A importância de recursos didáticos no estudo do equilíbrio químico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Louro, Carolina Cristóvão
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3681
Resumo: Simulações computacionais e atividades laboratoriais constituem um recurso didático fundamental para a aprendizagem de diversos conceitos nas áreas das ciências, nomeadamente no Equilíbrio Químico. É preocupante a desmotivação/insucesso dos nossos alunos em alguns conteúdos principalmente naqueles que se apresentam mais abstratos. As atividades desenvolvidas através de simulações e em laboratórios proporcionam um maior envolvimento e participação dos alunos, promovendo a utilização de um raciocínio organizado, baseado na formulação e teste de conjeturas, na generalização e na argumentação, o que pode contribuir para que melhorem não só as suas competências a nível da Física e da Química, como também a nível de outras áreas. Neste sentido, o presente estudo pretende investigar estratégias baseadas em simulações computacionais e atividades laboratoriais, com o objetivo de promover o desenvolvimento conceptual dos alunos acerca do tema Equilíbrio Químico, estimulando o espírito de investigação/descoberta e favorecendo, gradualmente, o pensamento científico, contribuindo desta maneira para a construção do seu conhecimento. Para substanciar a investigação foram desenvolvidas algumas simulações computacionais na temática do Equilíbrio Químico, assim como, atividades laboratoriais, referenciando as vantagens e, simultaneamente, apontando algumas limitações. No sentido de reforçar a investigação, apresentou-se um pré-teste e pós-teste para avaliar conhecimentos de alunos após uma atividade laboratorial. No final, aplicaram-se ainda, questionários aos alunos com o objetivo de recolher as suas opiniões acerca das simulações computacionais e das atividades laboratoriais. Verificou-se que a opinião dos alunos veio reforçar a ideia de que, este tipo de recursos didáticos por algumas limitações que possam apresentar, é uma mais valia para a construção do conhecimento.
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