Uma aventura: um projeto de escrito implementado no 4.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Andreia Filipa Andrade
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10952
Resumo: Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_19fce9685b19e48c0ce2089ab61a9da0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10952
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma aventura: um projeto de escrito implementado no 4.º ano de escolaridadeAteliêsEscrita CriativaNarrativa de aventurasCompetência textual.AteliersCreative writingAdventure narrativeText competenceRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoNo âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) foi proposta a elaboração do presente Relatório Final (RF). O RF encontra-se estruturado em duas partes. Na primeira parte, apresentarse- á a intervenção pedagógica realizada no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino Básico. Seguidamente, será apresentada uma análise crítica referente à prática ocorrida em ambos os contextos. No 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) a intervenção ocorreu numa turma do 4.º de escolaridade numa instituição privada e no 2.º CEB ocorreu em duas turmas do 5.º ano de escolaridade, numa instituição pública. A segunda parte do RF inclui uma dimensão investigativa, sendo que se pretende avaliar se a implementação de ateliês de escrita criativa pode contribuir para o desenvolvimento da competência textual de uma turma do 4.º ano, nomeadamente, no âmbito da competência narrativa. Sendo a competência escrita essencial na vida de qualquer ser humano, dada a Sociedade do Conhecimento em que se vive é crucial desenvolver nos alunos um conjunto de competências de escrita que permitam que se torne num indivíduo culto e com um papel ativo na sociedade. Como tal, considerou-se interessante investigar se a implementação de ateliês de escrita criativa seria uma boa estratégia para o desenvolvimento da competência textual narrativa, pois, geralmente, é a mais trabalhada com os alunos. Dessa forma, começou por se fazer uma recolha inicial, a partir de uma instrução dada. Analisaram-se essas produções, tendo-se identificado alguns problemas, sobretudo no que se refere à extensão das mesmas. Posteriormente, implementaram-se três ateliês de escrita criativa, sendo que em cada um deles foram apresentadas propostas de escrita consideradas interessantes e desafiantes para o público em causa. Mais tarde, fez-se uma recolha final, sendo a instrução igual à da recolha inicial. Para se analisarem os dados recolhidos recorreu-se à construção de grelhas e gráficos que permitiram concluir que a implementação de ateliês de escrita criativa melhoraram a qualidade das narrativas de aventuras do 4.º ano na maioria dos indicadores definidos.ABSTRACT This final report was proposed within the scope of the Curricular Unit Supervised Teaching Practise II. It is structured in two parts. In the first part, we will present the pedagogical intervention carried out in the 1st and 2nd Basic Education Cycle. Then, a critical analysis will be presented regarding the practise that occurred in both contexts. In the 1st Basic Education Cycle the intervention occurred in a 4th grade class in a private institution and in the 2nd Basic Education Cycle occurred in two 5th grade classes, in a public institution. The second part of the final report includes an investigative property and is intended to evaluate if the implementation of creative writing workshops can contribute to the development of textual competence in students of a fourth-grade class, specifically, narrative competence. Considering that written competence is essential in the life of any human being, given the Knowledge-based Society in which we live, it is crucial to develop in students a set of writing skills that allow them to become educated individuals with an active role in society. As such, we considered it interesting to investigate whether the implementation of creative writing workshops would be a good strategy for the development of textual narrative competence, since this competence is usually the most trained and developed with students. In this way, an initial survey initiated, beginning with a specific given instruction. These developments were analysed, and some problems were identified, namely in respect to their extension. Subsequently, three creative writing workshops were implemented, each of which presented writing proposals considered interesting and challenging for the target audience. Later, a final survey was made, using the same instruction given initially. In order to analyse the collected data, we created graphs and chats that allowed us to conclude that the implementation of creative writing workshops improved the quality of the narratives of 4th graders in most of the evaluated indicators.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaSilva, EncarnaçãoRCIPLRodrigues, Andreia Filipa Andrade2020-01-08T10:16:30Z2019-07-182019-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10952TID:202335283porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10952Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:18.153706Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma aventura: um projeto de escrito implementado no 4.º ano de escolaridade
title Uma aventura: um projeto de escrito implementado no 4.º ano de escolaridade
spellingShingle Uma aventura: um projeto de escrito implementado no 4.º ano de escolaridade
Rodrigues, Andreia Filipa Andrade
Ateliês
Escrita Criativa
Narrativa de aventuras
Competência textual.
Ateliers
Creative writing
Adventure narrative
Text competence
title_short Uma aventura: um projeto de escrito implementado no 4.º ano de escolaridade
title_full Uma aventura: um projeto de escrito implementado no 4.º ano de escolaridade
title_fullStr Uma aventura: um projeto de escrito implementado no 4.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Uma aventura: um projeto de escrito implementado no 4.º ano de escolaridade
title_sort Uma aventura: um projeto de escrito implementado no 4.º ano de escolaridade
author Rodrigues, Andreia Filipa Andrade
author_facet Rodrigues, Andreia Filipa Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Encarnação
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Andreia Filipa Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Ateliês
Escrita Criativa
Narrativa de aventuras
Competência textual.
Ateliers
Creative writing
Adventure narrative
Text competence
topic Ateliês
Escrita Criativa
Narrativa de aventuras
Competência textual.
Ateliers
Creative writing
Adventure narrative
Text competence
description Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-18
2019-07-18T00:00:00Z
2020-01-08T10:16:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10952
TID:202335283
url http://hdl.handle.net/10400.21/10952
identifier_str_mv TID:202335283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133459712573440