A mediação musical em EMRC : facilitar as aprendizagens e promover a inclusão, no contexto da Unidade Letiva 2 : Advento e Natal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, Carolina Margarida Cavaco do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/40781
Resumo: Com a elaboração do presente Relatório final da Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas – especialização em Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), propomo-nos atingir dois objetivos principais: fazer uma reflexão crítica sobre a PES e compreender o significado do Natal como tradição cristã, prática da dádiva e da troca e festividade social, introduzindo a Música na prática letiva numa perspetiva de inclusão e facilitadora das aprendizagens. O estudo principia com a explicação da experiência alcançada na PES e concretizada na EB 2,3 Prof. Pedro D’Orey da Cunha. É exposta uma concisa análise sobre a mesma, assistida pelas planificações, estratégias e materiais pedagógicos eleitos para a lecionação da Unidade Letiva 2: Advento e Natal, do 5º ano de escolaridade. Compreender que o Natal assume a dimensão de dádiva e da troca, no sentido de uma relação interpessoal, sem descurar a dimensão social, nomeadamente o contexto festivo doméstico e das relações intrafamiliares. A música é introduzida na prática letiva numa perspetiva de inclusão e facilitadora das aprendizagens. Este Relatório apresenta-se como uma ferramenta de estudo e avaliação da prática pedagógica, assumindo-se ainda como um instrumento de aprendizagem, na medida em que promove uma proposta de atividade que engloba a abordagem do Natal na disciplina de EMRC, através da música, especificamente o cante alentejano. Capacitando os alunos para o reconhecimento da narrativa cristã do Natal e das tradições populares alentejanas.
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