Promoção de competências sociais e sucesso académico em alunos com NEE através da aprendizagem cooperativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/21869 |
Resumo: | O presente relatório apresenta um estudo acerca do impacto das estratégias de aprendizagem cooperativa na promoção de competências sociais, paralelamente à potenciação do sucesso académico nos discentes com necessidades educativas especiais. Este projeto de investigação-ação foi implementado numa turma do 6.º ano do 2.º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Pombal, constituída inicialmente por 22 alunos e pretendeu atingir os seguintes objetivos: promover o desenvolvimento de competências sociais e a inclusão dos alunos com NEE através da aprendizagem cooperativa; potenciar os resultados académicos através de estratégias cooperativas; compreender e identificar o impacto que a aplicação do método STAD (Student Team Achievement Division - Divisão de alunos por equipas para o sucesso) tem na prática docente, e conhecer a opinião dos alunos acerca do método. No sentido de alcançar estes objetivos, selecionámos um conjunto de instrumentos que permitissem recolher os dados necessários: escala de avaliação de competências sociais, escala de avaliação de benefícios da aprendizagem cooperativa, teste sociométrico, grelha de observação naturalista do trabalho de grupo, entrevista semiestruturada para professora e questões-aula. Este estudo permitiu concluir que a utilização da aprendizagem cooperativa na sala de aula de matemática permitiu o desenvolvimento de competências sociais, aumentou a motivação dos alunos para a aprendizagem e potenciou o seu rendimento académico. |
id |
RCAP_15832bfd5e15aba3ce658dab2cc82191 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/21869 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção de competências sociais e sucesso académico em alunos com NEE através da aprendizagem cooperativaAprendizagem CooperativaCompetências SociaisSucesso AcadémicoInclusãoNecessidades Educativas EspeciaisO presente relatório apresenta um estudo acerca do impacto das estratégias de aprendizagem cooperativa na promoção de competências sociais, paralelamente à potenciação do sucesso académico nos discentes com necessidades educativas especiais. Este projeto de investigação-ação foi implementado numa turma do 6.º ano do 2.º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Pombal, constituída inicialmente por 22 alunos e pretendeu atingir os seguintes objetivos: promover o desenvolvimento de competências sociais e a inclusão dos alunos com NEE através da aprendizagem cooperativa; potenciar os resultados académicos através de estratégias cooperativas; compreender e identificar o impacto que a aplicação do método STAD (Student Team Achievement Division - Divisão de alunos por equipas para o sucesso) tem na prática docente, e conhecer a opinião dos alunos acerca do método. No sentido de alcançar estes objetivos, selecionámos um conjunto de instrumentos que permitissem recolher os dados necessários: escala de avaliação de competências sociais, escala de avaliação de benefícios da aprendizagem cooperativa, teste sociométrico, grelha de observação naturalista do trabalho de grupo, entrevista semiestruturada para professora e questões-aula. Este estudo permitiu concluir que a utilização da aprendizagem cooperativa na sala de aula de matemática permitiu o desenvolvimento de competências sociais, aumentou a motivação dos alunos para a aprendizagem e potenciou o seu rendimento académico.Vaz, João Luís Pimentel, 1957-Repositório ComumRoque, Cláudia Sofia Ferreira2018-03-06T13:19:52Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/21869201857960porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:14Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/21869Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:02.980960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção de competências sociais e sucesso académico em alunos com NEE através da aprendizagem cooperativa |
title |
Promoção de competências sociais e sucesso académico em alunos com NEE através da aprendizagem cooperativa |
spellingShingle |
Promoção de competências sociais e sucesso académico em alunos com NEE através da aprendizagem cooperativa Roque, Cláudia Sofia Ferreira Aprendizagem Cooperativa Competências Sociais Sucesso Académico Inclusão Necessidades Educativas Especiais |
title_short |
Promoção de competências sociais e sucesso académico em alunos com NEE através da aprendizagem cooperativa |
title_full |
Promoção de competências sociais e sucesso académico em alunos com NEE através da aprendizagem cooperativa |
title_fullStr |
Promoção de competências sociais e sucesso académico em alunos com NEE através da aprendizagem cooperativa |
title_full_unstemmed |
Promoção de competências sociais e sucesso académico em alunos com NEE através da aprendizagem cooperativa |
title_sort |
Promoção de competências sociais e sucesso académico em alunos com NEE através da aprendizagem cooperativa |
author |
Roque, Cláudia Sofia Ferreira |
author_facet |
Roque, Cláudia Sofia Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vaz, João Luís Pimentel, 1957- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roque, Cláudia Sofia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Cooperativa Competências Sociais Sucesso Académico Inclusão Necessidades Educativas Especiais |
topic |
Aprendizagem Cooperativa Competências Sociais Sucesso Académico Inclusão Necessidades Educativas Especiais |
description |
O presente relatório apresenta um estudo acerca do impacto das estratégias de aprendizagem cooperativa na promoção de competências sociais, paralelamente à potenciação do sucesso académico nos discentes com necessidades educativas especiais. Este projeto de investigação-ação foi implementado numa turma do 6.º ano do 2.º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Pombal, constituída inicialmente por 22 alunos e pretendeu atingir os seguintes objetivos: promover o desenvolvimento de competências sociais e a inclusão dos alunos com NEE através da aprendizagem cooperativa; potenciar os resultados académicos através de estratégias cooperativas; compreender e identificar o impacto que a aplicação do método STAD (Student Team Achievement Division - Divisão de alunos por equipas para o sucesso) tem na prática docente, e conhecer a opinião dos alunos acerca do método. No sentido de alcançar estes objetivos, selecionámos um conjunto de instrumentos que permitissem recolher os dados necessários: escala de avaliação de competências sociais, escala de avaliação de benefícios da aprendizagem cooperativa, teste sociométrico, grelha de observação naturalista do trabalho de grupo, entrevista semiestruturada para professora e questões-aula. Este estudo permitiu concluir que a utilização da aprendizagem cooperativa na sala de aula de matemática permitiu o desenvolvimento de competências sociais, aumentou a motivação dos alunos para a aprendizagem e potenciou o seu rendimento académico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-06T13:19:52Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/21869 201857960 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/21869 |
identifier_str_mv |
201857960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130024442331136 |