O contributo de um programa de treino de competências pessoais e sociais para a promoção da socialização da criança com paralisia cerebral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12559 |
Resumo: | Toda a tarefa de construção deste trabalho desenvolveu-se em torno da problemática da aquisição de competências pessoais e sociais através da aplicação de um programa de treino dessas competências, a crianças com diagnóstico de Paralisia Cerebral. Quisemos saber se a aquisição de competências pessoais e sociais através da aplicação de um programa de Treino de Competências Pessoais e Sociais que incidiu na área da Autoconsciência e na área da Assertividade, promoveu a socialização da criança com paralisia cerebral. Este programa foi aplicado a um grupo/turma de nove alunos da EB1 APPC (mas só sete foram avaliados, dadas as suas características patológicas) através da programação e elaboração de doze sessões que tiveram por base o Modelo Teórico da Competência Social, desenvolvido por Canha e Neves (2007). O levantamento das necessidades foi feito através da utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade e da Escala de Messy versão Educador, tendo esta última sido aplicada antes e após as sessões, por cinco técnicos que trabalham com a população em estudo. Os resultados obtidos, embora não possam ser generalizados dado o tamanho da população em estudo, permitem concluir acerca da importância destes programas na promoção da socialização da criança com desvantagens, independentemente da sua condição física, psicológica, social e cognitiva. |
id |
RCAP_1a0aefddc936ff2605a709e6119e1c40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12559 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo de um programa de treino de competências pessoais e sociais para a promoção da socialização da criança com paralisia cerebralEducação EspecialCrianças DeficientesParalisia CerebralCompetências SociaisDesenvolvimento das CompetênciasToda a tarefa de construção deste trabalho desenvolveu-se em torno da problemática da aquisição de competências pessoais e sociais através da aplicação de um programa de treino dessas competências, a crianças com diagnóstico de Paralisia Cerebral. Quisemos saber se a aquisição de competências pessoais e sociais através da aplicação de um programa de Treino de Competências Pessoais e Sociais que incidiu na área da Autoconsciência e na área da Assertividade, promoveu a socialização da criança com paralisia cerebral. Este programa foi aplicado a um grupo/turma de nove alunos da EB1 APPC (mas só sete foram avaliados, dadas as suas características patológicas) através da programação e elaboração de doze sessões que tiveram por base o Modelo Teórico da Competência Social, desenvolvido por Canha e Neves (2007). O levantamento das necessidades foi feito através da utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade e da Escala de Messy versão Educador, tendo esta última sido aplicada antes e após as sessões, por cinco técnicos que trabalham com a população em estudo. Os resultados obtidos, embora não possam ser generalizados dado o tamanho da população em estudo, permitem concluir acerca da importância destes programas na promoção da socialização da criança com desvantagens, independentemente da sua condição física, psicológica, social e cognitiva.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumSilva, Maria Eugénia Bravo de Sousa e2016-03-18T10:22:28Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12559porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:45Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12559Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:50.513404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo de um programa de treino de competências pessoais e sociais para a promoção da socialização da criança com paralisia cerebral |
title |
O contributo de um programa de treino de competências pessoais e sociais para a promoção da socialização da criança com paralisia cerebral |
spellingShingle |
O contributo de um programa de treino de competências pessoais e sociais para a promoção da socialização da criança com paralisia cerebral Silva, Maria Eugénia Bravo de Sousa e Educação Especial Crianças Deficientes Paralisia Cerebral Competências Sociais Desenvolvimento das Competências |
title_short |
O contributo de um programa de treino de competências pessoais e sociais para a promoção da socialização da criança com paralisia cerebral |
title_full |
O contributo de um programa de treino de competências pessoais e sociais para a promoção da socialização da criança com paralisia cerebral |
title_fullStr |
O contributo de um programa de treino de competências pessoais e sociais para a promoção da socialização da criança com paralisia cerebral |
title_full_unstemmed |
O contributo de um programa de treino de competências pessoais e sociais para a promoção da socialização da criança com paralisia cerebral |
title_sort |
O contributo de um programa de treino de competências pessoais e sociais para a promoção da socialização da criança com paralisia cerebral |
author |
Silva, Maria Eugénia Bravo de Sousa e |
author_facet |
Silva, Maria Eugénia Bravo de Sousa e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Eugénia Bravo de Sousa e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Crianças Deficientes Paralisia Cerebral Competências Sociais Desenvolvimento das Competências |
topic |
Educação Especial Crianças Deficientes Paralisia Cerebral Competências Sociais Desenvolvimento das Competências |
description |
Toda a tarefa de construção deste trabalho desenvolveu-se em torno da problemática da aquisição de competências pessoais e sociais através da aplicação de um programa de treino dessas competências, a crianças com diagnóstico de Paralisia Cerebral. Quisemos saber se a aquisição de competências pessoais e sociais através da aplicação de um programa de Treino de Competências Pessoais e Sociais que incidiu na área da Autoconsciência e na área da Assertividade, promoveu a socialização da criança com paralisia cerebral. Este programa foi aplicado a um grupo/turma de nove alunos da EB1 APPC (mas só sete foram avaliados, dadas as suas características patológicas) através da programação e elaboração de doze sessões que tiveram por base o Modelo Teórico da Competência Social, desenvolvido por Canha e Neves (2007). O levantamento das necessidades foi feito através da utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade e da Escala de Messy versão Educador, tendo esta última sido aplicada antes e após as sessões, por cinco técnicos que trabalham com a população em estudo. Os resultados obtidos, embora não possam ser generalizados dado o tamanho da população em estudo, permitem concluir acerca da importância destes programas na promoção da socialização da criança com desvantagens, independentemente da sua condição física, psicológica, social e cognitiva. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011-01-01T00:00:00Z 2016-03-18T10:22:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12559 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12559 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130013703864320 |