O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pascoal, Stefany Lídia Alves de Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11368
Resumo: O tema equilíbrio químico está relacionado a inúmeros conteúdos da química, como por exemplo, a termoquímica e cinética química. Trata-se de um conceito fundamental para a melhor compreensão de assuntos importantes, como as reações de oxirredução, de ácido-base e de precipitação. Dada a relevância do tema em questão, é de extrema importância que o livro texto usado seja claro, com analogias coerentes e figuras adequadas. Este trabalho visa analisar como o conceito de equilíbrio químico está sendo tratado em livros didáticos do ensino médio, especialmente os selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático em 2018. Para isso, serão usados os Parâmetros Curriculares Nacionais e a opinião dos profissionais que utilizam tais livros em sala de aula. Tal análise é essencial, visto que o livro didático se constitui uma das principais ferramentas utilizadas no trabalho docente de ensino de química
id UFF-2_79b134608d296e74baf98b6b18ff6c8b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11368
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexõesLivro didáticoEquilíbrio químicoEnsino de químicaEnsino de químicaEquilíbrio químicoLivro didáticoPrograma nacional do livro didáticoO tema equilíbrio químico está relacionado a inúmeros conteúdos da química, como por exemplo, a termoquímica e cinética química. Trata-se de um conceito fundamental para a melhor compreensão de assuntos importantes, como as reações de oxirredução, de ácido-base e de precipitação. Dada a relevância do tema em questão, é de extrema importância que o livro texto usado seja claro, com analogias coerentes e figuras adequadas. Este trabalho visa analisar como o conceito de equilíbrio químico está sendo tratado em livros didáticos do ensino médio, especialmente os selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático em 2018. Para isso, serão usados os Parâmetros Curriculares Nacionais e a opinião dos profissionais que utilizam tais livros em sala de aula. Tal análise é essencial, visto que o livro didático se constitui uma das principais ferramentas utilizadas no trabalho docente de ensino de químicaThe chemical equilibrium topic is related to numerous chemical contents, such as thermochemistry and chemical kinetics. This is a fundamental concept for better understanding important issues such as oxidation, acid-base and precipitation reactions. Given the relevance of the topic in question, it is of the utmost importance that the textbook used be clear, with coherent analogies and appropriate figures. This paper aims to analyze how the concept of chemical equilibrium is being treated in high school textbooks, especially those selected by the National Book and Teaching Material Program in 2018. For this, the National Curricular Parameters will be used and the opinion of the professionals who use such books in the classroom. Such an analysis is essential, since the textbook constitutes one of the main tools used in the teaching work of chemistryMarques, Marcelo MonteiroMiranda, Gisele dos SantosMelendez, Luana BacellarPascoal, Stefany Lídia Alves de Souza2019-09-20T15:45:07Z2019-09-20T15:45:07Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPASCOAL, Stefany Lídia Alves de Souza. O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11368http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T13:30:58Zoai:app.uff.br:1/11368Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:11.954578Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões
title O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões
spellingShingle O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões
Pascoal, Stefany Lídia Alves de Souza
Livro didático
Equilíbrio químico
Ensino de química
Ensino de química
Equilíbrio químico
Livro didático
Programa nacional do livro didático
title_short O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões
title_full O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões
title_fullStr O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões
title_full_unstemmed O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões
title_sort O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões
author Pascoal, Stefany Lídia Alves de Souza
author_facet Pascoal, Stefany Lídia Alves de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Marcelo Monteiro
Miranda, Gisele dos Santos
Melendez, Luana Bacellar
dc.contributor.author.fl_str_mv Pascoal, Stefany Lídia Alves de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Equilíbrio químico
Ensino de química
Ensino de química
Equilíbrio químico
Livro didático
Programa nacional do livro didático
topic Livro didático
Equilíbrio químico
Ensino de química
Ensino de química
Equilíbrio químico
Livro didático
Programa nacional do livro didático
description O tema equilíbrio químico está relacionado a inúmeros conteúdos da química, como por exemplo, a termoquímica e cinética química. Trata-se de um conceito fundamental para a melhor compreensão de assuntos importantes, como as reações de oxirredução, de ácido-base e de precipitação. Dada a relevância do tema em questão, é de extrema importância que o livro texto usado seja claro, com analogias coerentes e figuras adequadas. Este trabalho visa analisar como o conceito de equilíbrio químico está sendo tratado em livros didáticos do ensino médio, especialmente os selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático em 2018. Para isso, serão usados os Parâmetros Curriculares Nacionais e a opinião dos profissionais que utilizam tais livros em sala de aula. Tal análise é essencial, visto que o livro didático se constitui uma das principais ferramentas utilizadas no trabalho docente de ensino de química
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-09-20T15:45:07Z
2019-09-20T15:45:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PASCOAL, Stefany Lídia Alves de Souza. O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11368
identifier_str_mv PASCOAL, Stefany Lídia Alves de Souza. O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823717752242176