Promoção de autodeterminação de alunos com NEE e CEI: intervenção com treino vocacional na comunidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12013 |
Resumo: | O presente estudo de investigação-ação pretendeu implementar um programa de atividades na comunidade com três alunos de catorze anos, com Necessidades Educativas Especiais, que beneficiam do decreto-lei 3/2008, artigo 21º - Currículo Específico Individual e frequentam o oitavo ano de escolaridade. Pretende ser um estudo piloto que parte da seguinte premissa: a autodeterminação de alunos com NEE que beneficiam de Currículo Específico Individual poderá melhorar com a promoção de atividades de treino vocacional na comunidade? A promoção da autodeterminação dos alunos com Necessidades educativas especiais tem sido um tema muito debatido na educação, nomeadamente na área de educação especial. É neste contexto que se insere a presente investigação-ação, cuja metodologia está dividida num estudo quantitativo e um outro qualitativo complementar. No primeiro opta-se pela utilização da escala de Wehmeyer, "The Arc'Self Determination Scale", adaptada à população alvo. No estudo qualitativo utiliza-se o recurso à entrevista com os encarregados de educação, para a qual foi elaborado um guião. A recolha dos dados decorrem antes e no final da intervenção, possibilitando uma melhor compreensão e avaliação dos resultados. Pretende-se demonstrar neste projeto de intervenção, que a inclusão de atividades de autodeterminação na construção do CEI e a realização de um treino vocacional com atividades na comunidade, serão um passo significativo para a vida futura dos alunos com NEE. No final do projeto serão apresentados e discutidos os resultados, que demonstrem que a participação dos alunos em atividades de treino vocacional na comunidade contribuirá para promover uma melhoria significativa do nível de autodeterminação. Em conclusão, mostra-se que o estudo ilustra e evidencia a pertinência do argumento teórico e que a autodeterminação compreende a resiliência necessária para a transição para a Vida pós-escolar. |
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