O impacto da tutoria de pares nas competências de leitura de uma aluna com paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Hermínia Maria Cristina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/23160
Resumo: São vários os desafios aduzidos a uma Escola que se pretende inclusiva da individualidade dos alunos e responda ao paradigma atual de inclusão. Neste contexto, consideramos relevante a abordagem do processo ensino-aprendizagem em crianças com Necessidades Educativas Especiais, procurando respostas convincentes que tenham em consideração as suas especificidades. Revista a literatura, verificámos, em diversos estudos, a eficácia da implementação do método de tutoria de pares nas aprendizagens, nomeadamente na leitura. Procurámos, então, no presente trabalho, estudar a sua aplicabilidade e eficiência, em particular ao nível da paralisia cerebral. Foi realizada uma intervenção de tutoria de pares no âmbito das competências de leitura junto de uma aluna com paralisia cerebral, a frequentar o 5º ano de escolaridade, tendo sido feita uma avaliação das dimensões estudadas no programa implementado. Os resultados obtidos são indicativos de uma evolução positiva da aluna ao nível da fluência e da compreensão da leitura, afigurando-se a tutoria de pares como uma estratégia com particular relevância em termos pedagógicos e educativos, também em casos de crianças com paralisia cerebral.
id RCAP_ff4d7889f372de24e6348c01360787f2
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/23160
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da tutoria de pares nas competências de leitura de uma aluna com paralisia cerebralParalisia CerebralTutoria de ParesCompetências de LeituraSão vários os desafios aduzidos a uma Escola que se pretende inclusiva da individualidade dos alunos e responda ao paradigma atual de inclusão. Neste contexto, consideramos relevante a abordagem do processo ensino-aprendizagem em crianças com Necessidades Educativas Especiais, procurando respostas convincentes que tenham em consideração as suas especificidades. Revista a literatura, verificámos, em diversos estudos, a eficácia da implementação do método de tutoria de pares nas aprendizagens, nomeadamente na leitura. Procurámos, então, no presente trabalho, estudar a sua aplicabilidade e eficiência, em particular ao nível da paralisia cerebral. Foi realizada uma intervenção de tutoria de pares no âmbito das competências de leitura junto de uma aluna com paralisia cerebral, a frequentar o 5º ano de escolaridade, tendo sido feita uma avaliação das dimensões estudadas no programa implementado. Os resultados obtidos são indicativos de uma evolução positiva da aluna ao nível da fluência e da compreensão da leitura, afigurando-se a tutoria de pares como uma estratégia com particular relevância em termos pedagógicos e educativos, também em casos de crianças com paralisia cerebral.Ramalho, Anabela Bárbara Domingues Panão Góis, 1956-Repositório ComumPereira, Hermínia Maria Cristina2018-06-22T13:53:44Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23160201917645porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:21Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:11.287619Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da tutoria de pares nas competências de leitura de uma aluna com paralisia cerebral
title O impacto da tutoria de pares nas competências de leitura de uma aluna com paralisia cerebral
spellingShingle O impacto da tutoria de pares nas competências de leitura de uma aluna com paralisia cerebral
Pereira, Hermínia Maria Cristina
Paralisia Cerebral
Tutoria de Pares
Competências de Leitura
title_short O impacto da tutoria de pares nas competências de leitura de uma aluna com paralisia cerebral
title_full O impacto da tutoria de pares nas competências de leitura de uma aluna com paralisia cerebral
title_fullStr O impacto da tutoria de pares nas competências de leitura de uma aluna com paralisia cerebral
title_full_unstemmed O impacto da tutoria de pares nas competências de leitura de uma aluna com paralisia cerebral
title_sort O impacto da tutoria de pares nas competências de leitura de uma aluna com paralisia cerebral
author Pereira, Hermínia Maria Cristina
author_facet Pereira, Hermínia Maria Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramalho, Anabela Bárbara Domingues Panão Góis, 1956-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Hermínia Maria Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Paralisia Cerebral
Tutoria de Pares
Competências de Leitura
topic Paralisia Cerebral
Tutoria de Pares
Competências de Leitura
description São vários os desafios aduzidos a uma Escola que se pretende inclusiva da individualidade dos alunos e responda ao paradigma atual de inclusão. Neste contexto, consideramos relevante a abordagem do processo ensino-aprendizagem em crianças com Necessidades Educativas Especiais, procurando respostas convincentes que tenham em consideração as suas especificidades. Revista a literatura, verificámos, em diversos estudos, a eficácia da implementação do método de tutoria de pares nas aprendizagens, nomeadamente na leitura. Procurámos, então, no presente trabalho, estudar a sua aplicabilidade e eficiência, em particular ao nível da paralisia cerebral. Foi realizada uma intervenção de tutoria de pares no âmbito das competências de leitura junto de uma aluna com paralisia cerebral, a frequentar o 5º ano de escolaridade, tendo sido feita uma avaliação das dimensões estudadas no programa implementado. Os resultados obtidos são indicativos de uma evolução positiva da aluna ao nível da fluência e da compreensão da leitura, afigurando-se a tutoria de pares como uma estratégia com particular relevância em termos pedagógicos e educativos, também em casos de crianças com paralisia cerebral.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-22T13:53:44Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/23160
201917645
url http://hdl.handle.net/10400.26/23160
identifier_str_mv 201917645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130026002612224