Promoção de autodeterminação de alunos com NEE e CEI: intervenção com treino vocacional na comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Alda Maria Marques de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12013
Resumo: O presente estudo de investigação-ação pretendeu implementar um programa de atividades na comunidade com três alunos de catorze anos, com Necessidades Educativas Especiais, que beneficiam do decreto-lei 3/2008, artigo 21º - Currículo Específico Individual e frequentam o oitavo ano de escolaridade. Pretende ser um estudo piloto que parte da seguinte premissa: a autodeterminação de alunos com NEE que beneficiam de Currículo Específico Individual poderá melhorar com a promoção de atividades de treino vocacional na comunidade? A promoção da autodeterminação dos alunos com Necessidades educativas especiais tem sido um tema muito debatido na educação, nomeadamente na área de educação especial. É neste contexto que se insere a presente investigação-ação, cuja metodologia está dividida num estudo quantitativo e um outro qualitativo complementar. No primeiro opta-se pela utilização da escala de Wehmeyer, "The Arc'Self Determination Scale", adaptada à população alvo. No estudo qualitativo utiliza-se o recurso à entrevista com os encarregados de educação, para a qual foi elaborado um guião. A recolha dos dados decorrem antes e no final da intervenção, possibilitando uma melhor compreensão e avaliação dos resultados. Pretende-se demonstrar neste projeto de intervenção, que a inclusão de atividades de autodeterminação na construção do CEI e a realização de um treino vocacional com atividades na comunidade, serão um passo significativo para a vida futura dos alunos com NEE. No final do projeto serão apresentados e discutidos os resultados, que demonstrem que a participação dos alunos em atividades de treino vocacional na comunidade contribuirá para promover uma melhoria significativa do nível de autodeterminação. Em conclusão, mostra-se que o estudo ilustra e evidencia a pertinência do argumento teórico e que a autodeterminação compreende a resiliência necessária para a transição para a Vida pós-escolar.
id RCAP_1a1222f106fd40a0724aee074b570a6b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12013
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção de autodeterminação de alunos com NEE e CEI: intervenção com treino vocacional na comunidadeCrianças DeficientesNecessidades Educativas EspeciaisPassagem à Vida AtivaO presente estudo de investigação-ação pretendeu implementar um programa de atividades na comunidade com três alunos de catorze anos, com Necessidades Educativas Especiais, que beneficiam do decreto-lei 3/2008, artigo 21º - Currículo Específico Individual e frequentam o oitavo ano de escolaridade. Pretende ser um estudo piloto que parte da seguinte premissa: a autodeterminação de alunos com NEE que beneficiam de Currículo Específico Individual poderá melhorar com a promoção de atividades de treino vocacional na comunidade? A promoção da autodeterminação dos alunos com Necessidades educativas especiais tem sido um tema muito debatido na educação, nomeadamente na área de educação especial. É neste contexto que se insere a presente investigação-ação, cuja metodologia está dividida num estudo quantitativo e um outro qualitativo complementar. No primeiro opta-se pela utilização da escala de Wehmeyer, "The Arc'Self Determination Scale", adaptada à população alvo. No estudo qualitativo utiliza-se o recurso à entrevista com os encarregados de educação, para a qual foi elaborado um guião. A recolha dos dados decorrem antes e no final da intervenção, possibilitando uma melhor compreensão e avaliação dos resultados. Pretende-se demonstrar neste projeto de intervenção, que a inclusão de atividades de autodeterminação na construção do CEI e a realização de um treino vocacional com atividades na comunidade, serão um passo significativo para a vida futura dos alunos com NEE. No final do projeto serão apresentados e discutidos os resultados, que demonstrem que a participação dos alunos em atividades de treino vocacional na comunidade contribuirá para promover uma melhoria significativa do nível de autodeterminação. Em conclusão, mostra-se que o estudo ilustra e evidencia a pertinência do argumento teórico e que a autodeterminação compreende a resiliência necessária para a transição para a Vida pós-escolar.Neves, Paula Maria Mendes da Costa, 1961-Repositório ComumMelo, Alda Maria Marques de Oliveira2016-03-10T10:33:13Z2016-01-01T00:00:00Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12013201332957porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:46.037380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção de autodeterminação de alunos com NEE e CEI: intervenção com treino vocacional na comunidade
title Promoção de autodeterminação de alunos com NEE e CEI: intervenção com treino vocacional na comunidade
spellingShingle Promoção de autodeterminação de alunos com NEE e CEI: intervenção com treino vocacional na comunidade
Melo, Alda Maria Marques de Oliveira
Crianças Deficientes
Necessidades Educativas Especiais
Passagem à Vida Ativa
title_short Promoção de autodeterminação de alunos com NEE e CEI: intervenção com treino vocacional na comunidade
title_full Promoção de autodeterminação de alunos com NEE e CEI: intervenção com treino vocacional na comunidade
title_fullStr Promoção de autodeterminação de alunos com NEE e CEI: intervenção com treino vocacional na comunidade
title_full_unstemmed Promoção de autodeterminação de alunos com NEE e CEI: intervenção com treino vocacional na comunidade
title_sort Promoção de autodeterminação de alunos com NEE e CEI: intervenção com treino vocacional na comunidade
author Melo, Alda Maria Marques de Oliveira
author_facet Melo, Alda Maria Marques de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Paula Maria Mendes da Costa, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Alda Maria Marques de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças Deficientes
Necessidades Educativas Especiais
Passagem à Vida Ativa
topic Crianças Deficientes
Necessidades Educativas Especiais
Passagem à Vida Ativa
description O presente estudo de investigação-ação pretendeu implementar um programa de atividades na comunidade com três alunos de catorze anos, com Necessidades Educativas Especiais, que beneficiam do decreto-lei 3/2008, artigo 21º - Currículo Específico Individual e frequentam o oitavo ano de escolaridade. Pretende ser um estudo piloto que parte da seguinte premissa: a autodeterminação de alunos com NEE que beneficiam de Currículo Específico Individual poderá melhorar com a promoção de atividades de treino vocacional na comunidade? A promoção da autodeterminação dos alunos com Necessidades educativas especiais tem sido um tema muito debatido na educação, nomeadamente na área de educação especial. É neste contexto que se insere a presente investigação-ação, cuja metodologia está dividida num estudo quantitativo e um outro qualitativo complementar. No primeiro opta-se pela utilização da escala de Wehmeyer, "The Arc'Self Determination Scale", adaptada à população alvo. No estudo qualitativo utiliza-se o recurso à entrevista com os encarregados de educação, para a qual foi elaborado um guião. A recolha dos dados decorrem antes e no final da intervenção, possibilitando uma melhor compreensão e avaliação dos resultados. Pretende-se demonstrar neste projeto de intervenção, que a inclusão de atividades de autodeterminação na construção do CEI e a realização de um treino vocacional com atividades na comunidade, serão um passo significativo para a vida futura dos alunos com NEE. No final do projeto serão apresentados e discutidos os resultados, que demonstrem que a participação dos alunos em atividades de treino vocacional na comunidade contribuirá para promover uma melhoria significativa do nível de autodeterminação. Em conclusão, mostra-se que o estudo ilustra e evidencia a pertinência do argumento teórico e que a autodeterminação compreende a resiliência necessária para a transição para a Vida pós-escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-10T10:33:13Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12013
201332957
url http://hdl.handle.net/10400.26/12013
identifier_str_mv 201332957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130013578035200