Music streaming market in Portugal: the introduction of a new music streaming service
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/14160 |
Resumo: | Este projeto de mestrado é um projeto que procura estudar a viabilidade de um novo serviço inovador de música streaming em Portugal. Com vista a dar uma resposta adequada, foi feito um estudo generalizado do mercado, no qual foram aprofundados os avanços tecnológicos do setor, como funcionam os negócios de plataformas online, identificadas as necessidades do mercado e do potencial consumidor. Este estudo deu uma noção geral do mercado, que não foi, no entanto, suficiente para perceber se os consumidores potenciais realmente precisam de uma nova plataforma de música streaming. Para colmatar isto, foi feito um questionário, que foi distribuído pela população Portuguesa, de modo a recolher os seus hábitos de consumo de música online e avaliar se as suas necessidades, enquanto consumidores de música streaming, estão a ser suprimidas. A conclusão é de que existe uma discrepância entre as plataformas de música streaming existentes no mercado Português e as necessidades da população. Isto representa uma oportunidade. Com base nisto, definida uma estratégia de marketing e foi quantificado o investimento necessário, bem como o retorno financeiro, de um novo serviço de música streaming. |
id |
RCAP_1a124c780e7fce58489fb88ffdd79b40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/14160 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Music streaming market in Portugal: the introduction of a new music streaming serviceMusic IndustryStreaming PlatformsMarket EntrancePortuguese Music ConsumerGestão de marketingMercado da músicaPreferência do consumidorEstratégias de marketingEste projeto de mestrado é um projeto que procura estudar a viabilidade de um novo serviço inovador de música streaming em Portugal. Com vista a dar uma resposta adequada, foi feito um estudo generalizado do mercado, no qual foram aprofundados os avanços tecnológicos do setor, como funcionam os negócios de plataformas online, identificadas as necessidades do mercado e do potencial consumidor. Este estudo deu uma noção geral do mercado, que não foi, no entanto, suficiente para perceber se os consumidores potenciais realmente precisam de uma nova plataforma de música streaming. Para colmatar isto, foi feito um questionário, que foi distribuído pela população Portuguesa, de modo a recolher os seus hábitos de consumo de música online e avaliar se as suas necessidades, enquanto consumidores de música streaming, estão a ser suprimidas. A conclusão é de que existe uma discrepância entre as plataformas de música streaming existentes no mercado Português e as necessidades da população. Isto representa uma oportunidade. Com base nisto, definida uma estratégia de marketing e foi quantificado o investimento necessário, bem como o retorno financeiro, de um novo serviço de música streaming.This is a project, conducted within the scope of the Management Master program, that aims to evaluate the viability of a new music streaming service introduction in the Portuguese market. In order to give an adequate response, a general study of the market was carried out, the technological advances of the sector and how the online platform business operates were exploited. A market characterization was also made and it was identified who the potential consumer is. This study gave a general notion of the market. However, it was not sufficient to realize if potential consumers indeed need a new music streaming platform. To fill this gap, it was conducted a survey among the Portuguese population. The aim was to collect their habits of music streaming consumption and evaluate if their needs are being answered. With this project it was possible to conclude that there is a discrepancy between the music streaming platforms existing in the Portuguese market and the needs of its population. This represents an opportunity. Therefore, a marketing plan was defined and the necessary investment was quantified, as well as the financial return, of the introduction of a new streaming music service.2017-07-27T09:37:07Z2019-07-27T00:00:00Z2017-05-26T00:00:00Z2017-05-262017-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/14160TID:201700450engCaramujo, Cláudia Maria Matiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:56:48Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/14160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:29:13.462186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Music streaming market in Portugal: the introduction of a new music streaming service |
title |
Music streaming market in Portugal: the introduction of a new music streaming service |
spellingShingle |
Music streaming market in Portugal: the introduction of a new music streaming service Caramujo, Cláudia Maria Matias Music Industry Streaming Platforms Market Entrance Portuguese Music Consumer Gestão de marketing Mercado da música Preferência do consumidor Estratégias de marketing |
title_short |
Music streaming market in Portugal: the introduction of a new music streaming service |
title_full |
Music streaming market in Portugal: the introduction of a new music streaming service |
title_fullStr |
Music streaming market in Portugal: the introduction of a new music streaming service |
title_full_unstemmed |
Music streaming market in Portugal: the introduction of a new music streaming service |
title_sort |
Music streaming market in Portugal: the introduction of a new music streaming service |
author |
Caramujo, Cláudia Maria Matias |
author_facet |
Caramujo, Cláudia Maria Matias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caramujo, Cláudia Maria Matias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Music Industry Streaming Platforms Market Entrance Portuguese Music Consumer Gestão de marketing Mercado da música Preferência do consumidor Estratégias de marketing |
topic |
Music Industry Streaming Platforms Market Entrance Portuguese Music Consumer Gestão de marketing Mercado da música Preferência do consumidor Estratégias de marketing |
description |
Este projeto de mestrado é um projeto que procura estudar a viabilidade de um novo serviço inovador de música streaming em Portugal. Com vista a dar uma resposta adequada, foi feito um estudo generalizado do mercado, no qual foram aprofundados os avanços tecnológicos do setor, como funcionam os negócios de plataformas online, identificadas as necessidades do mercado e do potencial consumidor. Este estudo deu uma noção geral do mercado, que não foi, no entanto, suficiente para perceber se os consumidores potenciais realmente precisam de uma nova plataforma de música streaming. Para colmatar isto, foi feito um questionário, que foi distribuído pela população Portuguesa, de modo a recolher os seus hábitos de consumo de música online e avaliar se as suas necessidades, enquanto consumidores de música streaming, estão a ser suprimidas. A conclusão é de que existe uma discrepância entre as plataformas de música streaming existentes no mercado Português e as necessidades da população. Isto representa uma oportunidade. Com base nisto, definida uma estratégia de marketing e foi quantificado o investimento necessário, bem como o retorno financeiro, de um novo serviço de música streaming. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-27T09:37:07Z 2017-05-26T00:00:00Z 2017-05-26 2017-05 2019-07-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/14160 TID:201700450 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/14160 |
identifier_str_mv |
TID:201700450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134854416171008 |