O Cante Alentejano como ferramenta pedagógica para a aprendizagem do trombone

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolrão, Flávio Miguel Aresta
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/34842
Resumo: O presente trabalho de investigação encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte corresponde ao relatório de estágio, que integra as unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música I e II, decorrido ao longo do ano letivo 2021/2022, no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, na classe de trombone do professor Nuno Lopes. A segunda parte refere-se ao projeto de investigação, tendo como objetivo aprofundar conhecimentos relativamente a alguns aspetos técnicos do trombone de vara, recorrendo à utilização de temas do Cante Alentejano. Este estudo incidirá sobre os seguintes aspetos técnicos: respiração, produção e qualidade do som, articulação, flexibilidade, registo e música de câmara. Como se constatou durante a realização da Pratica de Ensino Supervisionada, a utilização de temas populares conhecidos, como o Cante Alentejano, pode incentivar e dinamizar o ensino e aprendizagem do instrumento, permitindo ao aluno o desenvolvimento de aspetos técnicos, interpretativos e performativos, possibilitando ainda a divulgação e manutenção de algo tão característico e tradicional da região alentejana, reconhecido como Património Cultural e Imaterial pela UNESCO; Cante Alentejano as an educational tool for learning the Trombone Abstract: The present investigation work is divided into two distinct parts. The first part refers to the internship report, which belongs to the curricular units “Prática de Ensino Supervisionada do Ensino Vocacional de Música I e II”, one and two, respectively, taking place throughout the school year 2021/2022, in Conservatório Regional do Baixo Alentejo, with Trombone teacher Nuno Lopes. The second part refers to an investigation project, with the goal of gaining more knowledge relative to the technique of the slide trombone, using traditional folk music from Alentejo region. This study will mainly focus on technical aspects such as: breathing, sound production and quality, articulation, flexibility, range, and chamber music work. As it was shown during the internship course, the use of popular folk songs, like Cante Alentejano, can motivate and energize the teaching and learning of the instrument, giving the student the possibility to develop technique, interpretation and performance while maintaining alive this music tradition, recognized as Intagible Cultural Heritage of Humanity by UNESCO.
id RCAP_f96c66ab8227c1b8a9b16878eb6ecbfe
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/34842
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Cante Alentejano como ferramenta pedagógica para a aprendizagem do tromboneEnsino e aprendizagemTromboneCante AlentejanoLivro de EstudosTeaching and learningTromboneCante AlentejanoStudy MethodO presente trabalho de investigação encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte corresponde ao relatório de estágio, que integra as unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música I e II, decorrido ao longo do ano letivo 2021/2022, no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, na classe de trombone do professor Nuno Lopes. A segunda parte refere-se ao projeto de investigação, tendo como objetivo aprofundar conhecimentos relativamente a alguns aspetos técnicos do trombone de vara, recorrendo à utilização de temas do Cante Alentejano. Este estudo incidirá sobre os seguintes aspetos técnicos: respiração, produção e qualidade do som, articulação, flexibilidade, registo e música de câmara. Como se constatou durante a realização da Pratica de Ensino Supervisionada, a utilização de temas populares conhecidos, como o Cante Alentejano, pode incentivar e dinamizar o ensino e aprendizagem do instrumento, permitindo ao aluno o desenvolvimento de aspetos técnicos, interpretativos e performativos, possibilitando ainda a divulgação e manutenção de algo tão característico e tradicional da região alentejana, reconhecido como Património Cultural e Imaterial pela UNESCO; Cante Alentejano as an educational tool for learning the Trombone Abstract: The present investigation work is divided into two distinct parts. The first part refers to the internship report, which belongs to the curricular units “Prática de Ensino Supervisionada do Ensino Vocacional de Música I e II”, one and two, respectively, taking place throughout the school year 2021/2022, in Conservatório Regional do Baixo Alentejo, with Trombone teacher Nuno Lopes. The second part refers to an investigation project, with the goal of gaining more knowledge relative to the technique of the slide trombone, using traditional folk music from Alentejo region. This study will mainly focus on technical aspects such as: breathing, sound production and quality, articulation, flexibility, range, and chamber music work. As it was shown during the internship course, the use of popular folk songs, like Cante Alentejano, can motivate and energize the teaching and learning of the instrument, giving the student the possibility to develop technique, interpretation and performance while maintaining alive this music tradition, recognized as Intagible Cultural Heritage of Humanity by UNESCO.Universidade de Évora2023-03-07T18:39:18Z2023-03-072022-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/34842http://hdl.handle.net/10174/34842TID:203119983porDepartamento de Músicam47667@alunos.uevora.pt203Bolrão, Flávio Miguel Arestainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:37:49Zoai:dspace.uevora.pt:10174/34842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:22.177813Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Cante Alentejano como ferramenta pedagógica para a aprendizagem do trombone
title O Cante Alentejano como ferramenta pedagógica para a aprendizagem do trombone
spellingShingle O Cante Alentejano como ferramenta pedagógica para a aprendizagem do trombone
Bolrão, Flávio Miguel Aresta
Ensino e aprendizagem
Trombone
Cante Alentejano
Livro de Estudos
Teaching and learning
Trombone
Cante Alentejano
Study Method
title_short O Cante Alentejano como ferramenta pedagógica para a aprendizagem do trombone
title_full O Cante Alentejano como ferramenta pedagógica para a aprendizagem do trombone
title_fullStr O Cante Alentejano como ferramenta pedagógica para a aprendizagem do trombone
title_full_unstemmed O Cante Alentejano como ferramenta pedagógica para a aprendizagem do trombone
title_sort O Cante Alentejano como ferramenta pedagógica para a aprendizagem do trombone
author Bolrão, Flávio Miguel Aresta
author_facet Bolrão, Flávio Miguel Aresta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolrão, Flávio Miguel Aresta
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Trombone
Cante Alentejano
Livro de Estudos
Teaching and learning
Trombone
Cante Alentejano
Study Method
topic Ensino e aprendizagem
Trombone
Cante Alentejano
Livro de Estudos
Teaching and learning
Trombone
Cante Alentejano
Study Method
description O presente trabalho de investigação encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte corresponde ao relatório de estágio, que integra as unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música I e II, decorrido ao longo do ano letivo 2021/2022, no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, na classe de trombone do professor Nuno Lopes. A segunda parte refere-se ao projeto de investigação, tendo como objetivo aprofundar conhecimentos relativamente a alguns aspetos técnicos do trombone de vara, recorrendo à utilização de temas do Cante Alentejano. Este estudo incidirá sobre os seguintes aspetos técnicos: respiração, produção e qualidade do som, articulação, flexibilidade, registo e música de câmara. Como se constatou durante a realização da Pratica de Ensino Supervisionada, a utilização de temas populares conhecidos, como o Cante Alentejano, pode incentivar e dinamizar o ensino e aprendizagem do instrumento, permitindo ao aluno o desenvolvimento de aspetos técnicos, interpretativos e performativos, possibilitando ainda a divulgação e manutenção de algo tão característico e tradicional da região alentejana, reconhecido como Património Cultural e Imaterial pela UNESCO; Cante Alentejano as an educational tool for learning the Trombone Abstract: The present investigation work is divided into two distinct parts. The first part refers to the internship report, which belongs to the curricular units “Prática de Ensino Supervisionada do Ensino Vocacional de Música I e II”, one and two, respectively, taking place throughout the school year 2021/2022, in Conservatório Regional do Baixo Alentejo, with Trombone teacher Nuno Lopes. The second part refers to an investigation project, with the goal of gaining more knowledge relative to the technique of the slide trombone, using traditional folk music from Alentejo region. This study will mainly focus on technical aspects such as: breathing, sound production and quality, articulation, flexibility, range, and chamber music work. As it was shown during the internship course, the use of popular folk songs, like Cante Alentejano, can motivate and energize the teaching and learning of the instrument, giving the student the possibility to develop technique, interpretation and performance while maintaining alive this music tradition, recognized as Intagible Cultural Heritage of Humanity by UNESCO.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-23T00:00:00Z
2023-03-07T18:39:18Z
2023-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/34842
http://hdl.handle.net/10174/34842
TID:203119983
url http://hdl.handle.net/10174/34842
identifier_str_mv TID:203119983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
m47667@alunos.uevora.pt
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136715678416896