A mediação musical em EMRC : facilitar as aprendizagens e promover a inclusão, no contexto da Unidade Letiva 2 : Advento e Natal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/40781 |
Resumo: | Com a elaboração do presente Relatório final da Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas – especialização em Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), propomo-nos atingir dois objetivos principais: fazer uma reflexão crítica sobre a PES e compreender o significado do Natal como tradição cristã, prática da dádiva e da troca e festividade social, introduzindo a Música na prática letiva numa perspetiva de inclusão e facilitadora das aprendizagens. O estudo principia com a explicação da experiência alcançada na PES e concretizada na EB 2,3 Prof. Pedro D’Orey da Cunha. É exposta uma concisa análise sobre a mesma, assistida pelas planificações, estratégias e materiais pedagógicos eleitos para a lecionação da Unidade Letiva 2: Advento e Natal, do 5º ano de escolaridade. Compreender que o Natal assume a dimensão de dádiva e da troca, no sentido de uma relação interpessoal, sem descurar a dimensão social, nomeadamente o contexto festivo doméstico e das relações intrafamiliares. A música é introduzida na prática letiva numa perspetiva de inclusão e facilitadora das aprendizagens. Este Relatório apresenta-se como uma ferramenta de estudo e avaliação da prática pedagógica, assumindo-se ainda como um instrumento de aprendizagem, na medida em que promove uma proposta de atividade que engloba a abordagem do Natal na disciplina de EMRC, através da música, especificamente o cante alentejano. Capacitando os alunos para o reconhecimento da narrativa cristã do Natal e das tradições populares alentejanas. |
id |
RCAP_1a012d4577c66f6670c8a2cc602eda68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40781 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A mediação musical em EMRC : facilitar as aprendizagens e promover a inclusão, no contexto da Unidade Letiva 2 : Advento e NatalPrática de Ensino Supervisionada (PES)DomDádivaNatalEducação Moral e Religiosa Católica (EMRC)MúsicaCante AlentejanoSupervised Teaching Practice (STP)SunGiftChristmasCatholic Moral and Religious Education (MRCE)MusicTraditional Alentejo folksong (Cante Alentejano).Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoCom a elaboração do presente Relatório final da Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas – especialização em Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), propomo-nos atingir dois objetivos principais: fazer uma reflexão crítica sobre a PES e compreender o significado do Natal como tradição cristã, prática da dádiva e da troca e festividade social, introduzindo a Música na prática letiva numa perspetiva de inclusão e facilitadora das aprendizagens. O estudo principia com a explicação da experiência alcançada na PES e concretizada na EB 2,3 Prof. Pedro D’Orey da Cunha. É exposta uma concisa análise sobre a mesma, assistida pelas planificações, estratégias e materiais pedagógicos eleitos para a lecionação da Unidade Letiva 2: Advento e Natal, do 5º ano de escolaridade. Compreender que o Natal assume a dimensão de dádiva e da troca, no sentido de uma relação interpessoal, sem descurar a dimensão social, nomeadamente o contexto festivo doméstico e das relações intrafamiliares. A música é introduzida na prática letiva numa perspetiva de inclusão e facilitadora das aprendizagens. Este Relatório apresenta-se como uma ferramenta de estudo e avaliação da prática pedagógica, assumindo-se ainda como um instrumento de aprendizagem, na medida em que promove uma proposta de atividade que engloba a abordagem do Natal na disciplina de EMRC, através da música, especificamente o cante alentejano. Capacitando os alunos para o reconhecimento da narrativa cristã do Natal e das tradições populares alentejanas.With the preparation of this final report on Supervised Teaching Practice (STP), carried out within the scope of the Master’s Degree in Religious Sciences – specialization in Catholic Moral and Religious Education (CMRE), we set out to achieve two main objectives: to make a critical reflection on STP and to understand the meaning of Christmas as a Christian tradition, as the practice of giving and receiving presents and as a social festivity, introducing music into teaching practice from a perspective of inclusion and facilitating learning. The study begins with an explanation of the experience gained in STP, implemented in an intermediate school of 2nd and 3rd level (EB 2,3 Prof. Pedro D'Orey da Cunha). Presenting a brief analysis of the same, supported by the plans, strategies and pedagogical materials chosen for the teaching of Unit 2: Advent and Christmas, of the 5th school year. Understanding that Christmas assumes the dimension of gift and exchange, in the sense of an interpersonal relationship, without neglecting the social dimension, namely the domestic festive context and intra-family relationships. Music is introduced into teaching practice from a perspective of inclusion in order to promote interest, motivation and facilitate learning. This Report is presented as a tool for the study and evaluation of pedagogical practice, assuming itself as a learning instrument, insofar as it promotes an activity proposal that encompasses the approach to Christmas in the discipline of CMRE, through music, specifically by the Alentejo folksong called “Cante Alentejano”. Thus enabling students to recognize the Christian narrative of Christmas and Alentejo's popular traditions.Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves RodriguesGarcia Ambrosio, Juan FranciscoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRosário, Carolina Margarida Cavaco do2023-04-11T09:20:15Z2023-03-2020222023-03-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40781TID:203260570porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:46:20Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40781Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:33:28.496637Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A mediação musical em EMRC : facilitar as aprendizagens e promover a inclusão, no contexto da Unidade Letiva 2 : Advento e Natal |
title |
A mediação musical em EMRC : facilitar as aprendizagens e promover a inclusão, no contexto da Unidade Letiva 2 : Advento e Natal |
spellingShingle |
A mediação musical em EMRC : facilitar as aprendizagens e promover a inclusão, no contexto da Unidade Letiva 2 : Advento e Natal Rosário, Carolina Margarida Cavaco do Prática de Ensino Supervisionada (PES) Dom Dádiva Natal Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) Música Cante Alentejano Supervised Teaching Practice (STP) Sun Gift Christmas Catholic Moral and Religious Education (MRCE) Music Traditional Alentejo folksong (Cante Alentejano). Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
title_short |
A mediação musical em EMRC : facilitar as aprendizagens e promover a inclusão, no contexto da Unidade Letiva 2 : Advento e Natal |
title_full |
A mediação musical em EMRC : facilitar as aprendizagens e promover a inclusão, no contexto da Unidade Letiva 2 : Advento e Natal |
title_fullStr |
A mediação musical em EMRC : facilitar as aprendizagens e promover a inclusão, no contexto da Unidade Letiva 2 : Advento e Natal |
title_full_unstemmed |
A mediação musical em EMRC : facilitar as aprendizagens e promover a inclusão, no contexto da Unidade Letiva 2 : Advento e Natal |
title_sort |
A mediação musical em EMRC : facilitar as aprendizagens e promover a inclusão, no contexto da Unidade Letiva 2 : Advento e Natal |
author |
Rosário, Carolina Margarida Cavaco do |
author_facet |
Rosário, Carolina Margarida Cavaco do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves Rodrigues Garcia Ambrosio, Juan Francisco Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosário, Carolina Margarida Cavaco do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de Ensino Supervisionada (PES) Dom Dádiva Natal Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) Música Cante Alentejano Supervised Teaching Practice (STP) Sun Gift Christmas Catholic Moral and Religious Education (MRCE) Music Traditional Alentejo folksong (Cante Alentejano). Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
topic |
Prática de Ensino Supervisionada (PES) Dom Dádiva Natal Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) Música Cante Alentejano Supervised Teaching Practice (STP) Sun Gift Christmas Catholic Moral and Religious Education (MRCE) Music Traditional Alentejo folksong (Cante Alentejano). Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
description |
Com a elaboração do presente Relatório final da Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas – especialização em Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), propomo-nos atingir dois objetivos principais: fazer uma reflexão crítica sobre a PES e compreender o significado do Natal como tradição cristã, prática da dádiva e da troca e festividade social, introduzindo a Música na prática letiva numa perspetiva de inclusão e facilitadora das aprendizagens. O estudo principia com a explicação da experiência alcançada na PES e concretizada na EB 2,3 Prof. Pedro D’Orey da Cunha. É exposta uma concisa análise sobre a mesma, assistida pelas planificações, estratégias e materiais pedagógicos eleitos para a lecionação da Unidade Letiva 2: Advento e Natal, do 5º ano de escolaridade. Compreender que o Natal assume a dimensão de dádiva e da troca, no sentido de uma relação interpessoal, sem descurar a dimensão social, nomeadamente o contexto festivo doméstico e das relações intrafamiliares. A música é introduzida na prática letiva numa perspetiva de inclusão e facilitadora das aprendizagens. Este Relatório apresenta-se como uma ferramenta de estudo e avaliação da prática pedagógica, assumindo-se ainda como um instrumento de aprendizagem, na medida em que promove uma proposta de atividade que engloba a abordagem do Natal na disciplina de EMRC, através da música, especificamente o cante alentejano. Capacitando os alunos para o reconhecimento da narrativa cristã do Natal e das tradições populares alentejanas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-04-11T09:20:15Z 2023-03-20 2023-03-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/40781 TID:203260570 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/40781 |
identifier_str_mv |
TID:203260570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132061416554496 |