Falar para escrever - uma estratégia de desenvolvimento da escrita de narrativas no 4º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Sofia Andrez
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30403
Resumo: O tema deste Relatório de Investigação na área da didática do Português é a escrita criativa por meio do método imitar, inovar e inventar, escritos por alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo. Foram enunciados como objetivos desta investigação: desenvolver o gosto pela escrita e pela criação de produções textuais; compreender a importância das etapas de produção textual: planificação, textualização e revisão; criar oportunidades de escrita com sentido para os alunos e, por fim, desenvolver competências de trabalho colaborativo. O quadro teórico de referência apresenta uma da literatura que sustenta esta investigação da didática da escrita, sendo abordadas as dimensões da aprendizagem escrita, a escrita como processo; a narrativa e o que ocorre da oralidade à escrita. A metodologia desta investigação assume uma abordagem qualitativa, tendo como finalidade refletir sobre a prática, ou seja, o que se realizou no decorrer do estágio, requerendo um olhar crítico e reflexivo sobre a realidade vivenciada nesse período. A apresentação e interpretação dos dados da intervenção indica que a utilização do método imitar, inovar e inventar contribui para o melhoramento dos textos dos alunos, sendo possível afirmar que os alunos são mais eficientes quando colocados a escrever livremente, conclui-se também que tanto os alunos com dificuldades como os alunos sem dificuldades conseguiram melhorar os seus textos.
id RCAP_ff3dd96be19db3622b42e20686ffea55
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30403
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Falar para escrever - uma estratégia de desenvolvimento da escrita de narrativas no 4º ano de escolaridadeOralidadeEscritaEscrita criativaTexto narrativo1º CicloOralityWritingCreative writingNarrative text1st CycleO tema deste Relatório de Investigação na área da didática do Português é a escrita criativa por meio do método imitar, inovar e inventar, escritos por alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo. Foram enunciados como objetivos desta investigação: desenvolver o gosto pela escrita e pela criação de produções textuais; compreender a importância das etapas de produção textual: planificação, textualização e revisão; criar oportunidades de escrita com sentido para os alunos e, por fim, desenvolver competências de trabalho colaborativo. O quadro teórico de referência apresenta uma da literatura que sustenta esta investigação da didática da escrita, sendo abordadas as dimensões da aprendizagem escrita, a escrita como processo; a narrativa e o que ocorre da oralidade à escrita. A metodologia desta investigação assume uma abordagem qualitativa, tendo como finalidade refletir sobre a prática, ou seja, o que se realizou no decorrer do estágio, requerendo um olhar crítico e reflexivo sobre a realidade vivenciada nesse período. A apresentação e interpretação dos dados da intervenção indica que a utilização do método imitar, inovar e inventar contribui para o melhoramento dos textos dos alunos, sendo possível afirmar que os alunos são mais eficientes quando colocados a escrever livremente, conclui-se também que tanto os alunos com dificuldades como os alunos sem dificuldades conseguiram melhorar os seus textos.The theme of this research report, in the area of Didactics of the Portuguese, is creative writing using the “imitate,” innovate” and “invent” method, written by students of the 4th year of the 1st Cycle. The objectives of this research were: to develop a taste for writing and for creating textual productions; understand the importance of the stages of textual production: planning, textualization and revision; create meaningful writing opportunities for students and, finally, develop collaborative work skills. The theoretical framework of reference presents a review of the literature that supports this investigation in didactics of writing learning writing skills, writing as a process; the narrative and the transition from listening to writing. The methodology of this research assumes a qualitative approach, aiming at reflecting on the practice, that is, what was done during the internship, requiring a critical and reflective look at the reality experienced in this period. The presentation and interpretation of the intervention data indicate that the use of the “imitate”, “innovate” and “invent” method contributes to the improvement of the texts of the students and it is possible to affirm that the students are more efficient when writing freely and that students with and without writing difficulties were able to improve their texts.Costa, Ana LuísaRepositório ComumRodrigues, Ana Sofia Andrez2019-12-06T12:05:38Z2019-072019-122019-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30403TID:202261476porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:21Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30403Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:06.877987Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Falar para escrever - uma estratégia de desenvolvimento da escrita de narrativas no 4º ano de escolaridade
title Falar para escrever - uma estratégia de desenvolvimento da escrita de narrativas no 4º ano de escolaridade
spellingShingle Falar para escrever - uma estratégia de desenvolvimento da escrita de narrativas no 4º ano de escolaridade
Rodrigues, Ana Sofia Andrez
Oralidade
Escrita
Escrita criativa
Texto narrativo
1º Ciclo
Orality
Writing
Creative writing
Narrative text
1st Cycle
title_short Falar para escrever - uma estratégia de desenvolvimento da escrita de narrativas no 4º ano de escolaridade
title_full Falar para escrever - uma estratégia de desenvolvimento da escrita de narrativas no 4º ano de escolaridade
title_fullStr Falar para escrever - uma estratégia de desenvolvimento da escrita de narrativas no 4º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Falar para escrever - uma estratégia de desenvolvimento da escrita de narrativas no 4º ano de escolaridade
title_sort Falar para escrever - uma estratégia de desenvolvimento da escrita de narrativas no 4º ano de escolaridade
author Rodrigues, Ana Sofia Andrez
author_facet Rodrigues, Ana Sofia Andrez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Ana Luísa
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana Sofia Andrez
dc.subject.por.fl_str_mv Oralidade
Escrita
Escrita criativa
Texto narrativo
1º Ciclo
Orality
Writing
Creative writing
Narrative text
1st Cycle
topic Oralidade
Escrita
Escrita criativa
Texto narrativo
1º Ciclo
Orality
Writing
Creative writing
Narrative text
1st Cycle
description O tema deste Relatório de Investigação na área da didática do Português é a escrita criativa por meio do método imitar, inovar e inventar, escritos por alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo. Foram enunciados como objetivos desta investigação: desenvolver o gosto pela escrita e pela criação de produções textuais; compreender a importância das etapas de produção textual: planificação, textualização e revisão; criar oportunidades de escrita com sentido para os alunos e, por fim, desenvolver competências de trabalho colaborativo. O quadro teórico de referência apresenta uma da literatura que sustenta esta investigação da didática da escrita, sendo abordadas as dimensões da aprendizagem escrita, a escrita como processo; a narrativa e o que ocorre da oralidade à escrita. A metodologia desta investigação assume uma abordagem qualitativa, tendo como finalidade refletir sobre a prática, ou seja, o que se realizou no decorrer do estágio, requerendo um olhar crítico e reflexivo sobre a realidade vivenciada nesse período. A apresentação e interpretação dos dados da intervenção indica que a utilização do método imitar, inovar e inventar contribui para o melhoramento dos textos dos alunos, sendo possível afirmar que os alunos são mais eficientes quando colocados a escrever livremente, conclui-se também que tanto os alunos com dificuldades como os alunos sem dificuldades conseguiram melhorar os seus textos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06T12:05:38Z
2019-07
2019-12
2019-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/30403
TID:202261476
url http://hdl.handle.net/10400.26/30403
identifier_str_mv TID:202261476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135378293129216