluir os alunos no processo de construção do conhecimento Histórico como necessário para uma adequada reflexão relativa a fenómenos sociais que se vislumbram nos dias que correm, cuja origem se encontra no período histórico em análise ao longo das sessões ministradas no PES.This Supervised School Practice Report - Expansion and Multiculturalism in the 15th and 16th centuries - History in Citizenship Education - carried out in the framework of the master’s degree in History Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, was guided by Professor Dr. Miguel Monteiro, coordinator of the respective master’s degree. As a premise in the building of this report, we tried to reflect on the contribution that the Teaching of History may have to a formation for a conscious and active citizenship, through the didactic exploration of themes inserted in the National Curriculum of Basic Education and in the Curricular Goals for the 3rd Cycle, capable of providing a teaching-learning process that goes beyond an exclusively scientific dimension and puts students to reflect on the world that surrounds them. In this sense, historical education was used here with the sense of enabling the fulfillment of these purposes, using active methodologies, centered on the student, for the structuring of a teaching promoting the development of a critical spirit and based on a message of tolerance and acceptance before the affirmation of societies increasingly pluralistic and heterogeneous. In the context of the Initiation to Professional Practice II, I continued the work developed in the school year 2018/2019, teaching 8 sessions to the class of 8ºA, in the school year 2019/2020, at the Elementary School of Alto dos Moínhos. Throughout the sessions taught, I tried to make use of the study of history, trying to include students in the process of construction of historical knowledge as necessary for an adequate reflection on social phenomena that are envisioned in the present day, whose origin is in the historical period under analysis throughout the sessions taught in pes.Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Bernardo Salvador Bento da2022-07-19T11:58:48Z20212021-10-252021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53860porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:00:04Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53860Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:50.263926Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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