O contributo de um programa de treino de competências pessoais e sociais para a promoção da socialização da criança com paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Eugénia Bravo de Sousa e
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12559
Resumo: Toda a tarefa de construção deste trabalho desenvolveu-se em torno da problemática da aquisição de competências pessoais e sociais através da aplicação de um programa de treino dessas competências, a crianças com diagnóstico de Paralisia Cerebral. Quisemos saber se a aquisição de competências pessoais e sociais através da aplicação de um programa de Treino de Competências Pessoais e Sociais que incidiu na área da Autoconsciência e na área da Assertividade, promoveu a socialização da criança com paralisia cerebral. Este programa foi aplicado a um grupo/turma de nove alunos da EB1 APPC (mas só sete foram avaliados, dadas as suas características patológicas) através da programação e elaboração de doze sessões que tiveram por base o Modelo Teórico da Competência Social, desenvolvido por Canha e Neves (2007). O levantamento das necessidades foi feito através da utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade e da Escala de Messy versão Educador, tendo esta última sido aplicada antes e após as sessões, por cinco técnicos que trabalham com a população em estudo. Os resultados obtidos, embora não possam ser generalizados dado o tamanho da população em estudo, permitem concluir acerca da importância destes programas na promoção da socialização da criança com desvantagens, independentemente da sua condição física, psicológica, social e cognitiva.
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